A importância da comunicação visual para a loja de calçados

a importância da comunicação visual

Empresários sempre estão em busca da melhor forma de se comunicar com o público. Essa comunicação deve ser capaz não só de atrair o cliente, mas de estimular a compra e fazer com que ele queira voltar.

O varejista deve conhecer a importância da comunicação visual na construção de um ambiente que desperte no consumidor o desejo por um produto. E você, sabe como inserir na sua loja de calçados os elementos do visual merchandising?

Se a sua loja ainda não trabalha a comunicação visual, saiba que você pode estar perdendo a chance de vender! Isso porque 70% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda, segundo mostra uma pesquisa da Nielsen. Que tal começar agora?

Além da comunicação feita com ferramentas de marketing, a loja inteira pode “falar” com o cliente: a forma de expor os produtos, mostruários, cartazes, vitrine, cores, letreiros, embalagens. Use esse conjunto para captar a atenção do consumidor, estimular a compra, fidelizar o cliente e provocar uma boa experiência na sua revenda.

Quer entender um pouco mais sobre a importância da comunicação visual e como usar seus elementos na loja de calçados? Continue a leitura!

Elementos da comunicação visual

O ponto de venda precisa ser construído para ser um ambiente favorável às compras, que garanta uma boa experiência para o consumidor e que encante o cliente.

Conheça cada pilar da comunicação visual da loja:

Fachada

A fachada é o primeiro contato do cliente, ou potencial cliente, com a loja de calçados. A fachada não se trata só do letreiro, mas também de calçadas, muros, jardins, iluminação e vitrine. É primordial que todos os elementos estejam limpos, íntegros e em funcionamento.

Muros e paredes, por exemplo, devem estar sem pichações. As calçadas, limpas, acessíveis e conservadas; o letreiro, ser fácil de ler, de gravar na memória e ter o estilo da loja. A fachada deve ser visível durante o dia e à noite.

Vitrine

A vitrine tem de ser atrativa ao ponto de fazer com que o cliente queira entrar na loja. Coloque os produtos que você quer chamar a atenção na altura dos olhos dos compradores, mantenha a vitrine limpa e bem iluminada e use etiquetas de preços em todas as mercadorias expostas. Este último detalhe é importante, pois caso contrário você pode ser multado pelo Procon.

a importância da comunicação visual

Interior

Dentro da loja, o consumidor deve se sentir à vontade para circular e fazer as escolhas. O ambiente não pode intimidá-lo, pelo contrário, deve ter boa iluminação e ser favorável ao consumo.

Para a iluminação, as cores frias (luz branca) deixam o ambiente mais claro e os produtos são encontrados com facilidade. As cores quentes (luz amarela) dão efeito de ar mais intimista e revela detalhes das mercadorias. São essas luzes que você deve usar no provador.

As lojas de calçados têm duas prioridades: assentos e espelhos. Tenha assentos confortáveis e em número suficiente para que os clientes possam experimentar os pares. Não esqueça dos espelhos!

Os compradores devem conseguir identificar os vendedores com facilidade e a melhor forma para isso é o uniforme.

a importância da comunicação visual

Layout da loja

Faça divisão por setores e facilite a localização dos produtos e dos departamentos. Use placas para orientar os clientes sobre onde está o caixa, o pacote, os banheiros e os provadores.

Faça um layout que seja de fácil compreensão e que dê espaço para a circulação dos consumidores. Preste atenção à largura dos corredores, construa rampas ou elevadores para a acessibilidade e organize a loja para que as pessoas tenham contato com o máximo de produtos.

Escolha móveis e objetos de decoração que combinem com o estilo da loja e que transmitam a mensagem que você quer passar ao público.

Organização dos produtos

Explore cada espaço da loja. Estimule a venda casada e agrupe produtos semelhantes para que o cliente se lembre que pode precisar do outro item. Por exemplo: bota e meia-calça, sapato masculino e cinto, tênis e meia.

Perto do caixa, aposte em itens com preços mais baixos para estimular compras por impulso.

No fundo da loja, coloque os produtos tradicionais, que geralmente têm compra planejada, para que o cliente se desloque até lá e, durante o caminho, verifique mais opções disponíveis.

a importância da comunicação visual
Foto: Clark Street Mercantile

Aromas, cores e sons

São usados para compor o ambiente da loja de calçados e construir uma mensagem. Os três entram no subconsciente dos consumidores, gerando respostas físicas.

O uso desses três elementos – juntos ou separados – é associado a uma marca, um produto ou um estilo.

Utilize cores para chamar atenção do cliente. Elas podem deixá-lo em alerta, disperso, confortável ou com desejo de compra. Confira como usá-las a seu favor:

  • Vermelho: estimulante, energia, ansiedade, excitação, calor, amor. Usada por restaurantes fast food que buscam rotatividade de clientes.
  • Rosa: feminilidade, nobreza, romantismo, satisfação. Use para aumentar a empatia da sua loja.
  • Amarelo: relaxamento, otimismo, felicidade, alegria. É uma cor que destaca produtos.
  • Laranja: diversão, energia, entusiasmo, vibração. Use no setor infantil.
  • Verde: sofisticação, riqueza. O tom mais escuro dá sensação de requinte aos produtos.
  • Azul: calma, paz, sinceridade, confiança. Indicada para lojas de moda por proporcionar calma na escolha de calçados e roupas.
  • Preto: elegância, força, classe. Passa a imagem de exclusividade.

Música ambiente e aroma criam uma identidade para a loja, reforçam os valores da empresa e são um atrativo extra para o consumidor. Deixe o volume em um nível agradável e que permita conversas. Uma dica é criar uma playlist no Spotify.

Use um aroma ambiente para que o cliente associe aquele cheiro à sua loja. Marcas famosas fazem isso há anos.

Cartazes e embalagens

Cartazes e etiquetas anunciam descontos, indicam preços, formas de pagamento e fornecem características dos produtos. As duas devem “conversar” entre si, ter as mesmas cores e mesmo design para que a comunicação visual seja facilmente compreendida e memorizada.

a importância da comunicação visual

As embalagens encantam o cliente e o acompanham até em casa, por isso dê atenção a elas. No caso de um presente, a embalagem é o primeiro contato que a pessoa tem com o produto, portanto é essencial que cause uma boa impressão.

Uma embalagem bem pensada expressa cuidado, carinho e capricho. Ela reforça os valores da loja, fortalece que a marca está presente na vida do consumidor e é até uma forma de agradecimento pela preferência.

Entendeu a importância da comunicação visual para a sua empresa? Que tal dar os primeiros passos agora? Ter informações sobre como administrar a loja ajuda o gestor a tomar uma decisão assertiva. Acompanhe os posts da série “Gestão”, direcionados ao ramo calçadista.

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password