Ações para Dia do Cliente: 5 dicas para vender mais calçados

Duas pessoas planejando ações para Dia do Cliente

Se você deseja agitar as vendas no mês de setembro, a nossa dica é adicionar em seu calendário o Dia do Cliente. Essa é uma excelente oportunidade para oferecer promoções e estreitar relacionamentos, em especial porque a data foi criada com o propósito de homenagear os consumidores.

Cada vez mais, a data ganha espaço no varejo calçadista, seja por meio de descontos ou outras ações para o Dia do Cliente. O importante é você não perder essa deixa para faturar e divulgar o seu negócio.

Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre a data e daremos dicas essenciais para inspirar você nas ações para o Dia do Cliente. Vamos conferir?

O que é o Dia do Cliente? 

O Dia do Cliente acontece todos os anos em 15 de setembro. Há quem faça ações que vão do dia 10 ao 15, mas também há quem prefira trabalhar o mês inteiro com promoções. 

A data foi criada em 2003, no Rio Grande do Sul, com o objetivo de aquecer o mês de setembro em relação às vendas, pois costumava ser uma temporada fraca para o varejo físico do estado gaúcho. Atualmente, a data é comemorada em todo o país. 

O objetivo deste dia é homenagear clientes e tornar as relações mais fortes, com o propósito de fidelizar o consumidor. 

Ações para o Dia do Cliente

Antes de começar a planejar a sua ação, pense no público que quer atingir. Conheça-o, descubra como se comunicar de forma ideal com ele e entenda quais são suas necessidades e o que procuram. 

Com a pandemia, o contato pessoal acaba por ser menor, lojas físicas possuem mais limitações e, por isso, é importante entender como e com quem você vai se comunicar. 

Para te ajudar, separamos algumas ideias de ações para o Dia do Cliente. Confira:

sapatilhas-online-no-atacado

1. Prepare promoções

As promoções sempre são grandes atrativos para clientes, não é mesmo? E, claro, em uma data tão especial, elas não poderiam ficar de fora da sua lista de ações de marketing para o Dia do Cliente. 

Uma dica é analisar quais são os produtos que estão em alta, novas coleções ou os mais procurados e aplicar um desconto irresistível neles. E você ainda pode escolher deixar a promoção durante a semana ou até mesmo no mês todo.

Outra sugestão interessante é a oferta relâmpago. Selecione alguns produtos com preço mais alto ou com grande procura e deixe-os por um preço mais baixo por algum período. 

Você pode também deixar todas as peças com desconto, mas por dias limitados.

Não se esqueça de propagar esses descontos! Divulgue por meio das suas redes sociais, e-mail e WhatsApp. 

2. Faça sorteios

Sorteios em redes sociais sempre geram um engajamento excelente. E, além disso, são uma ótima forma de divulgar a sua loja para quem ainda não te segue ou não te conhece. 

Você pode fechar uma parceria com lojas de ramos diferentes e preparar uma cesta de brindes. 

Por exemplo, para o público feminino, que tal uma rasteirinha e um cupom para gastar em uma loja de roupa? E para o público masculino, um sorteio de tênis e uma camiseta? 

Estude as possibilidades e não deixe de praticar o sorteio como uma das ações para o Dia do Cliente.

Kits como ações para o Dia do Cliente
Para o seu sorteio, feche parcerias com outras lojas. Isso fará com que o prêmio seja mais atraente e mais pessoas queiram participar.

3. Invista nas redes sociais

A tecnologia tem sido a grande aliada dos lojistas nesta pandemia, e por isso as redes sociais precisam entrar na sua estratégia. 

Crie conteúdos humanizados (afinal, a ideia é homenagear o cliente), faça posts e vídeos de agradecimento e que promovam interação. Não se esqueça de caprichar na linguagem! Ela não precisa ser formal, pode ser algo mais pessoal e que converse diretamente com o seu consumidor. 

Além dos conteúdos humanizados, não deixe de divulgar descontos, promoções e sorteios!

4. Venda no e-commerce

E no Dia do Cliente, como vender os produtos na internet? Bom, se você já tem o seu site estruturado, pode apostar no e-commerce!

Faça descontos em todos os produtos do site ou disponibilize frete gratuito para as compras. Se você trabalha com marketing para sua loja de calçados, invista em envio de cupons por e-mail para quem já efetuou alguma compra no site e prepare pop-ups e banners com essa indicação.

5. Reforce o seu relacionamento com clientes

Se tem algo que não pode ficar fora das suas ações para o Dia do Cliente é o fortalecimento do relacionamento com o consumidor. Afinal, esse é o grande propósito da data, não é mesmo?

Como já dissemos anteriormente, o e-mail marketing é uma excelente forma de se comunicar com o seu cliente. Você pode enviar ofertas, mas também pode fazer algo especial que o faça se sentir lembrado. 

Algumas grandes marcas que são líderes em relacionamento com o cliente, como o Nubank, preparam ótimos e-mails com essa função. 

Outra dica interessante é tornar o momento da entrega mais divertido! Por exemplo, em tempos de pandemia ou se a sua loja é online, que tal personalizar a embalagem? Para o Dia do Cliente, você pode criar uma cartinha de agradecimento, incluir algum mimo, enfim, fazer a pessoa se sentir especial!

Essas foram as nossas dicas para as suas ações de Dia do Cliente. Você pode receber mais conteúdos como este através da nossa newsletter. Assine e mantenha-se a par das melhores práticas do varejo calçadista!

 

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password