7 ações para vender mais no varejo de calçados

Empresários estão sempre em busca de iniciativas para melhorar o empreendimento. Seja um produto novo no mercado, uma forma de marketing que dê mais resultado ou uma organização mais assertiva dos produtos no ponto de venda.

Resolvemos selecionar neste post sete ações para vender mais no varejo calçadista. Está pronto para aumentar o faturamento do seu negócio? Continue a leitura!

1. Ter novidades e oferta no estoque

Novidades em produtos sempre atraem consumidores ao ponto de venda. Importante para impulsionar esse comportamento é também divulgar que os produtos novos chegaram.

Quando a ocasião pedir, o lojista pode ainda apresentar as novidades em um evento, que pode ser exclusivo e destinado apenas a alguns clientes ou aberto a todo comprador.

Os eventos de lançamento de produto são eficientes para apresentar coleções, servir como um momento de confraternização, mas também para aumentar as vendas. Você pode decorar e organizar a loja especialmente para o evento, contratar um coquetel, oferecer descontos e condições especiais de pagamento válidas somente para aquele dia e ainda fazer sorteios e distribuição de brindes – negocie com o fornecedor.

2. Exposição assertiva de produtos

Entre as ações para vender mais no varejo, a exposição correta dos produtos é uma das mais eficazes, pois alinha o interior da loja às necessidades e aos desejos dos clientes.

O mobiliário de uma loja de calçados, por exemplo, deve ser em número adequado ao espaço disponível, pois imóveis em excesso passam a sensação de que a loja é apertada.

A disposição dos produtos certos nas áreas correspondentes é meio caminho para ampliar as vendas. Itens promocionais e calçados da moda devem ficar na entrada da loja e no lado direito, logo após a porta.

No fundo da loja, que é considerada uma zona fria, insira calçados de primeira necessidade (chinelos), marcas tradicionais e modelos clássicos. Dessa forma, o cliente terá que atravessar o ponto de venda para encontrá-los. No caminho, ele pode se deparar com algum sapato da moda e se interessar.

acoes para vender mais no varejo
Organize a loja de calçados pensando no seu público-alvo.

3. Faça parcerias com fornecedores

Encontre fornecedores que sejam parceiros do seu negócio. Opções não faltam ao lojista: são 7,1 mil fabricantes de calçados no país, com a maior parte deles funcionando no Rio Grande do Sul.

Compre de distribuidores que vendam o que os seus consumidores querem. Negocie preços, formas de pagamento e prazos de entrega.

Procure marcas de confiança do público, que você sabe que produzem calçados de qualidade. Você não quer que o seu cliente saia da loja e volte insatisfeito, reclamando que o produto estragou com poucas horas de uso.

Um fornecedor que aceita fazer parcerias com a loja acaba beneficiando toda a cadeia: ele mesmo, o lojista e o cliente. O fornecedor consegue um comprador frequente para seus produtos; o varejista consegue vender mais; e o consumidor recebe vantagens.

Conheça alguns benefícios que você pode negociar com o fornecedor:

  • Descontos: o lojista entra com uma parte e o fornecedor completa o abatimento no preço final.
  • Brindes: fornecedor custeia o brinde.
  • Sorteios: fornecedor custeia a compra do presente.
  • Cupons: fornecedor garante o desconto (total ou parte dele) e ajuda na divulgação.

planilha de fluxo de caixa

4. Saiba se relacionar com o cliente

Sua loja deve manter uma boa comunicação com o cliente em todas as fases da compra. Você quer que um comprador novo se torne fidelizado, e os que já são fãs do seu negócio continuem te acompanhando e indicando o comércio para amigos e familiares.

Surpreenda no atendimento, resolva as demandas do comprador e continue conversando com ele no pós-compra. Muitos clientes não retornam na loja porque simplesmente não são incentivados a isso. Fazer um pós-venda fideliza o consumidor e é útil na construção do histórico de consumo. Como resultado, ele retorna mais vezes ao estabelecimento e faz compras com frequência.

acoes para vender mais no varejo
Um atendimento bem feito está entre as ações para vender mais no varejo. Designed by Freepik

5. Divulgue a loja de calçados

O empresário precisa sempre informar ao consumidor que a loja existe e quais produtos comercializa. Campanhas online e offline são essenciais manter o seu comércio no radar.

A divulgação offline funciona bem para lojas de bairro e em cidades pequenas. Invista em panfletos, encartes em jornais diários, carros de som e propaganda em rádio e TV.

No meio digital, você consegue alcançar um público direcionado a partir dos anúncios no Facebook e Google, além de posts patrocinados no Instagram. Gerencie as redes sociais da loja.

6. Invista em embalagens

Uma embalagem bonita e com a sua marca é uma forma de marketing; invista nesse quesito. O design de sacolas e embalagens pode dizer muito sobre a sua empresa e passar uma impressão de organização, sustentabilidade (conforme o material escolhido e se reutilizável), resultando em um final feliz no processo de compra.

O Sebrae considera a embalagem uma ferramenta de competitividade para os pequenos negócios, uma vez que pesquisas já comprovaram que as pessoas reparam nas sacolas carregadas por consumidores nas calçadas.

Uma embalagem bonita e que identifica a sua marca é uma forma de fazer marketing. Designed by Freepik

7. Otimize os custos

Otimizar custos e reduzir gastos na loja são consideradas ações para vender mais no varejo. O lojista pode começar analisando a planilha de custos para saber quais áreas podem gerar economia.

Essa otimização pode ser com uso de materiais sustentáveis e de custo mais baixo tanto nos itens de escritório quanto no mobiliário da loja, com a prevenção de perdas no estoque (use um sistema de gestão para este caso) e com controle do consumo de energia elétrica.

Essas sete ações para vender mais no varejo são eficientes para lojas de calçados. Aplique-as no seu negócio e colha resultados positivos. Acompanhe o blog e assine nossa newsletter para receber conteúdos sobre gestão de estabelecimentos comerciais.

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password