Cartazes promocionais para lojas de calçados: dicas práticas!

cartazes promocionais para lojas

Mesmo com tantas opções tecnológicas para chamar a atenção dos clientes, um método tradicional ainda se mostra bastante eficaz no varejo de calçados: a criação de cartazes promocionais para lojas.

Com bom senso, criatividade e entendimento do seu público, é possível criar anúncios interessantes e atrativos para os compradores. Seguindo esse roteiro, o resultado só pode ser um: mais vendas!

Neste post, você vai aprender as melhores práticas para desenvolver e aprimorar o seu material de merchandising, incluindo dicas de formatação e softwares gratuitos para edição. Confira:

Lições gerais

Para que um cartaz de promoção de loja seja efetivo, a mensagem deve ser clara, direta e de fácil compreensão. O anúncio pode ser colocado próximo ao produto, colado na vitrine ou logo na entrada do estabelecimento, avisando sobre preços e descontos.

Cartazes posicionados ao lado do produto fazem referência direta à mercadoria e costumam ser menores. Quando o item e o anúncio estão posicionados em direções opostas, dimensões maiores são recomendadas, já que a peça precisa ser vista em qualquer ponto do estabelecimento.

cartazes promocionais para lojas - melhores tamanhos
Se a intenção é colocar o cartaz próximo ao produto, invista em peças menores e com mensagens diretas.

Em caso de mercadorias consideravelmente baratas, o destaque deve estar no preço. Já os anúncios para calçados mais caros devem focar nas condições de parcelamento, sempre sinalizando o número de prestações, o valor total das parcelas e o preço à vista.

Cores e texto

Engana-se quem pensa que uma boa oferta se vende sozinha. Os elementos visuais presentes no cartaz de promoção de loja fazem toda a diferença na hora de fisgar o comprador. Escolher uma tipografia muito rebuscada, por exemplo, pode dificultar o entendimento das informações e atrapalhar a venda.

Cores quentes e estimulantes, como o amarelo, o vermelho e o laranja, são as mais usadas em cartazes promocionais, pois chamam bastante atenção. Entretanto, é preciso atentar-se para não poluir o anúncio e acabar cansando ou provocando desinteresse no espectador. Veja algumas dicas práticas:

Foco de atenção

Se o perfil do seu cliente valoriza preço baixo, o anúncio deve captar a atenção rapidamente, seja por meio de números e palavras grandes ou pelo uso de cores fortes. O truque é focar em atrair o olhar do consumidor, deixando para fornecer detalhes sobre o produto depois.

cartazes promocionais para lojas - cores e fontes
Se a oferta visa atingir um público que busca preços baixos, aposte em cores e fontes simples.

Preço original x desconto

Uma técnica amplamente usada no varejo é escrever o preço original em tamanho reduzido e o valor com desconto em números grandes. Esse jogo de proporções induz o cérebro a entender que aquela promoção é, de fato, um bom negócio.

Se o cartaz anuncia economia, inclua a chamada “de/por” para atrair o consumidor e facilitar o entendimento da mensagem.

Centavos

Em vez de anunciar um calçado por R$ 60, informe R$ 59,99. A estratégia de deixar o final com 99 centavos causa a sensação de que o produto está ainda mais barato.

calculadora de fluxo de caixa

Senso de urgência

Na hora de pensar em placas de promoção criativas, destaque a exclusividade ou oportunidade única no anúncio. Para isso, vale apostar no uso de expressões certeiras, como “produto exclusivo”, “nova coleção”, “últimos pares”, “somente hoje” e “última chance”.

  • Como atrair clientes para a loja de calçados: 17 dicas infalíveis

Boas práticas

Apesar de ser tentador, não é recomendado espalhar vários cartazes no mesmo ponto de vendas. Em vez de sobrecarregar o cliente com excesso de informação, preze pela qualidade dos anúncios. Abaixo, elencamos os principais acertos na produção dos cartazes:

  • Considerar as características e preferências do público-alvo
  • Utilizar termos relacionados ao segmento
  • Padronizar elementos visuais
  • Seguir as regras gramaticais
  • Hierarquizar as informações de acordo com a importância
  • Aproveitar datas sazonais
  • Revisar o texto e as informações do anúncio
  • Posicionar o material de merchandising em pontos estratégicos
  • Renovar os cartazes periodicamente
cartazes promocionais para lojas - boas práticas
Siga as boas práticas e alcance excelentes resultados com os cartazes promocionais para lojas de calçados!

Ferramentas

A forma mais tradicional de criar anúncios é escrevê-los à mão. É possível fazer as peças utilizando pincéis e canetas em cores chamativas, como o vermelho, ou comprar cartazes predefinidos e completá-los com as informações da sua oferta.

Outra possibilidade é o cartaz de promoção para imprimir, que pode ser desenvolvido em softwares que oferecem modelos prontos gratuitos. Além de obter um resultado mais profissional, os programas para fazer cartaz grátis unificam a identidade visual das peças. Abaixo, listamos as melhores opções:

  • Canva: é uma das principais plataformas gratuitas de design e, dentre suas funcionalidades, permite que os usuários personalizem modelos de cartazes prontos.
  • Crello: a experiência oferecida é praticamente a mesma do Canva, mas com versões esteticamente mais refinadas. Escolha perfeita para públicos exigentes ou nichados!
  • Fotojet: procurando um cartaz mais simples? O programa possui modelos e opções de personalização que, apesar de básicos, cumprem bem o objetivo.
  • Poster My Wall: com funcionalidades que vão desde a criação de cartazes promocionais para lojas até banners decorativos, a ferramenta também oferece modelos especializados em pequenos negócios.

Posicionar cartazes chamativos em locais estratégicos pode impulsionar consideravelmente o faturamento da sua loja de calçados. Quer receber dicas estratégicas para gestão diretamente em seu e-mail? Assine a newsletter do Doutor Varejo!

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password