Cartazes promocionais para lojas: dicas para atrair clientes

cartazes promocionais para lojas

Mesmo com tantas opções tecnológicas para chamar a atenção dos clientes, um método tradicional ainda se mostra eficaz: os cartazes promocionais para lojas.

Mas é preciso ter bom senso, ser criativo e entender a sua clientela. Seguindo esses três aspectos, você conseguirá criar anúncios interessantes e atrativos para os compradores. Ao seguir esse roteiro, o resultado será um só: mais vendas!

Neste post, você vai aprender técnicas para aprimorar seus cartazes promocionais para lojas. Confira!

Como fazer cartazes promocionais para lojas

Os cartazes promocionais têm a função de fisgar o consumidor com o anúncio de uma oferta.

Não é difícil fazer um cartaz promocional, basta saber a mensagem que você quer passar, que precisa ser direta e de fácil compreensão pelo consumidor.

O cartaz pode ser colocado próximo ao produto, fazendo referência direta a uma mercadoria; pode ser colado na vitrine, informando uma promoção geral; ou estar logo na entrada da loja, avisando sobre preços e descontos.

Cartazes posicionados próximos ao produto podem ser de dimensões menores, fazendo referência direta à mercadoria, evitando que o cliente se confunda. Tamanhos maiores são ideais quando produto e anúncio estão longe um do outro.

Para mercadorias mais baratas, por exemplo, o destaque deve estar no preço. Já os anúncios para calçados mais caros devem focar no parcelamento. É fundamental sinalizar o número de parcelas e citar o preço à vista e parcelado.

Dicas essenciais para seguir:

  • Escolha uma fonte que seja fácil de ler
  • Atenção à ortografia
  • Coloque as informações importantes em tamanho maior
  • Escreva informações adicionais, como vigência da oferta, modalidade de pagamento, cores, tamanhos e marcas específicas
  • Padronize os cartazes da loja (cores, linguagem, formato, imagens) para criar uma identidade

planilha de fluxo de caixa

Quais cores usar e o que escrever

Cores quentes e estimulantes (amarelo, vermelho e laranja) chamam a atenção dos compradores e são ideais para usar nos cartazes promocionais.

Outro aspecto importante é não poluir o anúncio com informações em excesso. Caso contrário, pode acabar cansando e provocando desinteresse.

Concentre-se no básico para conseguir o mais importante: chamar a atenção do comprador. Depois que ele já tiver sido fisgado pela oferta, o vendedor poderá fornecer os detalhes, como numeração do calçado, variedade de cores e formas de pagamento.

cartazes promocionais para lojas

Uma técnica usada no varejo é escrever o preço original em números grandes ao lado do valor com desconto em tamanho menor. Esse jogo de proporções induz o cérebro a acreditar que aquela promoção é um ótimo negócio.

Se o cartaz anuncia economia para o consumidor, inclua a chamada “de / por” para atrair clientes e facilitar o entendimento da mensagem.

O mesmo funciona para o anúncio de preços com o final em 99 centavos. É uma estratégia massivamente usada no comércio e causa a sensação de o produto estar mais barato. Em vez de anunciar um calçado por R$ 60, informe R$ 59,99. Faça o teste e comprove!!

Informe uma exclusividade no cartaz para criar um senso de urgência e oportunidade. Algumas expressões certeiras e que você pode usar na loja são: “Produto exclusivo/Exclusividade”, “Nova coleção”, “Últimos pares”, “Última chance/oportunidade”, “Somente hoje”. Outras palavras que funcionam bastante são: “Oferta”, “Aproveite”, “Apenas”.

Se o perfil do seu cliente valoriza preço baixo, o cartaz promocional da loja deve focar nesse aspecto. Escreva o valor do produto em números grandes e com cores fortes para captar a atenção e facilitar a busca do comprador.

cartazes promocionais para lojas

Ferramentas para criar cartazes promocionais

A forma mais tradicional para a criação dos cartazes promocionais para lojas ainda é escrevê-los à mão.

Os cartazistas usam pincéis nas cores vermelha, preta e azul, mas você pode variar e criar uma sintonia com a comunicação visual o seu ponto de venda. Algumas lojas vendem ainda cartazes coloridos, em pacotes, para que você escreva as informações.

Se você quiser testar outras possibilidades de fazer um cartaz profissional, uma das mais fáceis é o Canva, uma ferramenta de design com modelos prontos gratuitos. O Crello é semelhante ao Canva e também on-line e gratuito.

Assine nossa newsletter para acompanhar conteúdos sobre gestão e marketing na loja de calçados.

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password