Chinelo de inverno? Descubra como vender nas estações frias

chinelo de inverno

O faturamento dos chinelos em sua loja de calçados cai nas estações mais frias do ano? Saiba que isso é comum e que, mesmo com muito esforço, seria quase impossível equivaler as vendas das estações mais quentes. A saída seria chinelos de inverno?

A realidade é que não existem chinelos próprios para o outono e inverno. Entretanto, existem modelos adequados e mais recomendados para as geladas estações. Neste post, apresentamos dicas e alternativas para vender mais chinelos fora dos meses de primavera e verão.

A paixão pelos chinelos

Ao abrir o guarda-roupas do brasileiro, uma coisa é certa: ao menos um par de chinelos será encontrado. O calçado é a verdadeira paixão nacional, muito por conta das altas temperaturas em grande parte do ano.

De acordo com um levantamento feito por Ablac (Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados), 740 milhões de chinelos foram consumidos só em 2010, o que resultou cerca de R$ 400 milhões em faturamento. Ainda segundo a entidade, 77% das famílias brasileiras contam com pelo menos um par de chinelos.

Além do conforto ao usar, baixo custo e utilidade, o calçado é ótimo para presentear. Seja aniversário ou amigo secreto, os chinelos estão sempre lá.

O clima tropical

Os chinelos são o DNA do brasileiro. Passeios no parque, praia, shopping e churrasco em família são muito mais agradáveis com a presença dos calçados. Se estiver calor, melhor ainda!

O clima tropical brasileiro contribui – e muito – para a alta demanda dos produtos. A Havaianas é marca mais conhecida e escolhida pelos compradores. Há mais de 60 anos no mercado, ditou moda nas seis décadas de atuação aqui no Brasil.

Os modelos responsáveis pelo forte crescimento – e quase hegemonia – no território nacional foram os com tiras top.

chinelo de inverno

A partir disso, surgiram também as tiras mais finas (slim), mais encorpadas (flat), mais estilizadas (high), mais largas e até mesmo com tiras adicionais, os modelos chamados de tria.

Chinelos no inverno

Com o clima esfriando, o natural é aderir a roupas e calçados com mais tecido e material, no intuito de proteger-se do frio. Essa prática prejudica lojistas de calçados e ocasiona a forte baixa nos chinelos a partir do fim de março (chegada do outono) até setembro (fim do inverno).

Chinelo com meia

Com a impossibilidade alterar o clima, cabe ao varejista adequar-se e ficar de olho às novas tendências que possam alavancar as vendas dos calçados nos períodos mais gelados. Uma delas é o chinelo com meia.

A combinação, que já existe há muito tempo, era usada somente dentro de casa. A moda agora subiu de patamar e é disposta, inclusive, em baladas, festas e festivais.

chinelo com meia

Os modelos mais adequados para a combinação são os com tira larga (shower slides), contudo, tiras finas também podem cair superbem.

Uma boa estratégia é oferecer um kit junto aos chinelos, com a inclusão da meia. Cabe ao time de vendedoras elucidar ao cliente sobre a nova moda, como usar…

3 estratégias para vender chinelos em estações frias

Listamos três estratégias que podem ser implementadas durantes o outono-inverno. Confira:

1. Combos de produtos

Aproveite a alta nas vendas de outros tipos de calçados (como botas e tênis) e ofereça um combo com chinelos. Ou seja, seu cliente pode levar o calçado mais um par de chinelos por um preço mais acessível.

2. Ações nas redes sociais

Com uma abordagem mais próxima, busque direcionar campanhas e ações para alavancar a saída dos produtos nas redes sociais. Segmentar para regiões com temperaturas mais altas mesmo durante as estações mais frias (estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste) podem ser boas alternativas.

Lembrando que essa dica vale se a sua loja tem um e-commerce.

3. Fidelização de clientes

Para não comprometer o faturamento, o período de baixa pode servir para estreitar o relacionamento com clientes e fornecedores. No primeiro caso, apresentar benefícios para a recompra. No segundo, para negociar preços e prazos.

chinelo de inverno wilson atacado

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password