Chinelos de inverno: motivos para vender na estação mais fria

chinelos de inverno

O faturamento dos chinelos em sua loja de calçados cai nas estações mais frias do ano? Saiba que isso é comum e que, mesmo com muito esforço, seria quase impossível obter o mesmo retorno em vendas que nas estações mais quentes. A saída é investir nos chinelos de inverno.

Na realidade, não existem chinelos fabricados para o Outono e Inverno. Entretanto, você pode encontrar modelos adequados e recomendados para as estações de baixas temperaturas.

Por isso, neste post vamos apresentar dicas e alternativas para vender mais chinelos não só na Primavera e no Verão, mas durante todo o ano e em qualquer clima, seja ele quente ou frio.

A paixão pelos chinelos

Se sairmos por aí abrindo o guarda-roupas dos brasileiros, uma coisa é certa: ao menos, um par de chinelos vamos encontrar. O calçado é a verdadeira paixão nacional, já que vivemos em um país com altas temperaturas durante grande parte do ano, especialmente, pelas praias.

Os números comprovam isso. De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac), 740 milhões de chinelos foram consumidos só em 2010, o que resultou cerca de R$ 400 milhões em faturamento.

Ainda segundo a associação, 77% das famílias brasileiras possuem pelo menos um par de chinelos.
Além do conforto ao usar, baixo custo e utilidade, o calçado é ótimo para presentear. Seja aniversário ou amigo secreto, os chinelos estão sempre lá, pois possuem modelos variados, além de cores e estampas diversificadas e que podem encantar diversos estilos.

Os chinelos também representam a alegria, a espontaneidade e a simplicidade brasileira.

O clima tropical

Os chinelos são o DNA do brasileiro. Passeios no parque, praia, shopping e churrasco em família são muito mais agradáveis com a presença dos calçados. Se estiver calor, melhor ainda!

O clima tropical brasileiro contribui – e muito – para a alta demanda dos produtos. A Havaianas é marca mais conhecida e escolhida pelos compradores. Há mais de 60 anos no mercado, tem ditado moda durante as seis décadas de atuação aqui no Brasil, inclusive quando o assunto é chinelo.

chinelos de inverno
Um dos modelos responsáveis pelo forte crescimento da Havaianas: os chinelos com tiras top.

A partir dos chinelos com tiras top, surgiram também as tiras mais finas (slim), mais encorpadas (flat), mais estilizadas (high), mais largas e até mesmo com tiras adicionais, os modelos chamados de tria.

Chinelos de inverno

Com o clima esfriando, o natural é aderir a roupas e calçados com mais tecido e material, no intuito de proteger-se do frio. Essa prática prejudica lojistas de calçados e ocasiona a forte baixa nos chinelos a partir do fim de março (chegada do Outono) até setembro (fim do Inverno).

Chinelo com meia

Já que não dá para mudar ao clima, adequar-se e ficar de olho às novas tendências que possam alavancar as vendas dos calçados nos períodos mais gelados é essencial. Uma delas é a do chinelo com meia.

A combinação, que já existe há muito tempo, era usada somente dentro de casa. A moda agora subiu de patamar e é disposta, inclusive, em baladas, festas e festivais.

chinelos de inverno
Lembre-se também de investir no seu estoque de meias para que o cliente possa definir várias combinações.

Os modelos mais adequados para a combinação são os com tira larga (shower slides), contudo, tiras finas também podem cair super bem.

Uma boa estratégia é oferecer um kit junto aos chinelos, com a inclusão da meia. Cabe ao time de vendedoras elucidar ao cliente sobre a moda de chinelo com meia, como e onde usar.

5 estratégias para vender chinelos em estações frias

Listamos cinco estratégias que podem ser implementadas durante o período outono-inverno para que sua loja continua vendendo chinelos. Confira:

1. Combos de produtos

Aproveite a alta nas vendas de outros tipos de calçados (como botas e tênis) e ofereça um combo com chinelos. Ou seja, seu cliente pode levar o calçado mais um par de chinelos por um preço mais acessível.

2. Ações nas redes sociais

Com uma abordagem mais próxima, busque direcionar campanhas e ações para aumentar a saída dos produtos nas redes sociais. Segmentar para regiões com temperaturas mais altas mesmo durante as estações mais frias (estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste) podem ser boas alternativas.

Lembrando que essa dica vale se a sua loja tem um e-commerce.

3. Influencers

Nas redes sociais, os influencers ditam a moda e o comportamento dos consumidores, provocando nas pessoas a vontade de conhecer um produto ou aderir a uma tendência. Eles são uma ótima oportunidade para dar destaque aos chinelos de inverno.

4. Diversidade de modelos

Quanto mais modelos você tiver disponível, melhor. Assim, você vai agradar todos os estilos e aumentar suas chances de vender. Adquira modelos coloridos, neutros, estampados com personagens animados, flores, etc.

5. Fidelização de clientes

Para não comprometer o faturamento, o período de baixa pode servir para estreitar o relacionamento com clientes e fornecedores. No primeiro caso, apresentar benefícios para a recompra. No segundo, para negociar preços e prazos.

Marcas de chinelos nas regiões do Brasil

Um estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), durante a Copa do Mundo de 2014, apresentou algumas curiosidades sobre os chinelos no Brasil.

No resultado da pesquisa, foi relatado algumas das marcas de chinelos mais queridas nas três regiões do Brasil. Listamos algumas delas para te ajudar a escolher o chinelo ideal para usar com meia, conforme a localização da sua loja.

Região Sul

Na Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), a mais fria do Brasil, os chinelos mais queridos são os das indústria de calçados Grendene, proprietária de marcas como Rider, Zaxy, Grendha, Cartago, Ipanema, entre outras.

Os chinelos femininos da Beira Rio também são ótimas opções para o público sulista.

Região Sudeste

Quanto a região Sudeste, a preferência são Alpargatas, empresa brasileira de calçados detentora das marcas Havaianas e Dupé, por exemplo.

Região Nordeste

Já se a sua loja está localizada na região Nordeste do país, os chinelos da Azaleia precisam estar na sua vitrine.

Onde comprar?

Para apostar em tendências, a exigência é contar com produtos confiáveis. Por isso, adquirir os calçados da sua loja em um local que garanta qualidade, tenha preços acessíveis e preze por um bom atendimento é essencial.

Há mais de 40 anos no ramo atacadista, a Distribuidora Wilson trabalha com a Havaianas, detentora das maiores marcas de chinelos do Brasil. Para conhecer os modelos disponíveis e outros produtos, é só clicar no banner abaixo e ir direto para a loja virtual. Boas vendas!chinelos de inverno

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password