Dica com tutorial: aprenda a colocar sua loja no Google – de graça

Benjamin Dada

Você não precisa ter um site, nem blog e nem e-commerce para estar no Google. Colocar sua loja no Google é fácil, gratuito e você mesmo pode fazer, sem a necessidade de terceirizar o serviço.

Tem uma loja física de calçados e quer ampliar a presença digital? Inscreva-a no Google Meu Negócio, uma plataforma gratuita que é ideal para empresas com um ponto de venda físico para atender os clientes.

A grande vantagem de colocar sua loja no Google é ser encontrado pelas pessoas, que adquiriram o hábito de pesquisar serviços na internet antes de sair de casa para comprar. Preparamos um tutorial completo para você inserir a sua empresa nos mecanismos de busca. Confira!

Por que sua loja deveria estar no Google

Ter uma estratégia de marketing digital a custo zero? Sim, é possível! Basta colocar sua loja no Google. Estar no Google dá visibilidade para a sua empresa, especialmente quando ela aparece em destaque à direita da página de busca.

Ser encontrado no maior buscador on-line é o objetivo de qualquer profissional ou empresa. Mesmo se a sua loja não tiver site institucional e nem e-commerce, é possível aparecer na página de busca, que é o que você vai aprender na sequência.

No caso de lojas físicas, o empresário deve prestar atenção ao local search (busca local), que é a intenção do usuário ao procurar uma informação no Google. Esse tipo de busca entrega ao consumidor os estabelecimentos que estão mais perto dele.

colocar sua loja no googleVeja só: se uma pessoa busca por “loja de calçados infantis”, ela não quer encontrar a melhor empresa do Brasil, mas, sim, a melhor loja que está perto dela – e que pode ser a sua.

Com a plataforma gratuita Google Meu Negócio, o lojista consegue colocar a loja no buscador, de graça, e, assim, seus potenciais clientes poderão ver informações sobre horário de funcionamento, mapas, fotos e ler avaliações de pessoas que estiveram no local.

Como funciona o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é a plataforma mais indicada para colocar sua loja no Google. É uma ferramenta gratuita e simples de usar que permite que as empresas tenham uma presença on-line, ajudando clientes (e potenciais consumidores).

Com o cadastro no Google Meu Negócio, você poderá gerenciar informações e receber métricas sobre o número de pessoas que clicaram no link da empresa para ler resenhas de clientes ou ver fotos e vídeos. Outra vantagem é que a plataforma também coloca a sua loja no Google Maps, facilitando a busca e o traçado de rotas para os consumidores.

Conheça as funcionalidades do Google Meu Negócio:

Gerenciar suas informações

É você, dono ou gerente da loja, que vai inserir as informações que serão vistas pelos usuários do Google, como horário, site, endereço, telefone e comodidades.

Responder os clientes

A ferramenta permite que você interaja e responda os comentários dos clientes. Adicione fotos que ilustrem a sua atividade. Segundo o Google, perfis com imagens recebem “42% mais pedidos de direções de condução no Google Maps” do que as empresas que não o fazem.

Atrair novos clientes

Atraia novos consumidores para a sua loja. Ao ter uma boa presença on-line (texto claro, informações completas, fotos e vídeos), os clientes poderão te encontrar com facilidade.

Analisar as métricas

Saiba quais termos os clientes digitaram na pesquisa para chegar até a sua empresa, assim como quantas pessoas ligaram diretamente para o estabelecimento, clicando no número de telefone que aparece nos resultados da pesquisa local.

O Google Meu Negócio é indicado para minha loja?

A plataforma se encaixa apenas para empresas físicas, que têm contato presencial com clientes durante um determinado horário. Se o seu negócio é exclusivamente on-line, essa ferramenta não é para você. O mais indicado para esse caso é a utilização do Google Ads, a plataforma do Google para fazer anúncios.

Tutorial: como colocar sua loja no Google Meu Negócio

O primeiro passo para criar o cadastro no Google Meu Negócio é ter uma conta no Gmail. É com ela que você vai conseguir colocar sua loja no Google e, depois, administrar todas as informações, acrescentando fotos e vídeos e interagindo com clientes.

Acesse o site do Google Meu Negócio, clique em “Acesse sua conta” e faça o login com o Gmail. Agora, é hora de criar um perfil para a sua loja.

Será exibida a tela a seguir. Digite o nome da sua empresa.

colocar sua loja no googleAgora, preencha os campos com o endereço da sua loja. Tenha cuidado no preenchimento para que todos os dados estejam corretos. Revise antes de seguir para o passo seguinte. Marque a caixa “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes”. Clique em “Próximo”.

colocar sua loja no googleNa tela seguinte, o Google dará uma lista de negócios similares para confirmar se um deles é o seu. Marque “Nenhuma das opções” e vá em “Próximo”.

Defina, agora, qual a sua área de cobertura.

colocar sua loja no googleInsira o nicho que a sua empresa atua. Se for o ramo calçadista, uma opção é selecionar “Loja de calçado”.

colocar sua loja no googleNa página seguinte, digite suas informações de contato.

colocar sua loja no googlePronto! Clique em “Concluir”.

colocar sua loja no googleA sua empresa só será incluída nas buscas depois de uma confirmação. Esse processo funciona assim: o Google enviará uma carta para o endereço informado com um número PIN (4 dígitos). Essa carta pode levar cerca de 15 dias para ser entregue. Assim que recebê-la, acesse sua conta no Google Meu Negócio e insira o código recebido. Agora é só esperar a inclusão do seu perfil nas buscas.

colocar sua loja no googleCom o cadastro aprovado, você poderá responder comentários (positivos e negativos) dos clientes, adicionar fotos da fachada, do interior, incluir vídeos e até fazer um tour virtual pela empresa. Adicione também o horário de funcionamento e as comodidades ofertadas, como estacionamento próprio, acessibilidade e banheiro.

Quando a sua inclusão for aprovada, ela aparecerá nas buscas dessa forma, como no exemplo da Wilson Atacado:

colocar sua loja no googleColocar sua loja no Google aumenta a visibilidade da empresa, possibilitando que novos consumidores encontrem sua marca e conheçam sua reputação. Depois de firmar sua presença digital, que tal se aprofundar sobre assuntos de finanças? Baixe a nossa planilha de fluxo de caixa, clique no banner!

planilha de fluxo de caixa

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password