Qual a melhor forma de cobrar um cliente inadimplente?

como cobrar um cliente inadimplente

A inadimplência é um problema que pode tirar o sono do empresário. Quem trabalha com varejo sabe que corre o risco de não receber todas as vendas efetuadas, resultando em deficit no caixa.

Sabemos que esse é um assunto espinhoso, sem contar que alguns empresários têm receio ou até não sabem como cobrar um cliente inadimplente. Se um consumidor não faz o pagamento do débito no dia indicado, inicia-se um ciclo perigoso. Apesar de o dinheiro não ter entrado no caixa da empresa, o lojista terá que efetuar pagamentos que seriam feitos com a quantia não recebida, forçando-o a pedir empréstimo no banco.

Previna-se! Faça uma projeção da porcentagem de vendas realizadas que não serão pagas e nem quitadas com atraso. Clique aqui e veja o post que ensina a calcular.

Quer saber como cobrar um cliente inadimplente? Continue a leitura!

Atualize o cadastro de clientes

Estar com o cadastro de consumidores atualizado é o primeiro passo para cobrar um cliente inadimplente. O lojista só conseguirá encontrá-lo se tiver telefones e endereços atualizados.

Especialistas dizem que a desatualização dos cadastros – e até a ausência deles – é mais frequente em pequenos negócios. Não deixe isso acontecer com a sua empresa. Lembre-se que sem um cadastro prévio você não consegue cobrar o cliente depois.

Quando cobrar um cliente inadimplente

O combate à inadimplência pede ações rápidas. Assim que você detectar que um consumidor atrasou o pagamento das prestações, comece o processo de cobrança. Antes, porém, tenha muito claro na loja qual é o atraso máximo permitido. Se houver essa flexibilidade, só dê início às ações de cobrança a partir daquele prazo.

Cobre o seu cliente

Você não vai receber uma dívida se não cobrá-la. Sim, você terá que conversar com o cliente sobre o débito e ainda poderá receber uma resposta desagradável. A forma de abordagem é que será determinante no retorno que o cliente dará.

Nunca faça uma abordagem quando estiver estressado ou com raiva. Haja sempre com cordialidade, educação e gentileza, escutando o que o cliente tem a dizer. Ouça suas justificativas – é com elas que você vai entrar no próximo passo da cobrança da dívida, que é a negociação.

Algumas empresas têm receio de cobrar os devedores e acabar perdendo os clientes, mas é um direito delas ter um crescimento saudável e receber os débitos.

Use várias abordagens para cobrar o cliente inadimplente. Ele não pode esquecer que está te devendo. Telefone, mande e-mail, SMS e WhatsApp. Esteja sempre na lembrança do consumidor, pois será natural o esquecimento da dívida, principalmente se o valor for pequeno.

Faça uma abordagem pessoal e dispare mensagens personalizadas. Esqueça aquele método impessoal de telemarketing. É importante que o consumidor se sinta compreendido.

como cobrar um cliente inadimplenteSaiba negociar a dívida

Mantenha o cliente interessado em pagar, dê alternativas atraentes, como parcelamento, redução e até eliminação dos juros. Se a sua postura for irredutível e você não oferecer nenhuma negociação, esteja pronto para receber a seguinte resposta: “Eu não tenho dinheiro para pagar”.

Dissemos acima que é importante ouvir o lado do consumidor e compreender os motivos da inadimplência, lembra? Agora, você vai usar a história de vida que ele contou para sugerir um plano de pagamento saudável e possível de ser cumprido.

Quando você escuta, oferece alternativas de pagamento e é solícito, estará um passo à frente de ser o primeiro credor a receber a dívida.

Na maioria das vezes, o consumidor que tem uma dívida com a sua loja também está devendo em outros estabelecimentos. Ele não tem condições de pagar os dois ao mesmo tempo e por isso dará prioridade ao credor que lhe der as alternativas mais atraentes. Apresente as soluções mais fáceis para que o devedor consiga se livrar da dívida.

Aconselhamos que você tente todas as abordagens ao cobrar um cliente inadimplente. Se apesar das tentativas, ele permanecer irredutível e negar o pagamento, você pode partir para uma ação de cobrança, que consiste em fazer o registro em um órgão de proteção ao crédito e encaminhar o título para protesto.

Quer receber artigos sobre gestão de lojas de calçados? Assine nossa newsletter!

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password