Como contratar um vendedor qualificado: 7 dicas infalíveis

como contratar um vendedor

Peça primordial para a estabilidade e saúde financeira, o vendedor tem um papel fundamental para a empresa: tem parte direta na conversão das vendas e também na criação de valor e identidade para loja. Se você tem dúvidas sobre como contratar um vendedor qualificado e fiel aos valores da sua marca, leia o post.

1. Pesquise o mercado

Você não encontrará o(a) vendedor(a) ideal sem uma ampla e eficiente pesquisa de mercado. Contate pessoas do ramo, converse com gestores de outras empresas parceiras, entre em grupos do Facebook e também em plataformas de emprego.

Realize um planejamento estratégico, a fim de personificar o vendedor ideal e conhecer maneiras de atraí-lo. Não é nada antiético ficar de olho em profissionais já empregados, desde que faça isso com bom senso e respeito ao seu local de trabalho e ao do outro.

2. Ofereça boa remuneração

Agir em benefício próprio neste momento não é nada recomendado. Com o mercado cada vez mais rotativo e seletivo, o “profissional perfeito” deve ser muito bem valorizado e remunerado. Se você quer um vendedor qualificado, demonstre que deseja recompensá-lo de maneira justa, em uma situação em que todos saem ganhando.

A justificativa de “minha empresa não tem condições de pagar um bom salário ao vendedor” abre margem para o interesse de profissionais não tão competentes e instruídos.

A relação entre gestor e vendedor precisa ser legítima e à base de confiança. Se você deseja um profissional capacitado e empenhado, ofereça o condizente para isso.

3. Defina objetivos

Qual o principal objetivo para a busca de um novo profissional? A necessidade de substituição ou a intenção de qualificar o setor? Essas dúvidas devem ser respondidas antes mesmo de procurar o novo funcionário.

Se o tempo está escasso e você precisa contar com um novo profissional rapidamente, talvez a escolha não seja tão segura. Para que isso não aconteça, é essencial ter sempre um planejamento. Assim, você previne contratar um vendedor inapto por impulso.

4. Faça uma boa descrição de vaga

Com uma boa descrição de vaga, com objetivos estabelecidos, demonstrando clareza e profissionalismo, você tem tudo para fazer uma escolha certeira.

Não deixe informações fundamentais de fora com a justificativa de abordar na entrevista. Estabeleça o salário pretendido, sem o famoso “informar a pretensão salarial”. Este detalhe pode causar o desinteresse pelo seu anúncio e vai promover uma espécie de leilão, que não é o ideal se deseja um funcionário competente.

Lembre-se que você quer contratar um profissional qualificado e sabe da importância dele para a sua empresa. Não vá pelo caminho de contratar quem pedir menos.

5. Atente-se às indicações

As indicações são muito bem-vindas, principalmente se vierem de pessoas de sua confiança. Contudo, use a ética e não opte por um indicado somente porque aquela determinada pessoa o recomendou.

Procure conhecer os candidatos sugeridos. Você pode chamá-los direto para uma entrevista. Você pode até fazê-los botar a mão na massa em exercícios de treinamento. Mas não exija um trabalho da sua rotina administrativa, afinal, ele não estará recebendo para isso. Crie atividades e testes hipotéticos.

6. Como contratar um vendedor: estabeleça uma personalidade

É preciso estabelecer um perfil para a vaga. E não estamos dizendo que você precise restringir para algum sexo ou gênero específico – aliás, isso não deve ser levado em consideração em nenhuma prognóstico.

Entenda como deve ser a abordagem de atendimento do seu estabelecimento. Procure alguém que consiga manter – ou até otimizar – este tipo de relacionamento.

É extremamente importante fazer uma entrevista completa e direta. Algumas perguntinhas podem ajudar:

  • Você tem algum caso de sucesso em vendas?
  • Quais as suas técnicas ao atender?
  • Qual o seu direcionamento e planejamento para realizar uma venda?
  • Tem facilidade para abordar clientes de diferentes tipos de personalidade?
  • Utiliza alguma ferramenta?
  • O que te motivou para esta vaga?
  • Acredita que pode realizar este tipo de trabalho?

Além das perguntas mais básicas, esses questionamento podem simplificar a filtragem dos candidatos a uma decisão mais concreta e certeira.

7. Peça referências

Você se impressionou com o currículo e portfólio do candidato? Pesquise e confirme as informações. Constate se as experiências, certificações, cursos e antigos empregos são verídicos. O LinkedIn – maior rede social de negócios – pode ajudar.

Seguindo todas essas dicas, com toda certeza as dúvidas sobre como contratar um vendedor qualificado serão bem menores, e sua empresa terá um critério de escolha bem mais apurado e profissional.

 

Leia também:

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password