Como criar metas para equipe de vendas em lojas de calçados?

como criar metas para equipe de vendas

O vendedor é um dos principais agentes para o aumento nas vendas em uma loja de calçados. Esse profissional é responsável pela satisfação dos clientes e na influência à compra desses consumidores, tendo um papel importantíssimo para o fortalecimento financeiro da empresa.

Criar metas para a equipe de vendas pode garantir que todos eles fiquem mais engajados e motivados para o trabalho. Contudo, para que isso surta efeito, é necessário que o plano seja elaborado de modo estruturado, considerando muitos fatores.

Quer entender mais sobre como criar e estabelecer metas para a equipe comercial? Continue a leitura deste post!

Conheça a equipe

A primeira etapa no processo de aplicação de um plano de metas é conhecer muito bem cada vendedor da loja. É preciso saber do potencial de cada um, assim como suas perspectivas, rendimentos e habilidades.

Além de conhecê-los, é preciso escutá-los. Entenda quais são suas principais dificuldades e facilidades, seus objetivos dentro da empresa, suas pretensões de cargo, como podem render melhor e o que, na opinião deles, poderia ser melhorado. Democratize esse processo, para, dessa forma, ter mais segurança no momento de definir a dinâmica das metas.

como criar metas para equipe de vendas

Considere o faturamento da loja

Para definir metas atrativas aos vendedores, considere o faturamento mensal da loja. Embora seja fundamental motivar a equipe comercial, essa prática não pode comprometer o caixa da empresa, de moda a fazê-lo entrar em dívidas e prejuízos constantes.

Isso não acontecerá se o gestor souber se planejar e ter o entendimento da perspectiva financeira da empresa, assim como suas projeções de lucro e curvas de crescimento.

Entenda a necessidade

Por que é necessário criar metas para a equipe de vendas? Existem inúmeros motivos, como estes:

  • Motivar os colaboradores e venderem mais
  • Aumentar o faturamento da empresa
  • Impulsionar a atração e fidelização de mais clientes
  • Capacitar mais vendedores
  • Diminuir a taxa de saída de funcionários

Outro indicativo para a implementação de um sistema de metas é a necessidade da empresa. Isso está ligado ao que é carente no atual cenário.

Se a loja de calçados recebe um alto fluxo de clientes, mas fecha poucas vendas, pode ser um problema no atendimento, em que vendedores podem estar desmotivados ou mal treinados. Logo, oferecer metas e bonificações podem impulsionar o nível de engajamento.

como criar metas para equipe de vendas

Avalie o mercado

Antes de definir as metas aos vendedores, avalie como isso funciona em outros segmentos e até em outras lojas de calçados. Metas não humanizadas podem desmotivar funcionários, e isso pode impactar no nível de satisfação dos colaboradores e na alta rotatividade de vendedores.

Faça pesquisas de campo, pela internet e fisicamente, converse com outros parceiros do nicho, leia conteúdos sobre o tema e bata um papo com os próprios vendedores. Dessa forma, há mais “repertório” para estabelecer as metas.

como criar metas para equipe de vendas

Estabeleça recompensas atrativas

Metas são criadas para serem cumpridas, e, assim que são, devem vir acompanhadas de uma recompensa. Geralmente, gestores costumam oferecer à equipe um valor em dinheiro ou, comumente, em comissões atreladas a vendas.

No entanto, é possível dispor de outros prêmios, que não bonificações em dinheiro. Uma dica é possibilitar uma viagem, se acaso a equipe cumpra determinada meta ou ultrapasse o nível de faturamento estabelecido. Dias de folga e descontos na compra de algum bem também são opções atrativas.

como criar metas para equipe de vendas

Analise além das vendas

No momento de definir os indicativos das metas, não leve em consideração somente as vendas fechadas. Outros fatores também podem evidenciar que a equipe está fazendo um bom trabalho, como o aumento no fluxo de clientes, o cross sell e up sell, o nível de satisfação dos consumidores e vendas em dias de baixo movimento.

Estabelecer metas para a equipe de vendas pode parecer uma tarefa difícil, mas com planejamento, conhecimento de mercado e entendimento do próprio negócio, esse processo de tornar simples.

O que acha de receber, semanalmente, conteúdos como esse diretamente no seu e-mail? Basta se cadastrar na newsletter logo abaixo!

 

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password