Como fazer e-mail marketing? Um guia para lojas de calçados

Com o consumidor cada vez mais conectado, as lojas de calçados precisam encontrar meios de estreitar relacionamentos e criar diálogos que, de fato, façam sentido para essa pessoa. Se você já está nessa etapa, talvez uma das dúvidas que surjam é “como fazer um e-mail marketing?”, já que tanto se fala dessa estratégia de marketing e do seu potencial. 

Se você já ouviu falar e gostaria de entender como ela pode se aplicar a sua loja, recomendamos que continue a leitura até o fim para conferir dicas de como fazer e-mail marketing para o seu negócio e quais são as melhores plataformas para quem está começando. 

O que é e-mail marketing?

Se você já realizou alguma compra em algum site, é bem provável que tenha aceitado receber conteúdos em seu e-mail. Ou, então, se você é nosso leitor assíduo, talvez até tenha assinado a nossa newsletter e recebe em sua caixa de entrada nossas dicas e informações sobre o mundo dos calçados. 

E-mail marketing é um e-mail enviado por empresas, marcas ou lojas para os seus contatos. Esses conteúdos podem ser informativos, trazer dicas, sugestões e, claro, produtos. 

O objetivo é manter os seus contatos nutridos para incentivá-los a aproximar-se do seu negócio e, consequentemente, fechar compras com você. 

Só no Brasil, três em cada quatro brasileiros utilizam a internet, ou seja, 134 milhões de pessoas. E desse número, 58% fazem uso de e-mails, como aponta a pesquisa TIC Domicílios 2019. Um dado bastante interessante e que nos mostra como o e-mail marketing pode ser uma mão na roda. 

Quais as vantagens do e-mail marketing?

Trabalhar com e-mail marketing tem diversas vantagens. Uma delas, como já dissemos, é a nutrição dos leads, ou seja, os contatos. 

Uma vez que eles estejam nutridos, em outras palavras, recebendo conteúdos e em contato com a sua loja de calçados, uma relação está sendo construída

O e-mail marketing é uma oportunidade de manter os seus contatos sempre atualizados com as últimas novidades sobre a sua loja, além de enviar as ofertas mais recentes e descontos exclusivos, o que dá a sensação ao lead de ser alguém especial para o seu negócio. 

E por falar nisso, um outro benefício é a personalização do e-mail. Nas redes sociais, o contato acontece de forma muito impessoal, já com o e-mail, você pode assinar com o seu nome, com o do cliente e usar uma linguagem mais próxima.

propaganda para loja de calçados

Como utilizar e-mail marketing nas estratégias?

É importante explicar que existem diferentes tipos de e-mail marketing, portanto, você pode aplicá-lo de muitas maneiras. Em seguida, vamos explicar um pouco mais sobre cada um.

Notebook com notificação de e-mail na tela
Para compreender como fazer um e-mail marketing, você deve entender sobre cada tipo.

Newsletter

A newsletter é um dos tipos e tem como objetivo enviar conteúdos com dicas e informações, assuntos mais relacionados ao universo dos calçados, por exemplo. Você pode enviar inspirações de looks, curiosidades sobre marcas, filmes ou séries que falem de moda, enfim, é essencial encontrar temáticas interessantes e relevantes. 

E-mail promocional

É com o e-mail promocional que você falará sobre os seus produtos. Aqui, a ideia é que o lead se interesse e realize uma ação, como clicar em um botão ou fechar uma compra, por exemplo. 

Para esse tipo de e-mail, você pode divulgar promoções, campanhas, novidades em produtos etc. 

Lembre-se que é importante direcionar o seu cliente para o seu site de vendas ou um marketplace. 

E-mail de boas-vindas

Dar as boas-vindas para os novos contatos é, além de tudo, acolhedor e uma ótima forma de começar um relacionamento. Podemos dizer que esse e-mail é aquele pontapé inicial para que o lead se envolva com o que você tem a dizer. 

E-mail sazonal ou de datas festivas

O e-mail sazonal é aquele que é enviado devido alguma data especial, que pode ser o Natal ou, até mesmo, o aniversário do seu contato. O importante é ser lembrado nesses momentos e fazer com que a pessoa se sinta lembrada. 

Portanto, quando for recolher o e-mail do seu contato, lembre-se de pegar informações adicionais, como aniversário, pois será de grande utilidade. 

Nas datas festivas, você pode indicar produtos, enviar mensagens pessoais e personalizadas, além de dar cupons de desconto. 

E-mail para clientes inativos

Se você tiver o contato de antigos clientes que nunca mais voltaram, então, enviar um e-mail é uma boa forma de reativar o contato. 

Para chamar a atenção e incentivar o cliente a voltar a comprar, envie um cupom especial, dê algum tipo de brinde, enfim, faça ações que despertem a atenção e façam a pessoa se sentir lembrada. 

Como capturar e-mails para lista de contato?

Começar uma lista de contatos do zero nem sempre é tarefa fácil, mas é essencial. Apesar de haver quem compre esses e-mails, essa é uma prática negativa, pois não significa que essas pessoas vão ter interesse no que você tem a falar. 

Quando você conquista os seus próprios contatos, garante a autorização das pessoas para receberem os seus e-mails. 

E, afinal, como conquistar esses e-mails? Existem diversas formas de o fazer, e tudo vai depender de alguns fatores, como se você tem um site com estrutura para captar os contatos.

Homem sentado em sofá escrevendo em notebok
Antes de entender como enviar e-mail marketing, é preciso compreender como captar contatos.

Na loja física, você pode fazer isso enquanto finaliza uma compra. Pode pedir o e-mail do cliente e explicar que o contato será para enviar descontos, novidades e dicas. 

Outra dica é usar o hotspot para captar e-mails, ou seja, ter um ponto gratuito de internet em sua loja. Quando o cliente quiser acessar o wi-fi, precisará fornecer dados, como o e-mail. 

Nas redes sociais, aposte nos botões de call-to-action, que incentivam os usuários a fazer alguma ação onde terão que deixar o contato. 

Se você já trabalha com site, deixe um formulário para newsletter para a pessoa se cadastrar  e ganhar um cupom de desconto.

Quais as melhores ferramentas de e-mail marketing grátis?

Para quem está começando em um pequeno negócio, não faz sentido contratar uma grande ferramenta, pois isso requer bastante investimento, que inicialmente pode estar fora do seu alcance.

As ferramentas de e-mail marketing oferecem muitas vantagens para o seu negócio, como a automação do processo, o gerenciamento de contatos e a personalização dos textos, imagens e botões. 

Se você não conhece nenhuma, confira as nossas sugestões. 

Mailchimp

A Mailchimp é uma das plataformas mais populares do mundo no quesito e-mail marketing.  No plano gratuito, você pode enviar e-mails para até 2.000 contatos, configurar a automação, personalizar e-mails e contar com formulários para captação dos contatos. 

Você consegue também organizar as publicações das redes sociais, trabalhar com anúncios para Facebook e Instagram, e muito mais.

Vale a pena conhecer e explorar todos os benefícios gratuitos do Mailchimp. 

Nitronews

O Nitronews também é uma boa dica de e-mail marketing gratuito. Assim como o Mailchimp, ele oferece a opção de 2.000 contatos e 10.000 envios de e-mails por mês. 

Com o Nitronews, você consegue ter acesso ao básico para criar a aparência do seu e-mail e também conta com modelos prontos e gratuitos. 

Uma desvantagem é que a automação não está inclusa no plano gratuito. 

Sendinblue

A Sendinblue também é uma das plataformas mais populares e conhecidas no mundo inteiro, portanto, convém explorar as vantagens para a sua loja de calçados

Diferentemente das outras plataformas, a Sendinblue oferece a opção de contatos ilimitados e a possibilidade de enviar até 300 e-mails por dia. Portanto, se a sua lista for maior que essa quantidade, pode ser que você não consiga fazer os disparos para todo mundo. 

A Sendinblue oferece modelos gratuitos, formulários personalizados para captação de e-mail e outras funcionalidades que irão facilitar o envio dos conteúdos.

O e-mail é uma ótima estratégia de marketing para lojas de calçados.

Checklist do e-mail marketing: pontos de atenção

Agora que você já escolheu uma boa ferramenta, chegou a hora de conferir a checklist de pontos de atenção para analisar antes de enviar um e-mail marketing. 

Antes de criar o e-mail

Antes de começar a escrever, é preciso ter atenção a alguns critérios. São eles: 

Durante a criação do e-mail

  • Não exagerar na quantidade de texto
  • Aplicar a ortografia correta
  • Usar imagens com moderação
  • Manter um padrão de tipo de letra (a fonte) 
  • Promover um layout bem organizado
  • Inserir assunto do e-mail

Revisão

  • Enviar um e-mail de teste
  • Verificar links, imagens e botões
  • Revisar o texto
  • Verificar se o assunto está correto
  • Olhar cada detalhe para encontrar possíveis erros

Depois de verificar todos esses pontos, chegou a hora de enviar o seu e-mail marketing. Lembre-se de analisar se todas as configurações estão de acordo com o seu objetivo para não haver erros. 

Após o disparo, você deve analisar os dados que a plataforma irá mostrar sobre os seus e-mails. É possível ver a porcentagem de pessoas que abriram, que clicaram no botão de ação, assim quantos por centos converteram. 

O mundo do marketing digital é surpreendente e tem muito a oferecer para os pequenos negócios. Entretanto, é preciso estudar e buscar constantemente por atualizações. 

Você pode começar por fazer o download gratuito do nosso kit completo para planejar um relacionamento de sucesso com os seus clientes. Basta  clicar na imagem abaixo.

Distribuidora Wilson131 Posts

A Distribuidora Wilson atua no ramo de atacado calçadista, levando aos clientes marcas renomadas como Ipanema, Havaianas, Moleca, Dakota e outras.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password