Como fotografar calçados para vender na internet?

como fotografar calcados

Todo varejo calçadista pode adaptar seu negócio para as vendas na internet, buscando maior alcance e flexibilidade na oferta de produtos. Nesse contexto, saber como fotografar calçados é ainda mais importante, uma vez que os clientes não vão poder analisar os produtos ao vivo.

Neste post, reunimos alguns pontos essenciais na etapa de produção de fotos para sua loja virtual, buscando sempre os melhores resultados. Continue a leitura e confira!

1. Escolha entre smartphone ou câmera

Fotografar produtos é algo que requer bastante atenção aos detalhes, afinal, é preciso que eles sejam registrados exatamente como são para que o cliente não tenha dúvidas e, também, possa admirar as características dos calçados.

Para alcançar esse resultado, é necessário ter um bom equipamento, que pode ser uma câmera fotográfica ou um smartphone. A escolha entre ambos fica ao seu critério. 

Câmera fotográfica

A câmera fotográfica é excelente para garantir uma qualidade de imagem melhor, assim como tirar bons cliques quando a luz não é tão favorável. O preço desse aparelho costuma ser mais elevado que o dos smartphones, entretanto, é possível adquirir uma máquina usada ou semiprofissional, que é mais em conta. 

Se você trabalha apenas com vendas on-line, comprar uma câmera pode ser um excelente investimento, já que você terá que fazer imagens de produtos constantemente e todas devem ter uma ótima qualidade para que todos os detalhes e texturas dos calçados sejam capturados. 

No entanto, as câmeras são mais complexas do que fotografar com smartphone. Por isso, é importante dedicar um tempo para estudar e fazer algumas experiências. 

Para ajudá-lo com o primeiro passo, indicamos que assista o vídeo do Canal Cezar Augusto Fotografia, onde ele ensina como utilizar a câmera. 

 

Smartphone

Atualmente, o que não falta são boas opções de smartphones com câmeras que oferecem fotografias ótimas. O aparelho permitiu que fazer cliques se tornasse algo mais acessível para todos e, portanto, você não precisa de uma máquina para conseguir registros de qualidade, mas de habilidade. 

É importante escolher um smartphone que ofereça uma boa câmera e configurações que permitam melhorias do clique. 

Confira no vídeo do canal Heverson Henrique como tirar fotos com o smartphone. Lembre-se: o tutorial só faz sentido se você tiver um bom aparelho — os mais antigos não conseguirão fazer o indicado. 

2. Tenha atenção aos aspectos técnicos

Independentemente de ser com o smartphone ou com uma câmera fotográfica, é necessário pensar em alguns aspectos técnicos na hora de fazer os registros dos calçados. Por vezes, esses pontos passam despercebidos por quem não tem conhecimento do assunto, o que resulta em imagens de má qualidade e pouco atraentes. 

Conhecer o básico da fotografia irá, sem dúvidas, fazer a diferença na hora de tirar um clique. Vamos entender melhor.

Iluminação

Um ponto essencial para dar clareza às fotos é a atenção com a iluminação, fundamental para que os detalhes do calçado sejam captados. Muitos estúdios, inclusive, utilizam várias fontes de luz para este fim.

Se o orçamento estiver apertado e não permitir uma estrutura profissional de iluminação, ainda é possível obter bons resultados apostando na luz natural do ambiente. Para isso, experimente diferentes locais dentro de casa ou do escritório, em horários diferentes do dia.

A dica é dedicar um tempo para testar até encontrar a melhor opção para a realidade do seu negócio.

Lembre-se: a iluminação é responsável em grande parte pela qualidade da sua foto. Portanto, certifique-se que o local tem uma ótima fonte de luz, seja ela natural ou artificial. 

Por último, lembre-se de nunca fotografar em contraluz, pois esse tipo de estética não é nada interessante para produtos.

Homem segurando calçados em contraluz
Exemplo de como ficam os cliques com a técnica contraluz.

Diafragma e obturador (se você usar câmera)

O diafragma e obturador são dois componentes que estão presentes na câmera fotográfica e que devem ser configurados corretamente para obter um bom resultado. 

O primeiro componente, o diafragma, é referente à abertura da lente, que controla a entrada de luz e o foco da câmera. Já o obturador controla o tempo de luz que entra na câmera. 

Para entender melhor, assista o vídeo do canal Bruno Camargo que explica a relação desses dois componentes. 

3. Encontre as melhores posições para o produto

Muita coisa antecede o “clique” fotográfico de um produto. A preparação é fundamental para que o resultado seja satisfatório e prático, permitindo que o processo possa ser repetido para vários outros pares sem dificuldades.

O posicionamento de um calçado precisa entregar ao observador todas as informações principais sobre o produto: forma do cabedal, solado, cadarços (se houver) e, não menos importante, o design.

No caso de itens produzidos com materiais mais caros, como o couro, uma imagem de qualidade ajuda a destacar essa característica, dando mais segurança ao cliente que estiver visualizando o calçado.

Uma boa estratégia é utilizar mais de uma foto, abordando ângulos diferentes.

Foto com leve inclinação (45 graus)

É a foto que mais vai mostrar detalhes do calçado. Pode ser feita com o par completo ou apenas um dos lados (direito ou esquerdo). No primeiro caso, a dica é deixar os pés mais juntos, com um deles levemente escondido.

Muito parecida com a opção anterior, a foto de perfil lateral coloca o calçado de lado e completamente alinhado com a horizontal. Isso vai garantir a melhor visibilidade de como o calçado “aparecerá” nos pés e pode ser utilizado, inclusive, com modelos vestindo-o nos pés.

Sandália feminina bege em fundo branco
Uma das dicas para fotografar calçados é fazê-lo em posição de 45 graus.

Foto na horizontal

Colocar os calçados na horizontal é ótimo para mostrar a composição dos solados e os detalhes do calcanhar ou bico (toe box). Esses ângulos ajudam muito em produtos mais robustos, como tênis ou botas, que costumam ter estruturas mais complexas nesta região.

Scarpin preto em fundo branco
A fotografia de produto também pode ser feita de lado.

Foto de composição

Um toque especial para a apresentação do calçado pode ser uma foto de composição, com um cenário e modelos. Nessa modalidade, o foco não está no apenas no produto, mas em transmitir uma emoção, a sensação de como seria a utilização dele no dia a dia.

Procurando ideias para fotografar calçados? Experimente criar algo com mais composição. 

O ideal é tirar muitas fotos e de diferentes ângulos, para que você possa mostrar o máximo de detalhes possíveis, já que a imagem deve ser boa o suficiente para substituir o contato presencial

Tênis branco em fundo iluminado por luzes azul e rosa
Procurando ideias para fotografar calçados? Experimente criar algo com mais composição.

4. Faça uma ambientação

Uma das escolhas mais comuns de ambiente para fotografias de produto é deixar o calçado sobre uma mesa plana e sem adereços de decoração. Isso é feito com o simples objetivo de concentrar o máximo de atenção no objeto.

Para conseguir o nível máximo de detalhe, uma técnica muito utilizada é a do fundo infinito na fotografia. Ele consiste em “remover” os cantos do ambiente, dando a impressão de que o calçado está flutuando em um background que não existe.

Em geral, para dar esse efeito, utiliza-se uma folha de papel grosso, de cor branca e longa o suficiente para cobrir a superfície da mesa e subir verticalmente até sair do enquadramento da câmera.

Como os calçados não costumam ser muito grandes, é possível improvisar diversos materiais de baixo custo, como uma simples cartolina branca, e atingir resultados interessantes.

Confira um tutorial para construção de um mini-estúdio para fotografar calçados

5. Aprenda a editar e tratar fotos

Ajustes de luz e cor podem dar muito destaque e corrigir imperfeições da câmera, além dos cortes de tamanho para que todos os calçados estejam com suas fotografias padronizadas. Por fim, é nessa fase que podem ser inseridos textos ou o logotipo da marca, se necessário.

Essa etapa faz toda a diferença no resultado de uma foto de calçado (ou de qualquer produto): é a pós-produção. Em um ambiente de estúdio, isso costuma ser feito com softwares especializados para edição e tratamento de luz, cor e outros aspectos da imagem.

Hoje em dia, porém, os próprios smartphones trazem recursos de pós-produção de fotografias diretamente no aparelho, além das opções dentro das próprias redes sociais, como o Instagram, e uma série de outros aplicativos para este fim, sejam eles gratuitos ou pagos.

propaganda para loja de calçados

A seguir, fizemos uma lista com algumas opções de programas gratuitos para edição de fotos disponíveis no celular e no computador. Eles contêm recursos como cortes, saturação, temperatura de cor e até filtros prontos – só tome cuidado para não exagerar e descaracterizar a verdadeira identidade do calçado.

Adobe Photoshop Express (Android e iOS)

Se for optar por fotografia com o smartphone, é importante apostar em um bom editor de fotos específico para o aparelho. A nossa dica é o Adobe Photoshop Express, disponível gratuitamente para download.  

 

Mulher mexendo em smartphone e rindo
A fotografia de calçados pode ser editada por meio de apps.

Uma das vantagens do app é poder contar com funcionalidades que cuidam de alguns erros da foto, como ruído e embaçamento. 

Também existe a opção de fazer colagens e combinar imagens, caso queira algo mais criativo. 

Pixlr X (Web)

Para fotos tiradas no smartphone ou na câmera, o Pixlr X é uma boa opção de editor on-line. Além de você dar um toque especial aos seus registros, poderá criar algumas artes, caso seja o desejado. 

E se você tem dificuldades em trabalhar com programas de edição, a boa notícia é que o Pixlr é muito intuitivo e fácil de mexer. Essa ferramenta é gratuita. 

PhotoScape X (Windows e Mac)

O Photoscape é uma opção de software gratuito para computadores. Basta você baixar e poderá começar a usar para editar fotos. 

A ferramenta oferece diversos tipos de recursos para que você possa explorar e dar um toque mais bonito à sua foto. 

6. Explore a criatividade

Para finalizar, precisamos destacar que não existe uma regra absoluta sobre como fotografar calçados para vender na internet. No meio de uma infinidade de marcas disputando espaço online, o mais importante é descobrir uma identidade original e única.

Portanto, criatividade é a palavra-chave essencial nesse processo fotográfico: na escolha de ambientes, posicionamento, equipamentos, luzes, entre outros. Assim, sua loja conseguirá imprimir aos clientes os valores que mais se conectam com o negócio.

Vender calçados on-line é uma chance de alcançar um público maior e expandir o negócio para um novo patamar. Dessa forma, não deixe que as fotos sejam um obstáculo, mas faça delas um recurso para atrair mais clientes e se posicionar como marca!

Para se aprofundar ainda mais no ambiente virtual, acesse o nosso texto sobre como vender no marketplace!

Se você achou esse conteúdo útil, não deixe de se inscrever na newsletter do blog para receber todos os novos posts diretamente na caixa de entrada do seu e-mail!

Distribuidora Wilson131 Posts

A Distribuidora Wilson atua no ramo de atacado calçadista, levando aos clientes marcas renomadas como Ipanema, Havaianas, Moleca, Dakota e outras.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password