Loja de calçados: como otimizar as entregas?

Entregador segura sacola de papel na mão

A pandemia do novo coronavírus transformou a nossa vida em diversas maneiras, desde o encontro com os amigos até o mundo dos negócios. Comerciantes sentiram-se cada vez mais desafiados a driblar a crise e o baixo número de clientes nos estabelecimentos e, diante desse cenário, o serviço de entregas foi uma alternativa necessária. 

Entretanto, apenas agora algumas lojas começaram a implantar esse modelo de negócio e, portanto, é comum que surjam dúvidas de como otimizar as entregas para atender a todos os clientes de forma organizada e que não gere prejuízos.

Neste post, vamos ajudá-lo a entender como trabalhar com delivery a partir de dicas práticas e simples. Continue a leitura!

propaganda para loja de calçadosO que preciso saber para trabalhar com delivery?

Trabalhar com delivery de calçados é muito simples, entretanto, é preciso ter atenção e planejamento financeiro e de logística para que todos os gastos caibam no seu orçamento e não afete o seu lucro. 

Divulgue o serviço em suas redes sociais

O serviço de delivery, que já era bem popular para restaurantes, bares, lanches e pizzarias, durante a pandemia tornou-se parte de outros segmentos, como lojas de roupas, farmácias e, claro, de calçados. A necessidade de vender fez com que todo mundo aderisse às entregas e, para os clientes, isso também é muito cômodo. 

Se você começou o seu serviço de delivery de calçados, é importante iniciar a divulgação em todas as redes sociais e, até mesmo, na sua loja física, para que os clientes saibam que podem fazer os seus pedidos no conforto do lar ou enquanto estão no trabalho. 

Para quem utiliza o Instagram, não se esqueça de incluir essa informação na biografia, nos stories, nas postagens e legendas. Em tudo o que for publicar, reforce a existência do serviço. 

Já no WhatsApp Business, é importante colocar nas opções de informações sobre a loja que, agora, o atendimento também acontece via delivery. 

Dica: se em suas entregas expressas é cobrada uma taxa, sempre deixe isso bem explícito nas postagens para não causar transtornos e os clientes alegarem que não sabiam. 

Melhore a comunicação nos canais virtuais

Um dos pontos fundamentais sobre como otimizar as entregas é manter uma excelente comunicação nos canais virtuais. Afinal, todas as vendas serão feitas por essas plataformas e elas devem suprir a lacuna deixada pela distância. 

É necessário ter alguém disponível para fazer todo o atendimento digital, já que é importante que ele aconteça de forma rápida e imediata para não perder o contato com o cliente.

Mulher negra trabalhando com atendimento virtual
Estar atento às mensagens e organizar-se nas redes sociais é importante quando se fala de como fazer entregas de loja virtual.

Ter um funcionário apenas para essa função é essencial, já que as vendas online nem sempre são tão rápidas. Por vezes, o consumidor irá tirar muitas dúvidas, demorar para responder, pedir diversas fotos e isso toma tempo e muita atenção. 

Crie também uma organização para responder a todos os interessados, dando sempre prioridade para os que mandaram mensagem primeiro. No caso do Instagram, isso pode ser mais simples, já que ele automaticamente ordena as conversas conforme o envio. 

No WhatsApp Business, você conta com a opção de colocar tags coloridas nos contatos dos clientes e, por meio delas, é possível deixar tudo mais organizado e facilitar o processo de compra. 

Lembre-se de também disponibilizar mensagens automáticas, para que o consumidor receba boas-vindas assim que iniciar uma conversa, além de contextualizar que a resposta poderá demorar alguns minutos, mas chegará. 

Trabalhe com agilidade na entrega

Prazos são algo muito delicado quando falamos em como otimizar entregas, pois isso pode gerar uma grande frustração e irritabilidade por parte do cliente, caso você se atrase. 

Por vezes, pequenos atrasos já podem ser o suficiente para alguém ficar insatisfeito e é por esse motivo que o delivery deve ser pontual. 

Seja transparente com os consumidores e sempre dê um prazo de entrega que esteja alinhado com a realidade. Não adianta nada falar que o entregador chegará em minutos se você sabe que ele irá demorar, pelo menos, uma hora. 

Uma dica de segurança é sempre estimular o prazo de entrega real e dar um acréscimo de, pelo menos, dez minutos. Isso pode garantir que, caso aconteça algum imprevisto, o motoboy não irá parecer atrasado e o cliente ficará tranquilo. 

Dica importante: se o serviço de entregas da sua loja está bombando, e apenas um entregador não está dando conta, considere contratar mais um prestador. É melhor investir alguns reais a mais do que perder clientes. 

Opere com pagamentos mais flexíveis

Cada vez mais, o mercado oferece diversas opções de pagamentos e, para os lojistas, aderir a todos eles é sinônimo de lucros e de se adaptar a um maior número de clientes. 

Quando for realizar entregas, não se limite apenas ao pagamento em dinheiro, afinal, atualmente, não são muitas as pessoas que ainda pagam tudo com cédulas e moedas. 

Disponibilize outras opções, como pix, transferências, links de pagamento, e a maquininha de cartão com função de aproximação. 

Caso receba pagamentos por pix, transferências e links, sempre peça o valor adiantado para garantir que você não irá sair no prejuízo, além de um comprovante de pagamento. 

Estabeleça horários de entrega

Os horários de entrega também devem ficar bem estabelecidos de acordo com o método de trabalho do entregador e da sua loja. Alguns comércios que funcionam com delivery não atendem aos sábados por meio do serviço, por exemplo. 

Entregador entrega encomenda para mulher
Lojas com entrega imediata precisam de excelente logística, comunicação com clientes e funcionários próprios para atender virtualmente.

Se você quer faturar mais pelo serviço de entregas, talvez seja interessante estender os horários de funcionamento para se adaptar a um número maior de clientes e compensar os prejuízos causados pela pandemia. Por exemplo, ao invés de se limitar ao horário comercial, deixar o atendimento das 8h às 20h. 

Faça análises de logística de entrega

Entrar com um serviço de entregas requer muito planejamento. Se você prefere oferecer esse serviço gratuitamente, é preciso calcular muito bem para ver o quanto isso pode custar a você.

Por um outro lado, as taxas de entrega absurdas afastam clientes e, ao mesmo tempo, elas devem ser o suficiente para pagar qualquer gasto com o veículo e, até mesmo, ajudar com os custos do motoboy. 

Outro ponto importante é a distância entre o local onde se encontra o cliente e a sua loja. Uma taxa de entrega de R$ 2 pode fazer sentido para alguns pontos da cidade mas, para outros, pode ser totalmente inviável.

Caso a taxa de entrega mude conforme o local da cidade, não inclua valores quando divulgar o serviço, mas avise que o preço varia conforme a região. 

Mantenha cadastros dos seus clientes

Uma das grandes vantagens de vender via online é poder manter um cadastro dos seus clientes. Muitas vezes, no dia a dia da loja física, isso não é possível, já que o grande movimento de consumidores no estabelecimento pode atrapalhar esse contato. 

Ter um cadastro de clientes é ótimo para personalizar ainda mais o serviço e também manter um diálogo frequente com os consumidores. Você pode recolher nome, endereço, telefone, e-mail e data de nascimento — assim, quando for o aniversário dele, envie um cupom de descontos para incentivá-lo a comprar novamente. 

Nesse cadastro, acompanhe o comportamento de compra de cada cliente e, ao ver que um consumidor assíduo deixou de adquirir os seus calçados, entre em contato, mostre novidades e outros produtos que poderiam ser interessantes para ele. 

Com o cadastro, você também pode pedir autorização dos clientes para incluí-los em grupos de WhatsApp e mantê-los atualizados sobre as novas coleções de calçados, dicas e conteúdos exclusivos. 

Ter atenção a todos os detalhes é fundamental quando falamos de como otimizar entregas, já que, a falta de atenção pode gerar consequências negativas. Se você tiver tudo organizado, planejado e documentado, só tem a ganhar com esse tipo de serviço!

Quer continuar a estudar ainda mais sobre o assunto e descobrir como proporcionar um excelente atendimento? Então, aproveite e baixe o nosso kit de relacionamento com o consumidor, totalmente gratuito e com dicas e checklists que irão agregar muito à sua loja de calçados.

Distribuidora Wilson123 Posts

A Distribuidora Wilson atua no ramo de atacado calçadista, levando aos clientes marcas renomadas como Ipanema, Havaianas, Moleca, Dakota e outras.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password