Como vender mais para diferentes públicos

como vender mais

Ter uma clientela fiel não é o suficiente. É preciso mudar o foco e tentar alcançar novos potenciais clientes. Mas como fazer isso e quais são as estratégias mais adequadas? Continue a leitura e saiba como vender mais para diferentes públicos.

Valorize seu cliente

De nada vai adiantar mudar o foco de vendas se há falhas no atual.  Sobretudo, para considerar vender para um novo público, é fundamental oferecer o máximo para os clientes atuais.

Aprender a valorizar quem já compra de você é o primeiro passo. Crie cada vez mais aproximação com esses consumidores, afinal, foram eles que permitiram o crescimento de sua loja.

Uma boa estratégia para manter esse bom relacionamento é oferecer vantagens para esses consumidores mais antigos. Listamos algumas ideias bastante úteis para você implementar em sua loja:

  • Disponibilizar cupons de descontos para compradores frequentes;
  • escutar o cliente e deixá-lo com a impressão de que a opinião dele é valiosa;
  • fazer ligações agradecendo pela escolha em comprar da sua loja;
  • oferecer “privilégios” exclusivos de pagamento e produtos;
  • demonstrar confiança.

Atrair novos clientes e não elaborar estratégias para a clientela fixa é o que você menos precisa nesse momento. Portanto, em uma analogia, só dê um passo a frente se os dois pés estiverem firmes.

Conheça seu atual consumidor

Mais uma vez sugerimos cautela. Apostar em novas estratégias e consumidores exige conhecimento de público, mercado e concorrência. Para que isso seja possível, é primordial conhecer as características do mercado atual.

É a partir dos dados e análises do consumidor existente que será viável traçar um panorama de vendas para novos – e essa pesquisa vai muito além de faixa etária ou gênero.

Procure entendê-lo. Quais são suas tomadas de decisão? O que o motiva a comprar de você? Em qual setor profissional seu cliente está mais presente? O quanto ele está disposto a gastar?

Todos esses questionamos vão dar uma nova perspectiva de atuação no mercado. Com base nessas informações, analise o que pode ser feito para chamar a atenção de outros grupos de compradores e fazer sua loja de calçados conseguir vender mais para diferentes públicos.

Como vender mais para novos públicos?

Verifique qual a real necessidade de buscar um público diferente para sua loja. Geralmente, existem três principais motivos: baixa na vendas, chegada de novos produtos ou mudança de identidade.

Vendas em baixa

Quando as vendas estão em baixa, é necessário analisar todo o cenário. As vendas estão ruins só para o seu negócio ou também para os concorrentes? A economia do setor está deficiente? Você implementou algum sistema ou prática que afastou parte dos clientes? É preciso entender as causas para depois pensar na solução.

Para esta ocasião, uma boa estratégia para alcançar novos públicos – e fortalecer o caixa – é fazer uma mudança interna e externa. Como resultado, otimize os processos administrativos e tenha uma conversa franca com os funcionários. Para os consumidores, viabilize promoções e descontos progressivos, junto à mudanças na abordagem e no relacionamento com o cliente.

Nova linha de produtos

O mesmo acontece com a chegada de novos produtos e mudanças na identidade. Sua empresa precisa falar a mesma língua desse consumidor.

Campanhas nas redes sociais, com anúncios direcionados ao público desejado, surtem bastante efeito. Pesquise quais lojas eles costumam comprar e note a abordagem utilizada.

Capacite seu time de vendedores e deixe-os preparados para lidar com esses novos compradores. Se, por exemplo, sua loja deseja vender para um público fã de séries e filmes, é fundamental ter conhecimento dos personagens estampados nos produtos. Isso demonstra confiança e transmite credibilidade ao consumidor.

Entender para quem está falando é o principal fator para saber como vender mais para diferentes públicos e, assim, ter sucesso nas vendas!

 

Leia também:

 

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password