Vencendo a crise: como vender calçados no marketplace?

como vender no marketplace - salve o seu negócio!

Você sabia que é possível vender pela internet sem possuir uma loja virtual? O marketplace é um sistema prático e de baixo investimento que pode potencializar as operações da sua loja de calçados.

Precisa alavancar as vendas do seu negócio? Neste post, te ensinamos tudo sobre como vender no marketplace: desde as plataformas mais confiáveis, como o Mercado Livre, até as estratégias mais rentáveis. Confira agora mesmo!

Marketplace: principais benefícios

Uma das principais vantagens do marketplace é que você não precisa de um site próprio para comercializar os produtos da sua marca. Além de reduzir os gastos com criação e hospedagem da plataforma, a divulgação também é feita pelo serviço.

calculadora de fluxo de caixa

A parceria permite que seus produtos fiquem expostos como se fizessem parte de uma vitrine do shopping. Isso faz com que mais pessoas tenham acesso ao seu negócio, diferenciando o público e multiplicando as chances de conversão. Em longo prazo, também pode fortalecer o nome da sua marca no mercado.

Estratégias de negócio

Adotar um segundo canal de vendas é uma decisão importante e que requer alguns cuidados. A seguir, listamos as principais dicas para conseguir bons resultados com a ferramenta do marketplace:

Escolher os melhores itens

Antes de começar a anunciar, você vai precisar cadastrar todos os produtos na plataforma. Por isso, é importante escolher o portfólio estrategicamente. Observe os itens mais vendidos no site e aproveite sua expertise. Vender produtos nichados e apostar em preços competitivos são as táticas mais adotadas.

como vender no marketplace - escolha dos produtos
Selecionar os produtos para o marketplace é uma das etapas mais importantes.

Investir na apresentação dos produtos

Fazer boas fotos é imprescindível para quem quer vender pela internet. Procure um local bem iluminado, utilize um fundo branco e mostre o produto em diferentes ângulos. No caso da venda de calçados, quanto mais detalhes estiverem expostos na foto, melhor.

Outro diferencial é a descrição da mercadoria, que deve conter todas as informações técnicas: material, solado, altura do salto, cores, numerações disponíveis, medidas em centímetros e outros detalhes. Para além da apresentação do produto, vale oferecer dicas de uso e estilo.

Oferecer uma boa experiência de compra

As vendas pelo comércio eletrônico são como qualquer outra: o consumidor precisa e exige qualidade na entrega e no atendimento. Garanta que a experiência do usuário aconteça da melhor forma possível, seja oferecendo condições de pagamento acessíveis ou caprichando no pré e pós-venda.

Os marketplaces permitem que o usuário compartilhe sua opinião sobre o produto, o que pode influenciar na maneira com que a sua loja é vista. Por esse motivo, é essencial possuir uma equipe treinada para responder comentários e solucionar eventuais problemas.

O marketplace do Mercado Livre

Agora que você já sabe como vender no marketplace, está na hora de escolher a melhor plataforma. Se você está em busca de praticidade e quer começar a anunciar de imediato, considere o Mercado Livre.

Sem burocracias, a negociação dos produtos é feita diretamente entre a empresa e o potencial comprador. Outra vantagem é que o vendedor pode construir a sua reputação dentro da site, o que faz com que a marca ganhe mais credibilidade perante os usuários.

Todos os calçados ofertados devem conter título, descrição, imagens ilustrativas, preço, categoria, quantidade no estoque, condições de venda, formas de pagamento e prazo de entrega. Entenda mais sobre o processo no vídeo a seguir:

Outras opções

Para conseguir bons resultados, é importante analisar todas as possibilidades. Conheça outros marketplaces famosos para anunciar calçados:

Bônus: marketplace do Facebook

O Facebook também disponibiliza uma plataforma de vendas, que funciona como um classificados. O anúncio leva preço, localização, categoria do produto, fotos e descrição. O contato com o público é ainda mais recorrente, portanto, um atendimento rápido e prestativo é indispensável.

A ferramenta de negociação não permite pagamentos diretamente pela rede social. Para realizar as transações, recomenda-se o uso de serviços como o do Mercado Pago ou do PagSeguro.

como vender no marketplace - plataformas
Existem diversas plataformas para vender calçados online. O único jeito de decidir é conhecer o serviço de cada uma delas!

Passo a passo para começar a vender

Escolheu o marketplace que oferece as melhores condições e condiz com as metas do seu negócio? Chegou a hora de colocar a mão na massa. Veja quais são os principais passos para cadastrar a sua loja e começar a vender pela internet:

  • Envio da documentação solicitada pela plataforma
  • Cadastro dos produtos (preços, imagens, descrições e condições de pagamento)
  • Categorização dos itens
  • Baixa no estoque dos calçados vendidos
  • Envio dos itens
  • Trocas e devoluções
  • Atendimento ao consumidor

Saber como vender pelo marketplace é uma forma de unir esforços com as vendas das lojas físicas. Crises ou baixas não têm vez quando as estratégias são inteligentes e bem pensadas!

Quer continuar por dentro das novidades do setor calçadista? Preencha o formulário abaixo e receba dicas semanalmente em seu e-mail.

1 Comentário

  • vapormax Reply

    12/08/2020 at 05:14

    I would like to convey my admiration for your kind-heartedness for men who should have help with this field. Your real commitment to getting the message all over appears to be wonderfully advantageous and have truly encouraged somebody just like me to reach their aims. Your own informative hints and tips implies much to me and even further to my colleagues. Best wishes; from everyone of us.

Deixe um Comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password