Decoração para loja de calçados: dicas e ideias criativas

decoração para loja de calçados - dicas e inspirações!

Um dos maiores erros na decoração para loja de calçados é fazer com que o estabelecimento seja uma extensão do estilo do proprietário. Para conseguir um ambiente confortável e que dê o devido destaque aos produtos, é preciso ir além.

Tudo deve ser pensado de acordo com a identidade da marca e o perfil dos compradores: as cores e os materiais utilizados, os móveis e os objetos decorativos, a organização dos itens e até mesmo as datas do varejo calçadista. 

Para te ajudar a criar uma identidade própria para o seu estabelecimento, selecionamos as melhores dicas e inspirações para decoração de loja de calçados. Boa leitura!

Público-alvo

O primeiro passo para qualquer estratégia ou mudança é conhecer o público que se deseja atingir. Quando falamos em ambientes, é preciso garantir que o local agrade os clientes que frequentam o estabelecimento e faça com que eles voltem mais vezes.

Mais do que pensar nas particularidades de uma decoração de loja de calçados femininos, por exemplo, fazer pesquisas de mercado é um grande diferencial. Com elas, é possível entender a fundo o que o seu consumidor deseja encontrar em uma loja. 

Conforto e circulação

Regra de ouro para quem quer saber como decorar a loja de calçados: menos é mais. De nada vale um ambiente com excelentes produtos e lindos objetos decorativos, mas sem espaço para andar. 

decoração para loja de calçados - circulação
Ambientes espaçosos permitem que o cliente veja todos os produtos em detalhes.

Para que as pessoas tenham contato com todos os produtos, o layout da loja deve ser de fácil compreensão. Faça divisões por setores e use placas para orientar os clientes sobre onde está o caixa, o pacote e os banheiros. 

Garanta que o seu estabelecimento tenha corredores livres e espaçosos, sem prateleiras em excesso e com espaço suficiente para circular. Investir em rampas ou elevadores para assegurar a acessibilidade também é essencial. 

Cores e materiais

Outro ponto importante para se ter em mente é a identidade visual da marca. As combinações de cores e materiais usados na decoração não devem fugir da mensagem que a sua loja quer passar. Para facilitar a composição, combine as cores principais com tons neutros, como o preto, o branco e o cinza. 

decoração para loja de calçados - cores e materiais
As cores e os materiais não devem ser escolhidos aleatoriamente: precisam combinar com a marca e o cliente.

O vidro é um dos materiais mais usados na arquitetura nesse tipo de estabelecimento, especialmente nas prateleiras e na vitrine da loja. Além de facilitar a visualização dos produtos, ele dá a sensação de um ambiente mais amplo.

Bancos e poltronas

Uma loja de calçados não é nada sem bancos e poltronas para que os clientes experimentem os produtos. É imprescindível que os móveis sejam confortáveis e de boa qualidade, além de combinarem com o estilo da marca e não atrapalharem o fluxo de pessoas. 

Vitrines e prateleiras

A decoração para vitrine de loja de calçados precisa de atenção redobrada, afinal, ela é o cartão de visitas do seu negócio. Aproveite datas especiais, lançamentos de coleções e promoções para chamar a atenção de quem está passando na frente. 

Também é muito importante que o visual não seja carregado e permita a visualização de todos os produtos e seus preços. Para as prateleiras, a premissa é a mesma: dar destaque aos calçados em exposição. 

decoração para loja de calçados - vitrine
Para ter uma vitrine de loja atraente, o segredo é investir em objetos diferenciados.

Iluminação

Uma boa iluminação não pode ficar de fora do seu checklist da nova decoração. A luz branca deve ser usada para ambientes compartilhados, pois deixa o local mais claro e facilita a localização dos produtos na loja. 

Caso o seu estabelecimento tenha um espaço para provar os calçados, prefira a luz amarela, que tem um efeito mais intimista e revela os detalhes dos itens. 

Objetos decorativos

Os objetos decorativos trazem inúmeras possibilidades para a decoração de loja de calçados. Caixas e materiais em madeira, por exemplo, podem entregar um ar mais rústico. Já espelhos com molduras trabalhadas e flores dão um toque vintage ao ambiente. 

decoração para loja de calçados - objetos decorativos
Com os elementos certos, a decoração da sua loja pode ir do retrô ao mais moderno.

A única regra é não abandonar a identidade da marca e ser fiel aos desejos do cliente. De resto, é o momento de soltar a imaginação! Estes são alguns dos objetos mais usados na decoração das lojas:

  • Nichos e prateleiras em formatos diversos
  • Pufes e cadeiras 
  • Displays 
  • Lustres e lâmpadas
  • Móveis em pallet ou madeira
  • Molduras de quadros ou espelhos
  • Gaiolas
  • Flores e folhagens
  • Linhas e barbantes
  • Quadros e pôsteres

Inspirações e ideias

Não sabe como traduzir todas essas dicas para o mundo real? Inspire-se com algumas ideias criativas para decoração de loja de calçados e adapte-as ao seu estabelecimento:

decoração para loja de calçados - inspirações!
Diferentes propostas para decorar uma loja de calçados.

Junto com os produtos e o preço, a decoração é um dos principais atrativos de uma loja de calçados. Siga as dicas que preparamos para ter um ambiente confortável, chamativo e que fidelize os seus clientes! 

Por fim, que tal assinar gratuitamente nossa newsletter e receber mais conteúdos voltados aos lojistas? É só preencher o formulário abaixo e conferir o seu e-mail.

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password