9 dicas de dinâmicas para vendedores de calçados

O faturamento da sua loja de calçados está diminuindo, sua equipe de vendedores anda desmotivada e você não sabe como melhorar a situação? Apostar em novas ideias para motivá-los é essencial. Para que o seu time não perca o ritmo e continue batendo as metas planejadas, confira 9 dicas de dinâmicas para vendedores úteis para o dia a dia da sua loja!

Dinâmicas para realizar com a equipe

A dica principal é fazer com que todos os setores da loja, do atendimento ao administrativo, participem. Lembre-se que quanto mais integrada e parceira for a equipe escolhida para representar o seu negócio, maiores as chances de sucesso!

1. Dinâmica “O que você parece pra mim…”

Objetivo

Pode ser desenvolvida com o objetivo de apontar falhas e exaltar qualidades dos participantes ou para melhorar a sociabilidade da equipe.

Materiais e recursos

Canetas hidrocor, papel cartão e fita crepe.

Como realizar

Com a fita crepe, cole um cartão nas costas de cada participante. Cada membro deve ficar com uma caneta hidrocor. Depois, ao sinal do responsável pela dinâmica, os demais integrantes devem escrever no cartão de cada pessoa a resposta para o questionamento dos coordenadores da dinâmica utilizando apenas uma palavra. Por exemplo: “qual qualidade você destaca na pessoa X?”; “Qual defeito deve ser trabalhado pela pessoa Y?”.

2. Dinâmica “Auxílio Mútuo”

Objetivo

Colaborar na reflexão de como o outro é essencial para a nossa vida.

Materiais e recursos

Um pirulito para cada participante.

Como realizar

Em pé, a equipe deve formar um círculo, e cada um dos integrantes deve receber um pirulito. Depois, as pessoas devem ser orientadas a segurar o pirulito com a mão direita e manter o braço estendido. Ele não pode ser dobrado.

A mão esquerda deve ficar livre. Quando todos estiverem na posição recomendada (braço estendido, doce em mãos, de pé e em círculo), peça para que as pessoas desembrulhem o doce. A mão esquerda pode ser utilizada nesse momento.

Após as orientações, o mediador da dinâmica precisa recolher os papéis e, em seguida, dar um novo comando: “sem sair do lugar em que vocês estão, chupem o pirulito!”. Aguarde até que alguém consiga imaginar como fazer isso, pois só há uma possibilidade, oferecendo-o para pessoa ao lado! Quando isso acontecer, todos ficarão felizes.

Uma boa ideia é iniciar uma discussão sobre o quanto é necessária a colaboração do outro para alcançar determinado objetivo.

3. Dinâmica “Para quem você tira o chapéu?”

Objetivo

Estimular e fortalecer a autoestima.

Materiais e recursos

Um espelho pequeno e um chapéu.

Como realizar

O espelho precisa estar colado no fundo do chapéu. O animador precisa escolher uma pessoa “x” do grupo e questioná-la se ela tira o chapéu para a imagem que vê no espelho, sem dizer que está vendo a si própria. Essa dinâmica pode ser realizada em grandes ou pequenos grupos, e o animador deve fingir que trocou a foto do chapéu antes de convidar a próxima pessoa. Ou seja, a equipe vai acabar falando sobre as próprias qualidades.

4. Dinâmica “Feitiço contra o feiticeiro”

Objetivo

Desenvolver o senso de empatia; de se colocar no lugar do próximo.

Materiais e recursos

Nenhum.

Como realizar

Forme dois grupos e peça para que cada um deles escolha dois micos para o grupo adversário realizar. Depois, cada equipe deve nomear um líder, que vai anunciar em voz alta, para todos escutarem, os desafios definidos pelos colegas. Após a divulgação das prendas, o responsável pela dinâmica anuncia que o nome da brincadeira é “o feitiço virou contra o feiticeiro” e que, agora, os grupos precisam fazer os micos escolhidos por eles mesmos.

5. Dinâmica “Jogo das Mãos”

Objetivo

Trabalhar a habilidade de inovação e buscar soluções em grupo para atingir um objetivo comum.

Materiais e recursos

Sala espaçosa.

Como realizar

Peça para que os participantes fiquem de pé, façam um círculo e deem as mãos. Depois, faça com que eles virem a roda ao contrário, ou seja, fiquem de costas para o círculo formado, mantendo os braços esticados.

É proibido cruzar os braços sobre o peito, soltar as mãos uns dos outros e conversar até que eles cumpram o objetivo, o que só vai acontecer quando um dos integrantes erguer o braço do outro bem alto, formando uma espécie de arco. Assim, os outros vão passar por baixo, até que todos eles fiquem de costas para o centro do círculo.

6. Dinâmica “Anúncios Classificados”

Objetivo

Avaliar a capacidade dos profissionais em falar sobre eles mesmos; demonstrar autoconfiança.

Materiais e recursos

Papel e caneta.

Como realizar

Distribua papel e caneta entre os participantes e peça para eles fazerem uma espécie de anúncio de classificados sobre si mesmos, falando sobre as melhores habilidades na hora de vender, especialidades, os serviços que executam com maior dedicação, etc. Oriente-os a não colocar o nome de quem está escrevendo.

Depois, fixe todos os papéis na parede, faça os participantes lerem os anúncios e tentarem adivinhar sobre quem eles falam. Essa promete boas risadas e surpresas!

7. Dinâmica “Confiança”

Objetivo

Estimular a confiança no trabalho em equipe e valorizar pessoas.

Materiais e recursos

Ambiente espaçoso.

Como realizar

Oriente o grupo a se posicionar um de costas para o outro, mas encostados, ao mesmo tempo, ombro a ombro. Depois, peça para que cada dupla se abaixe até o chão sem encostar as mãos nele. Alguns vão cair, outros vão conseguir de primeira. É ideal para ser realizada no início do expediente, assim os colaboradores vão começar o dia de bom humor.

8. Dinâmica “Uma Letra Só”

Objetivo

Aquecer o raciocínio, estimular e desenvolver a criatividade, além de exercitar a agilidade mental.

Materiais e recursos

Nenhum.

Como realizar

Reúna a turma em círculo e oriente o líder da dinâmica a solicitar um voluntário. O convidado deve ficar em pé e responder perguntas com palavras que comecem com a letra escolhida por ele. Por exemplo:

“Carla com a letra C”.
Pergunta: “Seu nome?”
Resposta: “Caroline”;

Pergunta: “Profissão?”
Resposta: “Cientista”;

Se o participante errar alguma resposta ou hesitar, ele perde a vez, e outro voluntário deve ser chamado.

9. Dinâmica “Salada de frutas”

Objetivo

Trabalhar memória e concentração.

Materiais e recursos

Nenhum.

Como realizar

Organize o grupo em círculo. O facilitador da dinâmica precisa dizer uma fruta e apontar para algum dos participantes; o participante selecionado deve repetir o nome da fruta escolhida pelo responsável e uma nova fruta, escolhida por ele. Depois, a pessoa ao lado direito deve repetir as duas frutas anteriores e acrescentar mais uma. Todos devem fazer a mesma coisa até que alguém erre.

Qual dessas dinâmicas você vai realizar hoje mesmo na sua loja de calçados? Sem dúvidas, cada uma delas vai transformar os seus colaboradores de formas diferentes.

Ao realizar as dinâmicas para vendedores de calçados, se possível, reserve um tempo para ouvir as opiniões do grupo sobre o desenvolvimento do trabalho, saber se possuem ideias para colaborar com o crescimento da loja, como estão emocionalmente… Demonstre que eles são importantes não só como vendedores, mas como seres humanos.

Tem outras sugestões de dinâmicas que podem auxiliar vendedores de calçados? Compartilhe com a gente nos comentários!

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password