Embalagens para calçados: como personalizar a sua?

Você já teve a surpresa de comprar algo e receber o seu pedido em uma embalagem personalizada? Sem dúvidas, essa experiência positiva faz toda a diferença na hora de entregar o seu produto e encantar o cliente, especialmente para quem trabalha com vendas pela internet e entregas.  

Se o seu negócio se encaixa nesse perfil ou você apenas deseja surpreender o seu consumidor, vale a pena fazer com que embalagens para calçados também sejam um diferencial. 

No artigo de hoje, vamos explicar o porquê de investir em uma boa experiência de unboxing e como tornar a entrega do seu produto mais atraente

O que é unboxing?

A prática do unboxing já é bem conhecida pelo público da internet, especialmente os mais jovens. Basicamente, é o ato de tirar o produto da caixa. Porém, não precisa ser algo tão simples assim – e é aí que está o segredo dessa experiência.

Quem recebe um pedido, geralmente, nutre expectativa. A compra por aplicativos, WhatsApp, redes sociais ou e-commerce é sempre diferente de consumir presencialmente. Afinal, na primeira situação, você não sabe 100% como será o produto.

Portanto, somando essa expectativa com um produto de qualidade e o capricho de uma embalagem personalizada, você poderá gerar um episódio perfeito para encantar o cliente

Então, se você quer proporcionar uma experiência completa de unboxing e aumentar as chances de fidelizar o seu cliente, continue a leitura e descubra como transformar a sua embalagem de calçados em um momento de sucesso

Quais as vantagens do unboxing?

No tópico anterior, já deu para ter uma ideia de que o unboxing é importantíssimo para vendas à distância, certo? Esse pequeno cuidado, que passa batido por muitas lojas, pode gerar diversas vantagens para o seu negócio. Confira:

  • O unboxing funciona como um marketing de atração: por ser tão atrativo, as pessoas gostam de compartilhar com outras pessoas, o que irá fazer com que interessados pesquisem pela sua marca e vão naturalmente atrás do seu negócio;
  • Preenche a ausência da venda presencial e garante que a sua marca seja memorável para o consumidor;
  • Melhora a imagem da marca e agrega valor à compra;
Mulher tira selfie com coturno para mostrar embalagens de calçado
Embalagens atrativas e boas experiências de unboxing incentiva clientes a compartilhar o produto em redes sociais.

A importância de conhecer o seu público

Agora que você já sabe todas as vantagens de investir no unboxing, chegou o momento de compreender o seu público para criar a embalagem de calçado ideal. Afinal, para encantar, você precisa criar algo que faça sentido para determinado público, certo?

Por exemplo, se os seus clientes são mulheres jovens, antenadas na internet, que tal compreender um pouco mais do que essas pessoas gostam e trazer para a sua embalagem personalizada?

Esse conhecimento facilita em tudo: na linguagem que será utilizada, nas cores, nos brindes, entre outros fatores.

Inspirações para embalagens 

Após conhecer o seu público, chegou a hora de começar a pensar em como preparar a sua embalagem para a experiência de unboxing. Por isso, separamos algumas inspirações para você.

Uma delas é o clube de livros TAG – Experiências Literárias. A empresa trabalha com a assinatura de livros e, todo mês, envia um kit especial para a casa dos leitores. A TAG vai além do comum e sempre proporciona uma experiência completa de leitura, oferecendo brindes baseados na história do livro. 

Portanto, que tal adotar esse conceito para  as suas embalagens de calçados? Por exemplo, se você for vender um tênis de corrida, experimente personalizar a caixa de acordo com essa temática.

Outra inspiração para a criação dessa experiência de unboxing é a da loja norte-americana Nordstrom Trunk Club, que trabalha com a entrega de caixas com roupas e calçados para o público feminino e masculino. Eles criam um visual completo e enviam tudo por uma embalagem personalizada.

Caixa com sapatos e roupas masculina
Fonte: Reprodução/Nordstrom Trunk Club

Como personalizar a sua embalagem de calçados

A experiência de unboxing começa quando o seu cliente tem o primeiro contato com a embalagem, antes mesmo de olhar o seu interior. Portanto, que tal investir em uma caixa especial, com cores diferentes do comum e mensagens especiais estampadas no cartão?

Nesse caso, convém contratar um designer ou agência de publicidade que pode desenvolver a sua embalagem para calçados de acordo com a sua necessidade. É interessante sempre ter tamanhos diferentes para poder organizar todo tipo de sapato. 

Quanto à mensagem que será estampada na caixa, se você contar com a ajuda de uma agência de publicidade, um redator especializado irá criá-la para você. Mas caso já tenha alguma ideia em mente, pode repassá-la para os profissionais para orientá-los.  

Agora que você já sabe melhor o que é o unboxing, quais as vantagens e ainda verificou algumas inspirações, chegou a hora de pôr as mãos na massa com as nossas dicas de como personalizar a sua embalagem de calçados:

Capriche nos detalhes

Após criar a sua embalagem personalizada, chegou a hora de pensar nos elementos que vão compor o seu embrulho. 

As opções são diversas. Você pode embrulhar o calçado em papel de seda e utilizar cordinhas ou laços para completar o visual. 

Se você quer mexer com outros sentidos do seu consumidor, como o olfato, que tal deixar a embalagem perfumada? Por exemplo, se a sua loja gosta de trabalhar uma identidade jovem e delicada para mulheres, você pode apostar em um aroma mais doce e que traga essa essência.  

Brindes 

Na hora de criar a sua embalagem, um dos itens que não podem faltar são os brindes personalizados. Mais uma vez, ressaltamos a importância de conhecer o seu cliente para saber que tipo de itens você pode enviar.

Por exemplo, para o público infantil, você pode incluir alguns doces, colantes e até mesmo pequenas bexigas dentro da caixa.

Os brindes podem ser diversos, e tudo vai depender do conceito da sua loja e quem são as pessoas que compram com você. 

Outras opções de brindes: canetas, colantes, doces, pins, botons, chaveiros… Enfim, solte a sua imaginação e peça ajuda a uma distribuidora especializada em brindes personalizados. 

Carta ou bilhete 

A sua embalagem personalizada para delivery ficará mais atraente se ela contar com um toque de humanização. Já que a venda não foi fechada pessoalmente, faça esse contato através de uma carta ou bilhete.

Ela pode ser escrita em computador ou à mão, o que a deixará muito mais pessoal e mostrará a conexão do seu negócio com o seu público. 

Você pode agradecer pela preferência e desejar algo que esteja relacionado ao calçado que foi vendido. Se foi uma sandália de salto alto, fale o quanto você espera que a sua cliente se divirta e brilhe com aquele calçado, em qualquer ocasião que ela usar. 

O importante é aproveitar o unboxing como uma ferramenta de vendas, pós-vendas e fortalecimento da sua relação com o cliente. Não veja a embalagem de calçados personalizada como um gasto, e sim como um investimento que fará da sua loja única e memorável. 

Cupons

Quer incentivar o seu cliente a uma próxima compra? Então, a nossa dica é deixar um cupom dentro da embalagem. 

Você pode dar cupom para quem compra pela primeira vez com você ou para presentear algum cliente fiel, que escolheu a sua loja pela quinta vez. Também pode estar associado a alguma  data especial, como Dia da Mulher ou Dia dos Namorados. 

Não deixe de assinar a nossa newsletter para receber mais conteúdos que irão destacar o seu negócio de calçados!

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password