13 estratégias para aumentar as vendas de começo de ano

estratégia para aumentar as vendas

A sazonalidade é muito importante para o comércio. Cada época do ano tem suas particularidades e seu potencial de vendas, e isso influencia diretamente na forma de se planejar.

No começo do ano, é necessário ter uma boa estratégia para aumentar as vendas. Como entre Natal e ano-novo muitas pessoas já gastaram com festas e presentes, você terá que atrair sua atenção para que façam negócio com você nesse período.

Para que seu comércio tenha bons números durante os primeiros meses do novo ano, enumeramos 13 estratégias infalíveis. Vamos conferir?

1. Organize uma queima de estoque

É provável que você tenha disponíveis peças que sobraram do Natal e do ano-novo. Aproveite o baixo volume de vendas e esse estoque remanescente para fazer uma liquidação com esses produtos.

Ofereça descontos realmente atraentes e divulgue que são os últimos pares, influenciando a compra por urgência.

Não se esqueça de anunciar as promoções! Enfeite a vitrine com cartazes, indicando que a loja está com preços especiais, e divulgue em suas redes sociais as melhores ofertas para atrair os clientes.

Ofereça descontos atraentes por peças que sobraram do estoque de final de ano.

2. Ofereça descontos progressivos

O número de produtos vendidos pode ser outra forma de incrementar as vendas. Por isso, ofereça descontos progressivos: quanto maior a quantidade de itens, maior será o abatimento do valor final.

Esse costuma ser um ótimo gatilho para vendas, especialmente em clientes indecisos. Não se esqueça de deixar os descontos bem estabelecidos, e de firmar um limite para o desconto.

3. Venda produtos da estação

Não há forma melhor de atrair os clientes para a sua loja do que vendendo o que eles querem no momento que precisam. Uma tática infalível para melhorar as vendas é preparar o estoque com produtos da estação.

Se você é do ramo calçadista, por exemplo, tenha à disposição sapatos abertos, chinelos e outras opções para o verão. O mesmo vale para o vestuário: roupas mais frescas costumam atrair os clientes. 

4. Venda mais durante as trocas

Se sua loja vendeu muitos presentes durante o período de final de ano, é provável que alguns clientes retornem ao local para realizar trocas. Esse fluxo natural é uma excelente oportunidade para você aumentar suas vendas.

Sempre que um cliente for até o local buscando trocar um presente, fale sobre as promoções disponíveis e pergunte se ele não quer aproveitar os preços baixos para levar mais produtos para casa.

5. Programe sorteios

Que tal programar um sorteio como estratégia para aumentar as vendas? Ofereça cupons para os clientes que comprarem determinado valor ou um número de produtos. 

Como prêmio, a opção mais simples é oferecer vale compras da loja. Se preferir, você também pode disponibilizar itens duráveis, como eletrodomésticos, ou até experiências, como passagens, ingressos de cinema e sessões de massagem.

6. Invista em marketing

Falar sobre marketing pode parecer chover no molhado. Entretanto, muitos lojistas ainda não direcionam seus esforços a uma boa estratégia para atrair clientes, seja pelas redes sociais ou outros tipos de divulgação.

Comece alimentando Facebook e Instagram, anunciando as promoções com antecedência. Faça posts rápidos indicando o número de produtos e os descontos que serão ofertados. Além disso, publique fotos dos produtos mais atrativos como chamariz.

Use as redes sociais para divulgar produtos e promoções e atrair clientes.

Pelo WhatsApp, entre em contato com as pessoas cadastradas na loja. Envie mensagens com algumas das promoções que encontrarão no seu negócio, e convide-os para visitar o local. Lembre-se de não fazer spam, ou você poderá perder os clientes.

Não desconsidere a relevância regional do seu negócio. Utilize meios de divulgação como rádio, panfletos e carros de som que chamem a atenção do público local para a loja.

O e-mail marketing também pode ser uma excelente forma de atração. Utilize a base de clientes cadastrados e anuncie as promoções, e se possível, um desconto exclusivo para quem receber essa mensagem. Nunca compre listas com endereços de e-mail, pois isso é contra a lei e pode gerar muitos problemas!

7. Capriche na vitrine

Para o comércio, não há nada que chame mais a atenção que uma boa vitrine, desde a organização e disposição dos produtos, à decoração adicional e aos indicativos de promoções.

Portanto, capriche nesse tópico! Deixe os produtos bem à mostra como convite para os pedestres. Para decorar, utilize objetos da estação, indicando que a loja está em clima de verão, e que os clientes poderão encontrar itens desse tipo no interior.

Utilize a vitrine como convite para os pedestres entrarem em sua loja.

Quanto aos letreiros, não é necessário poluir o visual, mas deixe os descontos bem aparentes, assim como o indicativo de que as pessoas poderão encontrar bons produtos a ótimos preços no interior da loja. 

8. Treine bem a equipe

Este é outro conselho que sempre aparece para o varejo, e é essencial que seja seguido. Ter uma equipe de vendas bem preparada para atender os clientes pode aumentar consideravelmente suas vendas. 

Ao contrário do fim do ano, em que os vendedores terão que lidar com um grande volume de pessoas, aqui é provável que não haja um fluxo tão intenso. Portanto, o atendimento individual pode ser o fator decisivo para a compra.

Converse com os colaboradores explicando como deve ser a abordagem. Para motivá-los, esclareça sobre as intenções da loja para o ano, bem como as metas e planejamento, e procure incluí-los nessa programação.

9. Trace metas para o ano todo

No início do ano, é muito comum que as pessoas tracem metas pessoais e profissionais, tendo em mente o que querem para esse novo período. Replique essa ideia para o seu negócio, traçando um planejamento detalhado e projeções de crescimento e faturamento.

Leve em consideração seus números atuais, a sazonalidade do mercado e as possibilidades de crescimento. Se você se planejar de maneira organizada, é provável que tenha resultados nos primeiros meses.

10. Mantenha-se atualizado às tendências

Um novo ano sempre traz novidades, seja para o segmento do seu negócio ou relacionadas a gestão e administração. Procure estar atento e continuar se atualizando para oferecer produtos de qualidade e uma melhor experiência de compra aos clientes.

11. Não se desespere!

Muitos comerciantes iniciam o ano buscando resultados imediatos e acabam frustrados com os números alcançados. Entretanto, não há por que se desesperar! Comece a implementar estratégias na sua loja, e os resultados virão naturalmente.

Sempre que trabalhar com metas, busque fazer projeções pessimistas, ou você se frustrará com facilidade. Caso a estratégia não esteja funcionando, vá mudando e adaptando de forma que fique mais próxima da realidade.

12. Converse com os melhores clientes

Essa é uma velha estratégia do comércio, porém que raramente falha. Ligue para os clientes com maior recorrência de compra no seu negócio e avise sobre os novos produtos que chegaram à loja e sobre as promoções que eles poderão aproveitar.

Se possível, ofereça um desconto exclusivo, como gratidão pelo longo tempo de confiança, e também como forma de fazê-lo voltar à loja.

Ofereça descontos exclusivos aos seus melhores clientes.

13. Abasteça o estoque

É impossível ter uma estratégia para aumentar as vendas se seu estoque não estiver preparado. Por isso, com antecedência, não se esqueça de fazer o pedido de novos produtos.

Lembre-se de calcular a quantidade de produtos necessários observando o que você ainda tem em estoque e os itens que têm mais saída na sua loja. Se você estiver bem preparado, sairá à frente da concorrência!

Na Wilson Atacado você encontra centenas de produtos de grandes marcas do mercado, como Havaianas, Ferracini, Moleca e Olympikus, para se preparar para aumentar as vendas no começo do ano. Clique no banner abaixo para conferir!

 

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password