5 dicas para organizar evento de lançamento de produto na loja

evento de lancamento de produto

O evento de lançamento de produto é um momento de confraternização entre a loja de calçados e seus clientes, mas também de negócios. É a oportunidade de divulgar e dar visibilidade para a sua empresa, fidelizar os consumidores que você já tem e conseguir novos compradores.

Pela importância de uma ocasião dessas e da dimensão que ela pode tomar, a palavra-chave deve ser planejamento. Preparamos cinco dicas essenciais para você conseguir organizar com sucesso um evento de lançamento de produto. Confira!

1. Envie convites aos clientes

Envie convites aos seus convidados. E para economizar gastos com a gráfica, mande o cartão por e-mail ou WhatsApp. Se tiver afinidade com programas de design, você mesmo pode criar a arte, caso contrário contrate um profissional para fazer o trabalho.

Junto com a arte do convite, envie uma mensagem personalizada, com o nome do cliente. É uma atitude que demonstra cuidado e cumpre mais uma etapa de um pós-venda eficiente. Peça que seus convidados confirmem presença, assim você terá um número estimado de quantas pessoas vão comparecer.

Esteja preparado para receber um público que não foi convidado diretamente, especialmente se você anunciou nas redes sociais. Isso não será um problema se você tiver se organizado bem. Esta pode ser uma forma de conquistar clientes para a loja. Por isso, receba bem o consumidor e seja cordial no atendimento.

2. Organize e decore a loja

As lojas são os melhores espaços para o lançamento de produtos ou coleções. Até porque o objetivo desses eventos é fidelizar clientes e gerar vendas.

Se for preciso, providencie mais assentos para os convidados se acomodarem. Caso a loja tenha organizado um desfile com a nova coleção de calçados, não se esqueça de delimitar espaço para uma passarela e de acomodar as cadeiras para que todos visualizem facilmente os produtos.

evento de lancamento de produto

Para o evento de lançamento de produto você pode até mudar um pouco o layout da loja, eliminando algumas bancas para abrir espaço para os convidados transitarem com tranquilidade.

Uma decoração especial faz parte da estratégia de lançamento de produto. Se o evento for apresentar uma nova coleção, uma ideia é expor as novidades em uma bancada para que os clientes possam tocar os produtos, sentir a textura, o peso e conferir detalhes.

Outra dica é espalhar balões metalizados e banners com fotos da campanha (negocie essa possibilidade com o fornecedor).

Se o evento de lançamento acontecer na primavera ou no verão e os produtos forem exclusivamente femininos, que tal surpreender e destacar os calçados de um jeito inovador?

Uma dica é providenciar caixas de acrílico altas para servir de suporte para os sapatos. Dentro das caixas, coloque arranjos de flores. Essa decoração cria um clima superfeminino.

Outra ideia, nessa mesma linha da transparência, é usar quadrados de acrílico, colocar os calçados dentro de cada um e empilhar as caixas. Uma alternativa para também chamar a atenção é usar caixotes de madeira.

3. Providencie um coquetel

O coquetel é indispensável em um evento de lançamento de produto. Contrate o serviço de um bufê para oferecer doces e salgados aos clientes. Escolha o cardápio de acordo com o perfil dos convidados e dê preferência às finger foods (alimentos que não precisam de garfo e faca). Peça também versões vegetarianas, sem glúten e sem lactose e coloque plaquinhas com essas informações.

Para as bebidas, dependendo do perfil dos seus clientes, você pode servir opções alcoólicas, como espumantes e chopes, mas tenha sempre versões sem álcool, como sucos, refrigerantes e água (com e sem gás).

Um clima descontraído pede um DJ. Contrate um profissional que seja especializado em eventos corporativos.

Os eventos de lançamento de produtos ou coleções são uma ótima forma de fazer parcerias. Uma confeitaria, por exemplo, pode oferecer descontos ou permutas para que seus doces sejam servidos na festa, em troca da exposição do nome da empresa. Aproveite a oportunidade!

Foto: Katherine Chase

4. Faça sorteios e entregue brindes

Negocie com os fornecedores a disponibilidade de brindes e faça sorteios durante o evento de lançamento de produto. Outra estratégia é entregar brindes aos clientes que efetuarem compras acima de um determinado valor.

O presente pode ser uma bolsa retornável com o nome da marca ou da loja, um copo exclusivo, uma necessaire com produtos de beleza, ingressos para um show ou cinema ou um dia de spa. A entrega do brinde ao cliente é uma forma de fortalecer o vínculo dele com a loja, seja por um produto ou uma experiência.

planilha de fluxo de caixa

5. Ofereça condições especiais de pagamento

O evento de lançamento de produto ou coleção é um dia importante para o seu negócio, e deve ser também para o seu cliente. Além da decoração, do desfile e do coquetel, ofereça condições únicas de pagamento.

São duas possibilidades: você pode conceder um desconto maior à vista ou estender o número de parcelas sem juros para pagamento a prazo. Ou melhor ainda: ofereça as duas e dê ao cliente a oportunidade de escolha.

Para um desconto maior à vista, negocie mais uma vez com o fornecedor. Ele pode participar ajudando na concessão desse desconto. Se a loja trabalha com 5%, que tal oferecer 7% ou 8%?

Para a forma de pagamento a prazo, que tal esticar o parcelamento para 10 vezes sem juros, em vez de cinco ou seis que você já pratica?

Deixe claro ao cliente que são oportunidades únicas em razão do evento de lançamento e que não estarão disponíveis no dia seguinte.

Essas cinco dicas são fundamentais para o sucesso de um evento de lançamento de produto ou coleção. Será uma oportunidade de conseguir mais clientes e fidelizar quem já compra com você.

Assine a nossa newsletter para receber os melhores conteúdos para a gestão da loja de calçados!

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password