Como gerenciar as redes sociais da sua loja de calçados?

gerenciar-redes-sociais

gerenciar-redes-sociais

Participar ativamente das redes sociais deixou de ser um diferencial e é uma atividade fundamental na rotina das marcas. Se o seu público-alvo está em uma plataforma, sua loja também deve estar. Por isso, gerenciar as redes sociais é uma das principais formas de facilitar a comunicação, fortalecer o relacionamento com o cliente e trabalhar o reconhecimento da sua marca.

Entretanto, é preciso garantir que a interação transmita a mensagem correta e afete positivamente o consumidor. Para te ajudar, preparamos um post com várias dicas para gerenciar as redes sociais da sua loja de calçados. Confira!

Por que estar nas redes sociais

O principal papel de uma rede social para uma loja é o estabelecimento de contato entre você e seu público. No entanto, existe uma série de funções secundárias que elas podem cumprir.

Antes de sair publicando, é importante que você entenda isso e estabeleça um foco principal para direcionar suas postagens. Listamos algumas das funções a seguir:

  • Divulgar a marca
  • Ser mais um canal de comunicação com o cliente
  • Divulgar conteúdos educativos/informativos
  • Conseguir novos clientes
  • Conseguir admiradores da sua loja
  • Vender

Não é obrigatório escolher uma delas, mas, caso faça isso, trace uma estratégia que contemple pontos semelhantes e que conversem entre si. Conseguir novos clientes + vender, por exemplo, ou divulgar a marca + publicar conteúdos educativos e informativos.

Em quais redes sociais a loja deve estar

Defina em quais redes sociais faz sentido o seu negócio estar. O Facebook, por exemplo, é praticamente uma unanimidade entre as empresas em razão do enorme alcance de público. A nossa sugestão é que você crie uma página para a sua loja.

Já o Instagram, uma rede de fotos e vídeos, é bastante indicado para negócios de moda e alimentação, por exemplo. Para uma loja de calçados, pode ser uma excelente rede social para divulgação. Você pode abastecer o feed com lançamentos, fazer stories mostrando os produtos na própria loja ou vídeos mais produzidos no IGTV.

Há outras redes que podem ser interessantes dependendo do seu tipo de público: no TikTok é possível criar vídeo rápidos, geralmente com humor, receitas e dicas, e é ideal para o público adolescente; já o Pinterest pode ser utilizado para postar dicas e infográficos; o LinkedIn, por sua vez, é uma rede focada em negócios e empreendedorismo, e é essencial para conhecer fornecedores e parceiros.

Na prática, o que vale mesmo é estar nas redes sociais que o seu cliente utiliza. Descubra onde o seu público-alvo está para se comunicar com as pessoas certas. A melhor (e única) forma de fazer isso é testar. Crie perfis para sua empresa em várias redes e comece a publicar. Se o engajamento não for bom, migre para outra, e assim por diante, até encontrar o local certo.

gerenciar-redes-sociais
Identifique quais redes sociais se comunicam com o público de sua loja.

Como gerenciar as redes sociais da loja de calçados

O que a sua empresa vai publicar nas redes sociais? Depende do objetivo que você quer alcançar. Se for divulgar conteúdos para os seguidores, invista em posts sobre tendências de moda, novidades da nova coleção, dicas de estilo e como combinar o sapato com o visual. Essas publicações podem ser em formato de vídeo e de foto com texto.

Veja exemplos de publicações nas redes sociais:

  • Posts sobre datas comemorativas (ano-novo, Dia da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia do Cliente, Dia das Crianças e Natal)
  • Gifs divertidos
  • Dicas de moda e estilo
  • Promoções da loja
  • Cupons de descontos
  • Lançamentos de produtos e coleções
  • Eventos na loja
  • Ações sociais

Tenha uma frequência de publicações

Tenha e cumpra um calendário de publicações nas redes sociais. Uma frequência ideal é de uma vez por dia, por isso faça a curadoria dos conteúdos antecipadamente para sempre ter o que disparar no perfil da empresa.

Anote datas sazonais e invista em conteúdo voltado a elas, assim como você também pode pegar carona em assuntos em voga (caso haja conexão com a sua loja).

É importante não ficar muitos dias sem publicar. É a rotina de postagens (e também o conteúdo delas) que vai manter o seu público engajado e interessado na sua marca.

Faça testes e publique em horários diferentes nas primeiras semanas até perceber em qual período o engajamento é maior e quando a sua persona está on-line. Patrocine posts para que o seu conteúdo seja entregue a um maior número de usuários.

gerenciar-redes-sociais
Programe uma frequência de publicações para garantir um bom engajamento.

Interaja com os seguidores

Interagir com os seguidores respondendo comentários e avaliações faz parte da rotina de gerenciar as redes sociais da empresa. Isso se aplica não só aos elogios, mas também aos comentários negativos e às avaliações ruins da loja.

Se o negócio receber uma avaliação negativa no Facebook, é imprescindível que você responda. Nem cogite apagar o comentário, pois essa atitude só vai piorar a situação. Também não faça respostas padronizadas; os usuários estão cansados do “estilo telemarketing”, que é impessoal e robótico.

E mais: não dê justificativas na resposta e muito menos tente colocar a culpa no cliente. Assuma o erro, desculpe-se e sugira para o cliente entrar em contato por mensagem privada para que vocês conversem melhor.

Também é importante interagir com seguidores que perguntam o horário de funcionamento da loja, o preço de um produto, tamanhos disponíveis e lançamentos. Seja rápido nas respostas e, se possível, deixe uma pessoa com tempo disponível para atender o público on-line.

Cumprido o dever de casa, chegou a hora de avaliar os resultados. As métricas de engajamento e alcance das publicações vão te ajudar a entender quais os melhores dias e horários para postar e quais conteúdos os seguidores mais gostam: vídeo, texto ou GIF; linguagem formal ou leve; textos informativos ou promoções da loja.

Defina os objetivos

É importante que você tenha uma estratégia bem definida antes de começar a publicar de fato. Determine objetivos mensuráveis, alcançáveis e relevantes para cada mídia. Além de ajudar a chegar nos resultados, isso vai direcionar as suas postagens.

Vale ressaltar que as redes sociais não devem ser o principal canal de vendas da sua loja, mas podem auxiliar indiretamente nas conversões. Veja quais são os objetivos mais buscados com o gerenciamento das redes:

  • Divulgar a marca
  • Oferecer mais um canal de comunicação
  • Fortalecer a relação com os consumidores
  • Segmentar o público
  • Aumentar o número de visitas no site
  • Disponibilizar conteúdos educativos e/ou informativos
  • Prospectar novos clientes
  • Fechar novas vendas

Monte uma estratégia de conteúdo

Já falamos aqui da importância de desenvolver um plano estratégico para gerenciar as redes sociais, mas como isso funciona? Após estabelecer os objetivos e escolher os canais, é hora de planejar a linguagem e os conteúdos que serão publicados.

Conhecer o seu público a fundo é o primeiro passo para entender quais são as informações que ele deseja consumir. Observe o que está sendo feito por outras marcas, estruture um perfil elaborado do seu cliente e pesquise palavras-chave para basear a sua produção.

gerenciar-redes-sociais
Conheça seu público-alvo para montar uma estratégia de conteúdo relevante.

O marketing de conteúdo é uma excelente ferramenta para guiar a jornada do consumidor e oferecer postagens relevantes no momento certo. Você pode começar produzindo posts informativos, educativos, de qualidade e que atraiam a atenção do público.

Se o objetivo da sua estratégia for divulgar informações sobre os produtos, por exemplo, invista em posts sobre tendências de moda, novidades das coleções, dicas de estilo e uso dos calçados. Essas publicações podem ser em formato de vídeo, foto e/ou texto.

Saber aproveitar a sazonalidade dos temas também é indispensável. Crie um calendário com as datas mais importantes do varejo calçadista e planeje-se para abordá-las sem perder o timing.

Monitore os resultados

Cumprido o dever de casa, é hora de avaliar os resultados. Escolha métricas que façam sentido para a sua estratégia – definida lá no começo – para entender quais os melhores dias, horários e conteúdos para postar nas redes da sua loja.

Se a intenção é conseguir fãs para a marca, por exemplo, você deve observar o crescimento de seguidores da página. Estas são as principais métricas para gerenciar as redes sociais:

  • Alcance: mostra como está a distribuição da sua publicação no feed dos usuários.
  • Engajamento: considera o número de curtidas, compartilhamentos, comentários e outras ações do público.
  • Crescimento: analisa o total de pessoas que começaram a seguir o seu perfil.
  • Cliques: acompanha o percentual de pessoas que viram o seu anúncio e clicaram.
  • Rejeição: mostra o quanto o público está rejeitando determinado assunto ou formato.
  • Conversão: lista a quantidade de interações com intenção de compra.

Cada plataforma possui suas métricas, mas todas se baseiam em alcance, engajamento e conversão. Observe os dados, estude suas publicações e faça o monitoramento de redes sociais para obter resultados cada vez melhores!

A gestão de redes sociais exige um plano de ação completo, desde o planejamento das publicações até a análise dos resultados. Que tal receber conteúdos sobre marketing no varejo para aplicar no seu negócio? É só se cadastrar na nossa newsletter!

2 Comments

  • Lucio Trindade Reply

    02/07/2019 at 19:44

    Pesquisando sobre o asunto encontrei esse post, achei bem interessante, vou acompanhar o blog de agora em diante.

    • Distribuidora Wilson Reply

      03/07/2019 at 08:20

      Ficamos muito felizes que gostou, Lucio! Toda semana, tem post novo. Fique por dentro! 😉

Deixe um Comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password