Lojas de calçados no Brás: por que comprar na região?

Famoso em todo o Brasil pelos baixos preços praticados, o bairro é referência em compra e venda atacadista, concentrando diversas lojas de roupas, sapatos, tecidos, acessórios e produtos variados.

Siga no texto para descobrir um pouco mais sobre a história do local e entender como surgiu sua popularidade e a tão conhecida feirinha da madrugada, além de descobrir onde encontrar a Wilson atacados, a sua loja de calçados no Brás.

História do Brás

Segundo o Almanaque dos bairros paulistanos da Folha de S. Paulo, a região recebeu esse nome em homenagem ao português José Brás, dono de uma das chácaras que tomavam a região. 

A história do Brás, assim como seu nome, se funde com a memória da imigração no Brasil. E, além disso, andando pelo local, ainda é possível ter pequenos e grandes vislumbres do passado de São Paulo, mesmo que mal conservado.

Os trilhos do bonde que chacoalham os carros que transitam por suas ruas e a Hospedaria do Brás (hoje Museu da Imigração) não deixam o presente esquecer de seu desenvolvimento enquanto bairro operário que acolheu diversos imigrantes, em especial os vindos da Itália.

Antes dos imigrantes italianos

E, antes dos imigrantes italianos, quando São Paulo era ainda uma vila repleta de escravizados e indígenas, o Brás era uma região com características rurais, formado por chácaras, sítios e fazendas que eram usadas como espaço de descanso e lazer de seus proprietários.

Conta-se que em 1806 José Brás facilitou a travessia até o local, que era cortado pela Várzea do Carmo e sofria com as cheias do Rio Tamanduateí. Exatamente por isso, o bairro recebeu seu nome.

Já em 1867, com a forte cultura do café e a inauguração da Estação do Brás, que tinha como finalidade levar os grãos até o porto de Santos, a indústria, o comércio e os trabalhadores que chegavam em São Paulo encontraram por ali terrenos baratos e passaram a chamar o local de lar.

Hoje uma região conhecida por suas lojas atacadistas, antigamente, o Brás era um bairro de operários e imigrantes.

Um bairro de imigrantes

Com o fim da escravidão e a necessidade de atrair mão de obra barata para os cafezais, bem como com a crise que assolava o velho continente, imigrantes europeus passaram a chegar direto para a Hospedaria do Brás (prédio que, hoje, mesmo sem ter saído do lugar, fica na Mooca). Inaugurada em 1882, ela abrigou milhões de pessoas até o fim de seu funcionamento, em 1978. 

Entre os imigrantes dos mais diversos lugares, os italianos se destacavam em número. E, dentre eles, haviam os que partiam direto para as fazendas e os que preferiram ficar por ali mesmo e tentar a sorte naquela cidade que ainda não era tão grande. 

Assim, o Brás tornou-se um bairro de imigrantes, enfeitando suas ruas com tradições e culinárias que permanecem como marcas da região.

Um bairro de reivindicações

Também pela grande concentração de fábricas e por receber tantas pessoas, o Brás logo se tornou conhecido como casa dos migrantes nordestinos e de operários. Fato que movimentou suas ruas com grandes protestos e reivindicações que tiveram como resultado algumas mudanças significativas, como a jornada de 8 horas e a proibição do trabalho infantil.

Tempo de transformações

E, em 1977, com a construção do metrô que dividiu suas ruas e derrubou diversas de suas casas, o bairro tradicional por sua concentração de italianos e operários começava a dar os primeiros passos em direção ao que faria sua fama nos tempos modernos: as ofertas, sacolas, barraquinhas e lojas de rua.

O Brás hoje

Foi assim que, hoje, mais do que por sua história, o local virou sinônimo de compras, bons preços que atraem pessoas de todos os cantos do país e (antes da pandemia) um mundaréu de gente por todos os cantos.

Brás lotado
As lojas de calçados no brás para atacado chamam lojistas de todos os cantos do país.

Centro de comércio

Desde os anos 70 que o Brás recebe brasileiros de todas as regiões do país, lojistas que caminham por suas ruas buscando abastecer seus estoques e pessoas que aproveitam a estada na cidade para renovar os guarda-roupas. 

Ali é possível encontrar de tudo: acessórios e bijuterias, distribuidoras de calçados para revenda, roupas femininas, masculinas e infantis, moda praia e íntima, produtos para casa, mesa e banho, entre outros itens que lotam sacolas e são revendidos nos mais diversos lugares.

Feirinha da madrugada

E, além das já tradicionais lojas e barraquinhas, a feirinha da madrugada agita o bairro das 3h às 10h da manhã, de segunda a sábado. 

Nascida em 2003 na região da 25 de março e logo transportada para a região, hoje a feira não acontece mais nas ruas, mas sim em estacionamentos e shoppings do bairro. Isso, mantendo os preços atrativos e o horário de funcionamento.

Onde comprar sapatos no Brás?

Concentrando cerca de 50 ruas focadas no comércio, o Brás é considerado o paraíso das compras em atacado. Além da infinidade de lojas de vestuário feminino e masculino, os estabelecimentos focados em sapatos também garantem o abastecimento de lojas de todo o país.

Mesmo com o atípico ano de 2020, em que as projeções apontaram uma queda no consumo de calçados domésticos, espera-se que o setor volte a crescer em 2021. E, apesar da retomada, será  exigido do lojista e empresário do ramo um cuidado ainda maior com estratégia, controle de estoque e escolha de fornecedores. Por isso tradição e experiência são fundamentais para firmar parcerias na revenda de sapatos. 

Você, lojista do setor de calçados que deseja conhecer o Brás, ficar por dentro das últimas tendências e aumentar o estoque para as próximas estações, não deixe de conhecer a loja física da Wilson Atacado, localizada na Rua Cavalheiros, 286. A Distribuidora Wilson, além de oferecer a seus clientes o contato com as maiores marcas do mercado, tem a experiência de mais de 40 anos no ramo atacadista e de vendas nessa tão importante região de São Paulo.

Nela você encontra sapatilhas, chinelos, tênis, sandálias, botas e os mais diversos modelos e variações de sapatos para tornar sua vitrine um gatilho de vendas.

Antes de fazer uma visita, clique no banner e confira os modelos disponíveis no e-commerce da Wilson Atacado.

Distribuidora Wilson131 Posts

A Distribuidora Wilson atua no ramo de atacado calçadista, levando aos clientes marcas renomadas como Ipanema, Havaianas, Moleca, Dakota e outras.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password