Marketing de influência: como aplicar em lojas de calçados

Se você navega pelas redes sociais, provavelmente já foi impactado por alguma ação de marketing de influência. Essa estratégia está cada vez mais em alta, especialmente pelo potencial de instigar consumidores na hora de decidir uma compra. 

A melhor parte sobre esse tipo de ação é que, não importa qual o seu ramo de atuação, ela será eficiente. Portanto, sim, o setor calçadista pode aproveitar muito bem essa estratégia. 

Ficou curioso e quer saber mais? Continue a leitura desse artigo e conheça o marketing de influência para lojas de calçados. 

O que é marketing de influência?

Como já dissemos, se você gosta de navegar pelas redes sociais já deve ter se deparado com alguma pessoa de influência divulgando ou dando uma opinião sobre algum produto. Às vezes isso acontece de forma muito sutil e, por isso, acaba por ter uma ótima aceitação do público. 

O marketing de influência consiste em uma estratégia feita com o auxílio de uma pessoa que tem determinada relevância e notoriedade dentro das redes sociais, de uma cidade ou do país, como é o caso de pessoas famosas. 

Inclusive, existem pessoas que trabalham unicamente com isso, os chamados digital influencers. Com diversos seguidores e bom engajamento, eles acabam por servir como prova social ao dividir a experiência com a compra de um produto ou serviço.

Esse diálogo entre público e digital influencer torna o processo mais humanizado, além de passar confiança e gerar credibilidade para o seu negócio. 

Quais as vantagens dessa estratégia?

Além de construir uma ponte entre a sua loja de calçados e o público, o marketing de influência tem muitas outras vantagens, que provam o quão interessante é apostar nessa estratégia. 

Em primeiro lugar, vale dizer que ela pode ser bem acessível! Existem, sim, digital influencers a nível nacional e, obviamente, eles irão cobrar valores mais altos. Entretanto, se a sua loja for um negócio local e menor, é possível negociar com pessoas de destaque da sua cidade ou região!

Muitas cidades têm os seus próprios influencers que, inclusive, já estão acostumados a trabalhar com as lojas e serviços locais. Essas pessoas podem cobrar valores menores ou, até mesmo, trabalhar com permutas. 

Outra vantagem são os resultados. Sim, o marketing de influência dá muito certo! Existe uma grande diferença entre receber um anúncio indesejado, enquanto navega pelas redes, e encontrar um influencer que a pessoa admira falando, de forma natural, sobre o último tênis que comprou. 

Uma marca que é um ótimo exemplo de trabalho com influencers são os calçados Dakota. No perfil das redes sociais, eles apostam em posts com blogueiras e atrizes famosas, como Juliana Paes. Não há dúvidas de que a estrela da Globo tem um alto potencial de persuasão, certo?

A estratégia de marketing de influência pode ser essencial para atrair clientes para a loja de calçados. 

A estratégia de marketing de influência pode ser essencial para atrair clientes para a loja de calçados.

Como já dissemos, mas é válido voltar a repetir, o marketing de influência reforça a confiança do público na sua marca. Especialmente para pessoas que não se sentem confortáveis para comprar em lojas que ainda não conhecem. 

Quando essas pessoas ouvem ou vêem que o influencer comprou, aprovou e indica, se sentem seguras para conhecer e fazer suas compras

Agora que você já conhece as vantagens do marketing de influência, vamos dar algumas dicas de como trabalhar com essa estratégia. 

Como aplicar o marketing de influência?

A nossa principal dica é que não faça essa estratégia por conta própria, especialmente se você for trabalhar com grandes influencers e a nível nacional. Afinal, é preciso ter um planejamento bem estruturado, assim como uma boa organização da verba disponível. 

Portanto, sempre recorra a profissionais de marketing. Você pode contratar um como freelancer ou, se preferir, verificar agências de publicidade que ofereçam esse serviço. 

Apesar de ser indicado contar com um profissional, há algumas tarefas que você pode fazer para ajudar a aplicar da melhor forma o marketing de influência no seu negócio

Primeiro, tenha em mente qual o seu objetivo. Você deseja divulgar um produto em particular ou um serviço? O foco é alcançar a nível nacional, na cidade ou regional? Esses são exemplos de perguntas que devem ser respondidas por você e, dessa forma, convém que já tenha as respostas antes de ir até uma agência. 

Outro ponto fundamental é conhecer muito bem o seu público-alvo. O influenciador digital deve fazer sentido para os consumidores. Não adianta escolher alguém que faça parte de um universo diferente dos seus clientes e, consequentemente, gerar estranhamento. 

Uma boa dica é ter uma persona. Ou seja, um cliente fictício que representa quem é o seu consumidor ideal. Enquanto o público-alvo é um conceito mais genérico, nesse modelo o objetivo é criar alguém que tenha nome, hobbies e hábitos. 

Para compreender melhor, confira a diferença entre persona e público alvo:

  • Persona: Ana Carolina, 34 anos, assistente social, dois filhos. Gosta de ir à igreja, ao shopping e dar passeios com a família.
  • Público-alvo: mulheres na faixa etária dos 30 aos 60, com filhos. 

O primeiro é mais personalizado e, portanto, ideal para as estratégias de influencers, já que o objetivo é encontrar influenciadores que tenham afinidades com o seu público, seja de hobbies, esportes ou abordagem na forma de falar. 

Encontrar digital influencer para loja de calçados requer bastante estudo e olhar estratégico.

Outro ponto que você pode pensar é que tipo de influencer você gostaria que falasse pela sua marca. É importante que sinta essa afinidade para futuramente não haver nenhum tipo de problema. Para isso, procure olhar o perfil da pessoa antes, explique ao profissional de marketing que tipo de influenciador você quer e, muito importante, confie no trabalho dessas pessoas. 

Com um bom plano de marketing para loja de calçados e os profissionais certos, a sua estratégia pode ser um verdadeiro sucesso e trazer ótimo retorno não só financeiro, como também social. 

Além disso, você pode estudar outros meios de como criar um bom relacionamento com seus clientes dentro das redes sociais, assim, a sua estratégia será fortalecida. 

Para te ajudar, criamos um kit completo com várias dicas e checklists do que você precisa fazer. Faça agora o download gratuito! Basta clicar na imagem abaixo e você terá acesso ao conteúdo completo.

Distribuidora Wilson131 Posts

A Distribuidora Wilson atua no ramo de atacado calçadista, levando aos clientes marcas renomadas como Ipanema, Havaianas, Moleca, Dakota e outras.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password