Marketing digital para pequenos negócios: como iniciar?

marketing digital para pequenos negócios

Após muita análise, você decidiu iniciar um trabalho de marketing digital para o seu negócio. No entanto, logo surgem as dúvidas: por onde começar? O que é preciso para promover as estratégias e garantir bons resultados? É necessário um alto investimento?

Todas essas questões podem causar um certo desespero, entretanto, com planejamento adequado e muito estudo, o processo torna-se eficiente e duradouro. Se bem empregado, o marketing digital para pequenos negócios pode contribuir muito para o crescimento empresarial!

Está pronto para começar? Continue a leitura e confira as melhores dicas e estratégias para investir em marketing digital agora mesmo.

Por que estar no ambiente digital?

Antes de começar a pensar nas melhores estratégias de marketing digital, você precisa compreender a importância do cenário e como ele se diferencia do marketing tradicional. Listamos os cinco pontos principais:

1. Concorrência

Conhece o ditado que diz “enquanto você dorme, a concorrência trabalha”? Pois imagine só se, ao procurar por um produto, o seu potencial cliente encontre apenas o seu concorrente, e não você. Não é nada legal, não é mesmo? Estar presente nos canais digitais é, antes de tudo, garantir o seu espaço.

2. Autoridade

Uma vez que a sua presença no ambiente virtual esteja sólida, mais pessoas e potenciais compradores podem te conhecer e, no instante da compra, lembrarem da sua marca. Você ganha autoridade e visibilidade!

3. Atendimento

Ao contrário do meio físico, agora você tem a possibilidade de oferecer vários canais de atendimento ao seu cliente. Com diferentes opções de contato, como e-mail, chat, chatbot e mídias sociais, você flexibiliza e deixa o seu consumidor livre para se expressar e tirar dúvidas.

marketing digital para pequenos negócios - ambiente virtual
O marketing digital aproxima a marca e o cliente, agilizando e oferecendo novos meios de comunicação.

4. Visão

Com a interação direta com os consumidores, fica mais fácil acompanhar a reputação da sua marca. Além de visualizar reclamações e elogios, você consegue entender em tempo real como a sua marca está sendo percebida e, se for o caso, tomar atitudes assertivas com rapidez.

5. Acompanhamento

É fundamental entender e acompanhar as tendências do mercado, principalmente se esses avanços trazem benefícios à maioria dos seus concorrentes. No ambiente digital, fica muito mais fácil.

Afinal, o que é marketing digital?

Mais do que promover uma marca ou oferecer determinado produto, o marketing digital entrega ao consumidor exatamente aquilo que ele precisa ou deseja, no momento certo. Por meio de mensagens rápidas, personalizadas e que agregam valor, ele é capaz de atrair, envolver e engajar seus públicos-alvo.

Falar em estratégias de marketing digital é pensar em uma comunicação bilateral, que, por meio de ferramentas, meios e canais digitais, é capaz de dialogar e criar conexões com a audiência. Para o empreendedor, também existem muitas vantagens. Confira as cinco principais:

1. Segmentação

Um bom trabalho de marketing digital viabiliza maior compreensão sobre o seu público-alvo. Com o apoio de ferramentas de análise e monitoramento, você acessa dados demográficos, econômicos e informações de comportamento, como o tempo de leitura no site.

Dessa maneira, as ações tomadas são bem mais efetivas e direcionadas, além de possuírem muito mais chances de sucesso, já que você está falando diretamente com o seu potencial comprador.

2. Aproximação

Interatividade e aproximação com o cliente são aspectos favoráveis para a sua presença na rede. Com feedbacks constantes e uma visão mais próxima do consumidor, suas chances de conquistá-lo e criar um relacionamento são bem maiores.

3. Engajamento

Clientes engajados com o seu negócio são valiosos! Chamados de “defensores” da marca, eles também fazem o papel de divulgação dos seus produtos. Como consegui-los? Investindo em ações bem elaboradas e contínuas, que criam e fortalecem o estreitamento entre marca e consumidor.

marketing digital para pequenos negócios - o que significa
A internet trouxe novas possibilidades de interação, permitindo que sua marca crie relacionamentos com o público.

4. Investimento

Com um gerenciamento assertivo dos canais digitais, você consegue colocar em prática suas ações sem desperdiçar dinheiro. Existem diversas plataformas pagas para garantir que seu investimento seja mais certeiro e direcionado, trazendo resultados satisfatórios para o seu negócio.

calculadora de fluxo de caixa

5. Mensuração

Campanhas no ambiente digital oferecem resultados palpáveis, ou seja, informações completas sobre as ações tomadas. Quantas pessoas clicaram, quantas rejeitaram, qual foi a taxa de abertura, qual o número de conversões gerados, quantos usuários foram atingidos, entre outros dados.

Entendendo o público

O primeiro passo para pensar em ações de marketing digital para pequenos negócios é estabelecer o público que se deseja atingir. Esse reconhecimento exige muito estudo sobre os compradores da sua loja e pode demandar bastante análise.

Idade e gênero não são suficientes. Você precisa conhecer os hábitos desse comprador: o que ele gosta de fazer, com o que trabalha, quais são as suas decisões mais frequentes e quais os gatilhos que o levam à compra.

Só assim você saberá quem realmente se interessa pelo seu negócio e quem são os seus potenciais clientes. Identificando o público e suas ações, todos os investimentos serão direcionados para ele.

Escolhendo os canais

Agora que você já sabe quem são as pessoas que se interessam pelo seu negócio, é preciso entender as melhores formas de se comunicar com elas. Definir as plataformas é uma das principais questões de quem quer aprender sobre marketing digital, afinal, existem diversas formas de chegar ao público.

Você pode optar pelo gerenciamento de redes sociais tradicionais, como o Facebook, o Instagram e o YouTube, adotar uma abordagem mais formal, utilizando o LinkedIn, ou investir em plataformas modernas, como o Tik Tok. A estratégia também pode incluir o uso de várias mídias, apenas lembre-se de criar conteúdo de interesse do público e condizente com a imagem da marca.

Um blog corporativo, por exemplo, é um espaço para trabalhar conteúdos mais extensos voltados ao segmento. A criação de um site da marca também é bastante útil, pois, além de servir como um canal de atendimento ao cliente, pode ser utilizado como uma plataforma de vendas.

Outros canais para investir são os anúncios pagos no Google Adwords e Facebook Ads, que são ótimos serviços de publicidade para ganho de autoridade, visibilidade e aumento nas vendas. Em todos casos, compreender as plataformas e possuir uma equipe capacitada é indispensável.

marketing digital para pequenos negócios - canais
Conhecer as plataformas e saber onde o seu público está é essencial para começar a definir as estratégias.

Adotando estratégias

Depois de entender a fundo o mercado, os públicos e os canais de comunicação, chegou a hora de colocar a mão na massa. Existem diversas estratégias de marketing digital, mas uma em especial está trazendo os melhores resultados com o menor custo: o marketing de conteúdo.

Trata-se de uma das ferramentas do inbound marketing, cujo objetivo é atrair o público e despertar o interesse por seus produtos. Para isso, cria-se um conteúdo relevante e que dá conta dos anseios do público, seja tirando dúvidas, oferecendo soluções ou ofertando produtos e serviços.

Tais conteúdos podem ser disponibilizados em um blog, nas redes sociais, no próprio site da marca, em vídeos, webinars, e-mails e até playlists. As ofertas de valor, que são conteúdos mais densos, como e-books, planilhas e infográficos, também são muito utilizadas para conectar-se com a audiência.

Cursos e portais de marketing digital

Pronto para começar a nova jornada e alavancar os negócios? Separamos as melhores fontes para aprender sobre marketing digital na internet:

O marketing digital para pequenos negócios demanda planejamento e pesquisa, mas os resultados são recompensadores. Que tal ter acesso a conteúdos inéditos sobre gestão e varejo? Basta preencher o formulário e assinar a nossa newsletter!

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password