Marketing digital para pequenos negócios: como iniciar?

marketing digital para pequenos negócios

Após muita análise, você decidiu iniciar um trabalho de marketing digital para sua loja. Mas por onde começar? O que é preciso para promover as estratégias? É necessário um alto investimento?

Todas essas dúvidas podem causar um certo desespero, entretanto, com planejamento adequado e muito estudo, o processo torna-se bem mais eficiente e duradouro. Se bem empregado, o marketing digital para pequenos negócios pode contribuir para o acelerado crescimento empresarial.

Por que devo estar no ambiente digital?

Antes de pensar em investir em marketing digital, você deve compreender a importância em estar também no ambiente digital. Se ainda não tem a percepção da relevância, listamos cinco bons motivos:

1. Concorrência: conhece aquele ditado que “enquanto você dorme, a concorrência trabalha”? Pois bem, imagine só seu potencial cliente procurar na rede por um produto, encontrar a concorrência e não você. Não é nada legal, não é mesmo?

2. Autoridade: com sua marca no ambiente virtual, mais pessoas e potenciais compradores podem te conhecer e lembrar de sua empresa no instante da compra. Você ganha autoridade e visibilidade!

3. Canais de atendimento: ao contrário do meio físico, agora você tem a possibilidade de oferecer vários canais de atendimento ao seu cliente. Com a grande quantidade de opções de contato, como e-mail, chat, chatbot, mídias sociais, você flexibiliza e deixa seu consumidor mais à vontade para tirar as suas dúvidas.

4. Visão mais ampla: com a interação direta de seus consumidores, torna-se mais fácil compreender e ter uma visão mais ampla sobre a reputação da marca; se há reclamações, elogios, a qualidade no atendimento e mais uma infinidade de informações.

5. Acompanhamento de mercado: é fundamental entender e acompanhar as tendências do mercado, principalmente se esses avanços trazem benefícios à maioria dos seus concorrentes.

A importância do marketing digital para pequenos negócios

A grande maioria das empresas necessita do marketing digital. Ele pode ser totalmente responsável ou favorecer o aumento do faturamento do seu negócio, alavancar as vendas e prospectar potenciais compradores e investidores.

Entretanto, não existe uma fórmula mágica, e não será de uma hora para a outra que sua empresa colherá os frutos. É necessário um trabalho forte, ativo, longevo e cauteloso.

Para facilitar o seu entendimento, listamos também cinco benefícios do marketing digital para sua loja. Confira:

1. Poder de segmentação: um bom trabalho de marketing digital viabiliza maior compreensão sobre seu público. Há ferramentas de análise e monitoramento que disponibilizam dados sobre gênero, idade, localização e tempo de leitura no site, por exemplo. Dessa maneira, suas ações são bem mais efetivas e direcionadas, com chances muito maiores de sucesso, já que você está falando diretamente com seu potencial comprador.

2. Aproximação: interatividade e aproximação com o cliente são aspectos favoráveis para sua presença na rede. Com feedbacks constantes e uma visão mais próxima do consumidor, suas chances de conquistá-lo e criar um relacionamento são bem maiores.

3. Engajamento: clientes engajados com o seu negócio são valiosos! Eles são chamados de “defensores” da marca. Ações bem elaboradas e contínuas de marketing digital podem oferecer esse estreitamento entre marca e consumidor.

4. Investimento: existem plataformas pagas para colocar em prática suas ações. Tanto Google quanto Facebook propiciam que seu investimento seja mais certeiro e direcionado, trazendo resultados mais satisfatórios.

5. Mensuração tangível: campanhas no ambiente digital oferecem resultados palpáveis, ou seja, você conta com informações completas daquela determinada ação. Quantos clicaram, quantos rejeitaram, a taxa de abertura, conversões, o número de usuários alcançados, etc.

Por onde começar?

Agora que você entendeu a importância do marketing digital para seu negócio, iniciar o trabalho não será tão dificultoso. Vale lembrar novamente que as ações e práticas envolvidas são, em grande parte, com resultados a longo prazo. Não seja precipitado e queira logo de cara lucros e rendimentos com as aplicações.

Planejamento. Esta é a palavra-chave para o ínicio de um trabalho de marketing digital. Para isso, contrate uma equipe especializada para iniciar o processo.

Público

O primeiro de tudo é estabelecer o público que deseja atingir. Esse reconhecimento exige muito estudo sobre os compradores de sua loja e pode demandar muita análise.

Idade e sexo não são suficientes. Você precisa saber os hábitos desse comprador. O que ele gosta de fazer, com o que trabalha, suas tomadas de decisão e quais são os gatilhos que o levam à compra.

E o porquê de tudo isso? Para entender quem realmente se interessa pelo seu negócio e é um potencial cliente. Identificando o público, todas as suas ações, interações, investimentos e anúncios serão direcionados a ela.

Estratégia de atuação

Em quais canais essas pessoas estão? Existem diversas formas de chegar ao seu público. Defina as plataformas de marketing digital mais adequados ao seu público e volte suas ações para ele.

Você pode optar por redes sociais como o Facebook, Instagram, Pinterest e Flickr, se o seu consumidor prefere interações mais visuais. Ou escolher o LinkedIn, para abordagens mais formais. Twitter, YouTube, Vimeo e Google Plus também são outras alternativas. A estratégia pode incluir o uso de várias mídias, mas, lembre-se que você deverá produzir conteúdo de acordo com a proposta e interesses do público que as utilizam.

Um blog corporativo é um espaço para a marca apresentar conteúdos mais extensos voltados à empresa e ao segmento. Para implementá-lo, planeje um direcionamento de conteúdo para os assuntos que serão abordados. Vale a pena estudar um pouquinho sobre marketing de conteúdo para entender os aspectos de autoridade e rankeamento na rede.

A criação de um site da marca pode ser bastante útil. Além de servir como mais um canal de atendimento ao seu cliente, pode ser utilizado como uma plataforma para vendas, no caso de um e-commerce.

Anúncios pagos no Google Adwords e Facebook Ads são ótimos serviços de publicidade para o ganho de autoridade, visibilidade e aumento nas vendas.

Equipe

De nada adianta investir em marketing digital para sua loja, se a equipe não está qualificada. A partir de agora, deve haver um novo tipo de abordagem e relacionamento com os clientes na rede.

É preciso conhecimento e agilidade no atendimento e no contato com esse consumidor no meio digital. Capacite seu time de funcionários para responder de forma adequada nesses canais, auxiliando com dúvidas mais frequentes.

O planejamento de execução do marketing digital para pequenos negócios só surtirá efeito se houver a dedicação e conhecimentos necessários. Para ajudar neste processo, leia nosso post sobre a diferença entre atender e entender o cliente.

 

Foto: Domenico Loia

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password