Marketing para marketplace: dicas para sua loja de calçados

Traçar estratégias de marketing para marketplace é essencial para divulgar a sua loja on-line e aumentar as oportunidades de ser encontrado por bons clientes e, consequentemente, promover o aumento das suas vendas. 

Assim como acontece com as lojas físicas, nas digitais a concorrência também é acirrada e, portanto, é necessário saber comunicar-se, divulgar e posicionar-se para oferecer a melhor experiência para os consumidores. 

Se você está decidido a trabalhar na internet, conhecer o marketplace e planejar ações de marketing, além de aplicá-las, é crucial. Continue a leitura e confira as nossas dicas!

propaganda para loja de calçadosO que é marketplace?

O marketplace é muito semelhante a um shopping, porém, virtual. Da mesma forma que esses espaços têm diversas lojas com diferentes produtos, esse modelo de negócio on-line funciona do mesmo jeito. 

Ou seja, o marketplace é uma plataforma com diversas lojas e produtos. A exemplo, podemos citar o Mercado Livre, site referência no modelo de negócios e que, provavelmente, você já deve conhecer e ter comprado algo nele. 

Se você deseja vender on-line, mas não tem condições de desenvolver um site, o marketplace é o caminho ideal. Vale ressaltar o quanto as vendas no mundo digital estão crescendo e, por isso, essa é uma ótima oportunidade para a sua loja de calçados.

Por exemplo, no primeiro trimestre de 2021, as vendas em e-commerce (sites) tiveram crescimento de 57,4% em comparação ao mesmo período de 2020. Essa mudança de comportamento por parte do consumidor foi influenciada pela pandemia, que reduziu o comércio físico e, consequentemente, forçou os clientes a migrarem para o digital. 

Benefícios de um marketplace

Você deve estar se perguntando quais as vantagens do marketplace, certo? Já indicamos duas: o aumento das vendas on-line e a praticidade de estar na internet sem precisar desenvolver um site próprio. Mas além delas há muitas outras, como veremos adiante. 

Exige menores custos de produção

Criar um site do zero não é nada barato. Para que a plataforma seja um sucesso, você precisaria contratar alguém que seja extremamente competente e que ofereça um bom trabalho. Além disso, teria custos de domínio, servidor, entre outros. 

Para quem está começando, todos esses gastos podem ser bastante significativos. Portanto, convém escolher uma opção mais acessível, como o marketplace. 

Isso porque o marketplace já vem estruturado e bem definido para vendas. Tudo o que você precisa fazer é cadastrar os seus produtos. Mesmo que tenha um valor a pagar pelo uso, ainda há vantagem. Existem planos mensais e anuais.

Ser encontrado com mais facilidade

Sem dúvidas, essa é uma das maiores preocupações de quem vende on-line. Se você criasse o seu site do zero, pensar em como ser encontrado seria muito mais complicado.

Mulher negra fazendo compras online
O marketing digital para marketplace é um aliado para o seu público encontrá-lo com mais facilidade.

O marketplace torna esse processo muito fácil, já que ele mostra os produtos inseridos na plataforma e que estejam relacionados com a busca que a pessoa digitou.

Por exemplo, se alguém procurar “chinelos Havaianas”, todos os produtos relacionados a essa categoria irão aparecer nos resultados para o consumidor. E, nisso, a sua loja irá surgir e será facilmente encontrada. 

Claro, a concorrência é muito grande. Porém, as chances de ser encontrado e fechar uma venda no marketplace com calçados também é!

Demanda menos gastos com marketing

Justamente por haver a facilidade em ser encontrado e pelo próprio marketplace oferecer espaço para expor os produtos, os investimentos para marketing não precisam ser tão altos. 

Ao contrário do seu próprio site, que você precisa divulgar com mais constância para ter bons resultados, no marketplace isso acontece de forma mais fácil, até mesmo porque, diariamente, diversas pessoas visitam essas plataformas. 

Entretanto, mesmo os gastos sendo menores, vale a pena investir em marketing para marketplace, e iremos te ensinar a como fazer isso. 

Estratégias de marketing

Como se costuma dizer, “quem não é visto não é lembrado”. Mesmo que o marketplace ofereça mais chances da sua loja ser encontrada e visualizada, quem quer faturar mais e sair da zona de conforto precisa fazer alguns investimentos. 

Além disso, é crucial ter estratégias que, no caso, irão depender da sua criatividade e conhecimento no assunto. Portanto, separamos algumas dicas que farão a diferença para as suas estratégias de marketing digital.  

Invista em redes sociais

É impossível negar o papel das redes sociais para quem quer vender on-line. Elas são de suma importância para divulgar, interagir e conquistar o seu público. Entretanto, é importante entender como cada uma funciona, assim como qual é o melhor canal para o seu público e para o marketing da loja de calçados

O Instagram, por exemplo, é ótimo para ganhar relevância de forma orgânica. Porém, é importante lembrar que essa é uma rede social bastante visual. Por isso, você terá que trazer boas fotos, vídeos e explorar ao máximo os recursos oferecidos pelo app, como o reels, que é excelente para ser descoberto por quem ainda não acompanha o perfil da loja. 

Aqui no blog temos conteúdos que irão te explicar tudo sobre Facebook, Instagram e WhatsApp, para que você venda e divulgue melhor o seu trabalho:

Utilize as boas práticas de SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou seja, otimização para mecanismos de buscas. Se você nunca ouviu falar sobre isso, nós vamos explicar: essa é uma estratégia aplicada para melhorar o posicionamento dentro do Google, ou seja, ser encontrado com mais facilidade. 

O SEO consiste em diversas práticas que são inseridas dentro de um conteúdo e, em seguida, o Google irá “escanear” essa página e verificar se o que ela oferece tem qualidade e é interessante para os internautas. 

Para entender o básico que você precisa saber para o SEO do seu marketplace, indicamos que assista ao vídeo do canal Ideia no Ar, que faz um resumo de forma didática sobre a estratégia de conteúdo. 

Produza conteúdo

Uma boa estratégia de marketing para marketplace é produzir conteúdos, que podem ser na forma de textos ou vídeo. Por não haver o contato com o cliente, é essencial oferecer boas informações para que ele tire as dúvidas e tenha uma experiência de compra mais guiada. 

Portanto, que tal fazer um vídeo mostrando o produto com mais detalhes, como ele fica no corpo e explicando melhor os materiais utilizados? Esse tipo de informação é importante para ajudar a fechar a compra. 

Os conteúdos também podem ser produzidos nas suas redes sociais, em forma de dicas, vídeos, fotos, enfim, há muitas opções para serem exploradas. 

Crie uma persona

A persona é uma representação do seu cliente ideal que ajuda a direcionar melhor as estratégias. Por exemplo, imaginemos que o seu público são jovens de 17 a 35 anos, do gênero masculino. A persona poderia ser Luiz, 24 anos, fã de esportes e que trabalha como contador. 

A persona sempre será mais detalhada que o público-alvo, levará em consideração os hobbies, as atividades do dia a dia, enfim, o universo do cliente ideal. Isso tudo é muito importante porque irá ajudar você a criar conteúdos, descrições de produtos e posts que façam sentido e chamem a atenção desse grupo de pessoas. 

Defina um calendário de datas importantes

Se há algo que muitos lojistas pecam, especialmente os que trabalham no meio digital, é em não criar um calendário de datas importantes para o e-commerce. 

Quando você não tem definido as comemorações e momentos que oferecem oportunidades para a sua loja, dificilmente irá conseguir criar campanhas consistentes e gerar vendas na ocasião. 

Com um calendário, você conseguirá estruturar um plano de marketing para sua loja de calçados e, assim, terá tempo suficiente para preparar boas promoções e campanhas. 

Faça boas descrições e fotos de produtos

Esse é um ponto crucial e que merece a sua total atenção. Quando o assunto é vendas no universo digital, fotografias e descrições são essenciais! 

A venda digital deixa uma lacuna no atendimento, que seriam as explicações dadas pelos vendedores, a sensação de ver o produto ao vivo e a oportunidade de tirar dúvidas. 

Com a ausência disso, é preciso empenhar-se em passar o máximo de informações possíveis, de forma detalhada e bem escrita. 

Sendo assim, coloque todos os dados do produto (medida, peso, cores, material), dê dicas de uso, informe se ele é vegano ou não (acredite, isso faz a diferença!) e insira outras informações relevantes. 

Na hora de fotografar o produto, capriche nos ângulos, na iluminação e tente captar bem os mínimos detalhes.

Mulher asiática fotografando calçado
Boas fotografias são essenciais para uma boa estratégia de marketing para lojas de calçados.

As estratégias de marketing para marketplace, quando planejadas e estruturadas para acontecerem juntas, trazem resultados positivos para o seu negócio. Lembre-se de sempre ser cuidadoso e busque aprofundar-se no assunto para oferecer uma boa experiência ao seu público. 

Para começar os seus estudos sobre marketing para marketplace, indicamos o nosso kit de relacionamento com o cliente, com diversos materiais que irão ajudá-lo a posicionar-se na internet e a atender melhor os consumidores. Clique no banner abaixo e faça o download gratuito!

Distribuidora Wilson131 Posts

A Distribuidora Wilson atua no ramo de atacado calçadista, levando aos clientes marcas renomadas como Ipanema, Havaianas, Moleca, Dakota e outras.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password