7 dicas eficientes para organizar o estoque de sua loja de calçados

organizar o estoque

É fundamental organizar o estoque para que o dinheiro investido nas mercadorias tenha sucesso, retorno financeiro nas revendas e rotatividade entre os produtos que chegam e saem.

Há uma constante busca pelo equilíbrio entre prateleira e estoque em lojas de calçados. Separamos cinco dicas para facilitar o controle de estoque e tornar esses processos mais fáceis e práticos de serem realizados. Veja!

1. Nem falta, nem excesso

Se por um lado estoque parado “é dinheiro parado”, mercadorias em falta são extremamente prejudiciais ao lojista e também ao consumidor. Quer algo mais decepcionante que dizer ao cliente que o produto está em falta?

Estar desatualizado e acomodado é um grande risco. Talvez, esses problemas estejam acontecendo pela falta de pesquisa de mercado, de cliente e tendências. Por isso, pesquise e saiba o que está em alta no segmento, quais as melhores estratégias de atuação e a demanda para datas sazonais.

2. Inventário rotativo

A prática do estoque rotativo visa determinar um controle periódico de todos os produtos, com a definição de ciclos regulares para a contagem. Deixe uma equipe responsável para isso, mas também esteja ciente dos processos.

Se tudo for executado de acordo com o planejamento e periodicamente, falhas na contagem, na reposição, rotatividade dos produtos e nas operações serão menores.

organizar o estoque

3. PEPS e UEPS

Você já ouviu falar nas siglas PEPS e UEPS? Tratam-se de métodos para controle de estoque.

PEPS significa Primeiro que Entra, Primeiro que Sai. Ou seja, a prática sugere dar prioridade aos produtos de acordo com sua chegada ao estoque, uma espécie de ordem cronológica. Se há confusão e transtornos no giro dos produtos estocados, o método pode ser bastante útil.

Já a técnica UEPS segue a premissa do Último que Entra, Primeiro que Sai. No entanto, é levado em consideração o preço do último lote que chegou ao estoque.

4. Contato com fornecedores

A relação entre empresa e fornecedor deve ser muito bem firmada antes de “assinar o contrato”. Agilidade na entrega e atendimento de qualidade necessitam ser prioridade, além de cumprimento de prazos e horários.

O ideal é ter uma fornecedora que esteja aberta para negociações e que também possa oferecer um panorama sobre o mercado. Mantenha contato com a empresa, pesquise por produtos, negocie preços, valores e prazos.

Fornecedoras flexíveis vão possibilitar um fluxo de vendas e organização de estoque muito mais agradáveis e assertivas.

5. Ações para produtos pouco vendidos

Ter produtos parados no estoque não é nada bom – fundamentalmente ao caixa da empresa. Para evitar esse tipo de problema, esteja inteirado sobre o mercado e não opte por produtos que não são tão vendidos em determinado período do ano ou que fujam do interesse do seu público.

Se por um acaso acontecer, ofereça promoções e “queimas de estoque” para facilitar a saída dos produtos. Um “compre um leve dois” também pode ser outra alternativa. A intenção é unir o útil ao agradável: criar ações de fidelização com clientes e, ao mesmo tempo, girar o estoque.

6. Controle

É preciso ter o controle total das operações para evitar o enfraquecimento do estoque. As planilhas até podem ser eficientes, mas o ideal é optar por um bom software de gestão empresarial.

organizar o estoque

Além do sistema permitir o controle de todas as movimentações da empresa, desde o contas a pagar e receber aos indicativos de lucros e crescimentos, é possível organizar o estoque e gerenciar tudo o que entra e sai.

A ausência de produtos e previsões para novos abastecimentos são facilmente controlados com a utilização de um software.

7. Espaço físico

O local onde seus produtos serão armazenados necessita ser muito bem planejado. O espaço físico é de fundamental importância para a fluidez dos processos e das movimentações entre estoque e prateleira.

Adeque o local para que todas as mercadorias estejam de fácil acesso e transporte. Assim, você evita a demora na verificação de produtos e no possível “esquecimento” de outros, bem como tornar mais simples organizar o estoque.

 

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password