Qual a importância de fazer uma pesquisa de concorrência?

pesquisa de concorrência

Não há como fugir dos concorrentes. Seja qual for seu tipo de negócio, sempre haverá alguém vendendo o mesmo produto/serviço que o seu, por isso, não subestime a importância da pesquisa de concorrência para a saúde financeira de sua loja.

Continue a leitura e descubra a relevância de estar sempre atento a todas as movimentações de seus concorrentes.

Identificação de concorrentes

O primeiro passo é identificar quem é o seu verdadeiro concorrente. Esta etapa é importantíssima pelo simples fato de que nem todo mundo que vende o seu produto é, na verdade, seu real concorrente.

Por exemplo, uma loja que comercializa chinelos em uma conveniência não chega a ser concorrente de uma loja especializada em calçados. Apesar de ser o mesmo produto, são públicos e direcionamentos de venda totalmente diferentes.

Filtre bem as lojas “competidoras” para ter uma análise mais assertiva e coerente. Afinal, se essa segmentação de empresas concorrentes não for feita corretamente, você pode estar gastando energia com lojas de públicos totalmente distintos ao seu.

Pesquisa de concorrência: o que não pode faltar?

Uma pesquisa abrangente deve envolver análises teóricas e trabalho de campo. Primeiro, você deve reunir todas as informações possíveis e estruturá-las em documentos, gráficos e indicadores. Mas isso não é suficiente. É necessário ir à campo e ver de perto como seus concorrentes atuam.

Um checklist vai ser muito útil. Listamos alguns pontos para você não esquecer de verificar na concorrência:

  • Quantos anos de mercado tem a empresa?
  • Quais os produtos mais vendidos?
  • Há alguma diferença no horário de funcionamento?
  • O número de funcionários é maior ou menor?
  • A localização favorece para o fluxo de um certo tipo de público?
  • Os preços são mais baixos?
  • Qual o fornecedor escolhido?
  • A arrumação do estoque é agradável?
  • O atendimento é claro e resolutivo?
  • Há muitas condições de pagamento?
  • A qualidade dos produtos é inferior aos seus?

Agora, o que fazer com todas essas informações? Deixá-las guardadas? Nada disso, este é o momento de iniciar seu plano de ação e verificar como sua loja pode se sobressair.

Tudo o que você analisou de bom deve ser copiado para seu negócio? Pelo contrário. Todos os pontos falhos do seu concorrente, neste instante, vão ser otimizados na sua loja.

Qual a importância da pesquisa?

Você precisa da sua concorrência da mesma forma que ela precisa de você. Achou a frase estranha? Entenda que, quanto mais opções disponíveis ao cliente, mais concorrida fica a busca pela sua atenção. Com produtos e serviços mais qualificados, mais competitivo e capacitado fica o mercado.

As empresas atuantes do seu nicho também são fundamentais para comparativos de qualidade e construção de fidelidade do consumidor. A conta é simples: se o consumidor está insatisfeito com a loja por algum motivo, ele estará mais motivado para mudar de empresa e criar um novo relacionamento.

O que fazer com o resultado?

Não pense que sua pesquisa chegou ao fim, afinal, ela tem prazo de validade. O mercado está cada vez mais cíclico e rotativo, com isso, as informações, métodos de vendas e produtos se renovam em períodos muito curtos.

Esteja sempre alerta e mantenha-se bem informado sobre todas as movimentações de mercado e dos concorrentes. Com a realização da pesquisa de concorrência, a probabilidade de estar sempre um passo a frente é maior. Quem ganha com isso é – além da saúde financeira de sua empresa – o próprio consumidor.

Aliás, você sabe qual a diferença entre atender e entender o seu cliente? Clique aqui e saiba mais.

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password