5 dicas para fazer ponta de estoque de calçados na loja

ponta de estoque de calcados

Depois de um fim de ano de muitas vendas, os lojistas se veem em um período de faturamento fraco. O mesmo acontece após datas comemorativas importantes para o setor, como Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças. A solução para vender mais é fazer uma ponta de estoque de calçados.

Essa promoção também funciona quando existem produtos demais em estoque, o lojista precisa liberar espaço nas prateleiras e de capital de giro para novas compras.

Continue a leitura para ter cinco dicas de como fazer ponta de estoque de calçados.

1. Faça ponta de estoque de calçados em períodos de vendas fracas

Queimar o estoque após datas comemorativas e na mudança das estações é uma ótima solução para esvaziar o estoque e colocar mais dinheiro no caixa. Por trás de uma liquidação está ainda a chance de atrair clientes novos e movimentar a loja em meses de vendas em baixa.

Pontas de estoque funcionam bem no início do ano, de janeiro até o carnaval, no fim do inverno e do verão, na Black Friday e após o Dia das Mães e o Dia dos Pais.

Se o foco da sua loja está concentrado em calçados de verão, você pode fazer a ponta de estoque no inverno. Se o seu ponto de venda fica em uma localidade quente, onde as vendas de inverno são fracas, aproveite a estação para colocar em prática uma ponta de estoque.

2. Destaque os produtos em promoção

Separe bem os produtos da coleção atual dos calçados que fazem parte da ponta de estoque. Identifique-os com cartazes promocionais e etiquetas chamativas.

O texto dos cartazes usados na promoção precisa ser claro, curto, objetivo e fácil de entender. Escreva as informações importantes em tamanho maior e padronize a comunicação visual da loja (cores, formatos, tamanhos, linguagem, fonte e uso ou não de imagem).

Cores quentes e estimulantes (amarelo, vermelho e laranja) são infalíveis para chamar a atenção dos clientes.

Tenha cuidado ao selecionar os produtos para a queima de estoque. Não coloque em promoção os calçados básicos (considerados “premium”) e que têm boa saída o ano inteiro, caso contrário pode resultar em redução do tíquete médio. Em vez disso, escolha itens de moda e os que não tiveram bom desempenho em vendas ao longo do ano.

3. Aplique descontos vantajosos

Para que uma ponta de estoque de calçados realmente chame a atenção do consumidor, é preciso oferecer descontos vantajosos, de 50% ou mais. A meta da liquidação é liberar espaço na loja, vender produtos antigos, movimentar o ponto de venda, conseguir clientes novos e fazer capital de giro.

Não se limite a descontos que você já concede em promoções pontuais. A intenção da queima de estoque é desencalhar calçados antigos, o que exige uma liquidação agressiva.

4. Delimite um período para a ponta de estoque de calçados

Determine datas de início e fim da queima de estoque. Ter um prazo para a campanha cria senso de urgência no consumidor, estimulando a compra e criando uma necessidade ou um desejo.

Quando o término da ponta de estoque estiver se aproximando, o lojista pode adotar descontos ainda mais agressivos para esvaziar de vez o estoque. Se você estava praticando 50% off, aumente para 60% ou 70%.

ponta de estoque de calcados

5. Divulgue a promoção

A divulgação é um passo essencial para o sucesso da ponta de estoque de calçados. Uma grande promoção é a oportunidade para você vender mais e receber novos clientes.

Anuncie on-line, em redes sociais (Facebook e Instagram) e mande mensagens por WhatsApp. A divulgação off-line é ótima para lojas de bairro e cidades de pequeno e médio porte. Faça e distribua panfletos, encartes em jornais, anúncios no rádio e contrate um carro de som.

Atenção!

Atente-se a algumas orientações para evitar problemas:

  • Informe sobre a política de troca de itens promocionais.
  • Deixe claro para o consumidor se o produto está com defeito (se sim, descreva o defeito na nota fiscal).
  • Coloque o regulamento da promoção em local visível na loja.

Fazer ponta de estoque de calçados na loja é uma ótima estratégia para desencalhar produtos de coleções antigas, liberar espaço no depósito e fazer capital de giro. Aproveite para colocar essa ideia em prática no seu estabelecimento.

Assine nossa newsletter e receba conteúdos sobre ações promocionais no varejo e dicas de gestão.

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password