7 formas de prevenção de furtos em lojas de calçados

prevencao de furtos em lojas

Lojas de calçados, assim como qualquer comércio varejista, estão sujeitas a ações de criminosos. A prevenção de furtos em lojas é feita basicamente com a instalação de dispositivos de segurança, o treinamento dos funcionários e com o conhecimento dos métodos utilizados por suspeitos.

Evitar furtos em lojas de calçados significa não ter perdas e ainda oferecer um ambiente seguro para funcionários e clientes. Neste post, daremos sete dicas de prevenção para que você consiga minimizar prejuízos de forma segura. Confira!

1. Invista em equipamentos de segurança

Câmeras de segurança e antenas antifurto são equipamentos aliados da prevenção de furtos em lojas de calçados.

O monitoramento por câmeras por toda a loja permite que a equipe visualize o ambiente por monitores, alertando o staff de uma atitude suspeita. Já as antenas antifurto são instaladas na entrada das lojas e emitem um alarme sempre que alguém passa pela saída levando um produto sem pagar.

Compre equipamentos de qualidade e de empresas confiáveis. Para as câmeras, invista em um sistema com boa resolução de imagem para que, em caso de furto ou roubo, seja possível identificar o criminoso. Outro ponto importante é deixar o sistema de monitoramento em um local seguro e com acesso restrito.

Coloque avisos no interior da loja, informando que o ambiente é monitorado e que existe um sistema antifurto em funcionamento. De certa forma, essas informações podem inibir ações criminosas.

O botão do pânico também é uma ferramenta de prevenção de furtos em lojas muito eficaz. Quando acionado, o dispositivo alerta a empresa privada de segurança ou a Polícia Militar.

prevencao de furtos em lojas

2. Use tags antifurto

As tags trabalham em conjunto com as antenas antifurto, que são instaladas na entrada/saída da loja. São etiquetas rígidas – adesivas ou não – colocadas em calçados.

Outra opção é o cadeado antifurto, desenhado especialmente para mercadorias em exposição. É bastante comum em lojas de aparelhos eletrônicos, que comercializam celulares, relógios e tablets, mas também de acessórios, como óculos, anéis, brincos, colares e bolsas.

Quando alguém passa pela antena carregando um produto com a etiqueta antifurto ativada, um alarme é acionado, indicando que há algo errado. As tags são desativadas ou removidas no caixa, durante o pagamento do produto, por desacopladores específicos.

Algumas tags usadas na prevenção de furtos em lojas têm tinta no interior. Assim, quando alguém tentar removê-las à força, os produtos ficam manchados de tinta, indicando a tentativa de furto.

3. Elimine os pontos cegos

Prateleiras altas demais, com mais de 1,20 metro de altura, posicionadas no centro da loja, no caixa ou formando corredores tendem a causar pontos cegos na loja de calçados.

Na área do caixa, o ideal é ter expositores baixos para que os clientes tenham acesso facilitado aos produtos e que ao mesmo tempo não haja obstrução da visão pela equipe de segurança.

Além de ficar atento à altura dos expositores para a prevenção de furtos em lojas, especialistas recomendam a instalação de espelhos convexos para aumentar a segurança e cobrir pontos cegos.

Esse tipo de espelho amplia o campo de visão e reflete ângulos que não seriam vistos de um espelho plano. Os espelhos convexos são geralmente instalados acima de portas e em cantos de paredes.

prevencao de furtos em lojas

4. Treine a equipe para identificar atitudes suspeitas

Os funcionários são parte essencial para a prevenção de furtos em lojas, pois estão circulando pela loja e observando o comportamento dos clientes. Faça treinamentos que os ensinem a identificar atitudes suspeitas e abordar o consumidor.

Sua equipe pode ficar atenta a consumidores que apenas caminham pela loja, aparentam estar nervosos e evitam o contato visual; que passam mais tempo observando funcionários do que realmente se interessando pelos produtos; saem da loja e retornam minutos depois; e que ficam parados em áreas de ponto cego para não serem vistos com facilidade.

A abordagem a um suspeito precisa ser feita com cautela para não gerar constrangimentos. Veja algumas orientações de como proceder em caso de furto ou tentativa.

  • Não acuse ninguém em público.
  • Não reviste ninguém à força.
  • Não deixe o suspeito acuado. Essa atitude pode gerar comportamentos violentos.
  • Aborde a pessoa calmamente e ofereça a oportunidade para ela pagar pelo produto.
  • Tenha sempre uma testemunha, e caso a pessoa se recuse a entregar o produto ou a pagar por ele, chame a polícia. Atenção: esteja certo que ela esteja com o produto na abordagem policial

5. Fique atento à visibilidade da loja

A Polícia Militar considera que quanto maior a visibilidade do comércio, maior é a segurança. Criminosos têm um comportamento em comum: buscam locais com a visibilidade obstruída porque têm a sensação de que não estão sendo vistos.

O ambiente deve ser bem iluminado, por isso evite películas de vidro e muros altos.

Confira algumas dicas importantes para manter a loja de calçadas segura:

  • Vitrines e portas devem ter visibilidade para a rua.
  • Prefira portas de vidro para favorecer a visibilidade.
  • Se a loja for de esquina, coloque vitrine nas laterais para observar a rua.
  • Fachadas de vidro devem ter itens de segurança, como grades e portas sanfonadas.

prevencao de furtos em lojas

6. Escolha os expositores certos

Os expositores posicionados longe das paredes não devem exceder 1,20 metro de altura. Procure prateleiras sem fundo opaco para permitir que o outro lado também seja vigiado.

Prateleiras altas demais obstruem a visão e provocam pontos cegos dentro da loja.

7. Conheça os métodos de furtos em lojas

Há alguns comportamentos em comum a pessoas que entram na loja com a intenção de praticar um furto. Geralmente, escondem produtos sob a roupa, em mochilas ou guarda-chuvas.

Outro método é pedir para ir ao provador e levar muitos itens. Para diminuir o risco, limite o número de peças que os clientes podem provar a cada vez. Troca de etiquetas por valores mais baixos também é outra tática utilizada.

A prevenção de furtos em lojas é um aspecto essencial na administração da loja de calçados. Instale no seu comércio dispositivos de segurança para minimizar e evitar perdas.

Que tal receber conteúdos sobre o setor calçadista no seu e-mail? Assine a nossa newsletter!

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password