Redes sociais para empresas: quais são as 5 mais importantes para o varejo?

redes sociais para empresas

redes sociais para empresas

Antes do advento das redes sociais para empresas, a aquisição e a fidelização de clientes costumavam ser mais difíceis. Hoje, com essas ferramentas, é possível estar sempre em contato com seu público.

Hoje, por outro lado, é possível interagir com o seu público por meio de ferramentas comuns ao nosso dia a dia, como computadores e smartphones, e conseguir aumentar o rendimento do seu comércio.

Quer saber quais são e como utilizar redes sociais para empresas do varejo e gerar bons resultados? Leia o post até o fim!

1. Facebook

O Brasil já conta com quase 130 milhões de usuários ativos diariamente no Facebook, segundo dados da própria plataforma, o que corresponde a quase metade da população do país. Por isso, para reforçar a presença online do seu negócio, é imprescindível que sua loja tenha uma página na rede social.

Quando algum cliente quiser mais informações a respeito do seu negócio, é provável que ele procure no Facebook. Ter uma página atualizada com fotos e dados da empresa transmite maior credibilidade e organização.

Programe suas publicações

Uma dica é planejar com antecedência todos os conteúdos que serão postados. Para isso, escolha um dia da semana, quinzena ou mês e programe quais serão as fotos, vídeos e textos publicados.

Para facilitar, utilize a ferramenta de agendamento. Basta deixar a publicação pronta na sua linha do tempo, e ao invés de clicar em Publicar, selecionar a seta para baixo, e a opção Programar. Em seguida, é só escolher a data e o horário desejado.

Anote tudo em algum lugar para não se esquecer! Pode ser uma planilha, documento ou até em um caderninho.

redes sociais para empresas

Interaja com seu público

As redes sociais para empresas devem ser locais de troca. Mais importante que apenas postar seus conteúdos é interagir com o seu público, portanto, responda prontamente a todos os comentários e mensagens recebidas.

Além disso, estimule seu público a comentar e participar nos posts. Nas suas publicações, inclua chamadas pedindo para que os seguidores deixem comentários, dúvidas ou sugestões.

Promova ofertas exclusivas

Para beneficiar seu público online e aumentar o número de positivações, promova ofertas exclusivas para quem curte e acompanha sua página no Facebook. Além de gerar uma urgência nos compradores, você aumentará a expectativa com relação ao seu negócio.

2. Instagram

A rede social tem passado por um crescimento meteórico no Brasil, que atingiu o segundo lugar em número de usuários no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Hoje, já são 70 milhões de perfis em todo o país.

De acordo com uma pesquisa feita pelo site Business Insider, 72% dos usuários do Instagram afirmam que já compraram um produto que viram no aplicativo. Ou seja, a rede social representa uma grande oportunidade para o comércio varejista.

Elabore conteúdo de qualidade

Por ser uma rede social de imagens, o apelo visual é muito importante no Instagram. Procure produzir conteúdos chamativos para o público, seja por meio de fotos, vídeos ou stories.

Não é necessário ter um equipamento profissional para isso, mas pense na composição dos itens e na clareza da foto. Coloque-se no lugar do seu público e analise se, como consumidor, aquela foto ou vídeo lhe chamaria a atenção nas redes sociais das empresas que você segue.

Mostre os bastidores do seu comércio

Os usuários do Instagram estão constantemente em contato com o cotidiano das pessoas que seguem. Portanto, uma forma de “humanizar” seu negócio é utilizar o aplicativo divulgando os bastidores.

Divulgar apenas produtos, ofertas e promoções pode diminuir o engajamento dos seus seguidores, que nem sempre estão interessados nesse tipo de conteúdo. Ao oferecer um conteúdo mais orgânico e realista, as pessoas terão mais razão para segui-lo.

 

As contas comerciais do Instagram permitem o acesso a diversas estatísticas, como quais publicações geram mais interações e qual o público mais ativo com seu conteúdo por gênero e faixa etária.

Utilize esses relatórios para embasar sua estratégia. Se, por exemplo, seu comércio tiver mais apelo com o público feminino, você pode dialogar com esse público ou até apostar em aumentar seus seguidores do gênero masculino.

3. WhatsApp Business

O WhatsApp é uma das redes sociais para empresas mais importantes, sendo um canal de atendimento rápido e prático. No país, cerca de 120 milhões de usuários utilizam o aplicativo de mensagem diariamente.

Para estabelecimentos comerciais, é muito importante utilizar a versão WhatsApp Business, que permite o disparo de mensagens automáticas, o acesso a relatórios e a divulgação de informações, como endereço e telefone da empresa.

Não faça spam

Enviar um grande número de mensagens com conteúdo apenas comercial ou desinteressante para o público é uma prática chamada spam. E mesmo que pareça uma boa ideia, não faça isso no seu negócio.

Espalhar esse tipo de mensagens não é eficaz e pode dificultar sua relação com o cliente. Muitas vezes, ele pode inclusive bloqueá-lo ou até denunciar sua conta, prejudicando o uso da plataforma.

redes sociais para empresas

Dê atendimento personalizado

A automatização do atendimento muitas vezes pode gerar ruídos na comunicação. Por isso, aproveite a ferramenta do WhatsApp Business para responder seus clientes de maneira personalizada.

Trate o canal como uma área de atendimento personalizado, respondendo o público sempre que possível e sanando todas as dúvidas. Caso seja necessário, programe uma mensagem automática informando os clientes que você está ocupado e dará retorno assim que possível.

4. LinkedIn

Com maior apelo empresarial, o LinkedIn é uma ótima rede social para empresas do varejo. Seu público costuma ser seleto e envolver pessoas com interesse no mundo corporativo.

Encontre bons parceiros

As redes sociais não servem somente para a comunicação entre o varejo e os compradores. Uma das utilizações do LinkedIn é encontrar empresas parceiras para trocar experiências e estabelecer parcerias comerciais.

Além disso, por meio dessa rede social você pode fazer conexões com fornecedores, que são peças importantes para o seu desenvolvimento. Aproveite para conversar e descobrir mais sobre seus métodos de trabalho.

redes sociais para empresas

Compartilhe experiências

O LinkedIn oferece ferramentas para fazer publicações. Utilize-as para compartilhar suas experiências, como casos de sucesso do seu varejo ou sua visão a respeito do mercado. Certamente, você poderá inspirar outras pessoas e empresas.

5. Pinterest

Em comparação com as demais, ainda é uma rede social tímida no varejo, mas que pode garantir excelentes resultados! Segundo a própria empresa, 77% dos usuários já descobriram um novo produto ou marca por meio do Pinterest.

A rede social ainda oferece a modalidade Business, com funcionalidades exclusivas para empresas. Para utilizá-la, é necessário ter um site bem estruturado para que os usuários sejam direcionados a ele.

Monte uma vitrine virtual

Uma maneira comum e muito eficaz para utilizar o Pinterest no varejo é como uma vitrine virtual. Dessa forma, quando os usuários pesquisarem por determinados temas, poderão cair nas suas imagens e gerar vendas para o seu negócio.

Assim como para o Instagram, disponibilize boas fotos dos seus produtos, pois eles terão que se destacar entre centenas ou até milhares de outras imagens. Não se esqueça de incluir tags e uma descrição detalhada.

redes sociais para empresas

Lembre-se que o trabalho com redes sociais para empresas é diário. Por isso, sempre acompanhe os resultados, interações e comentários, e direcione as estratégias para alcançar seus objetivos.

Se você gostou de acompanhar nossas dicas e quer ter acesso a novos conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail, preencha o formulário abaixo e assine nossa newsletter!

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password