Vai reformar a loja? Veja dicas para controlar prazos e gastos

reformar a loja

Reformar a loja é um exercício de paciência. É normal o lojista ter o receio que a obra exija mais tempo e dinheiro, mas contra isso a única saída é fazer um bom planejamento. Só que mesmo com um cronograma de gastos e prazos, o empresário precisa estar disposto a enfrentar imprevistos.

Neste post, vamos detalhar as dicas para você tirar a reforma da loja de letra e não espantar os clientes. Confira!

Planeje-se e monte um cronograma

Depois de definidos quais reparos são necessários, chame o empreiteiro e faça um calendário da reforma da loja. Coloque numa planilha todas as etapas da obra e estipule o prazo final de entrega.

É importante ter tudo documentado para controlar os gastos, planejar a reabertura do ponto de venda (se for este o seu caso) e cobrar pontualidade.

Decida se será preciso fechar a loja

Fechar a loja ou mantê-la aberta durante a reforma é uma decisão importante que precisa ser bem analisada.

Quando os reparos são pesados demais e exigem muita intervenção, os lojistas preferem fechar o estabelecimento para que a reforma caminhe com mais velocidade e não atrapalhe o dia a dia de vendas.

Se você não tiver essa opção e precisar manter a loja funcionando, o ideal é fazer o trabalho mais complicado no período em que o comércio estiver fechado – feriados, finais de semana e após o expediente em dias úteis.

Reserve para esse período os serviços que fazem muito barulho ou gerem muita poeira, como troca de piso, assentamento de revestimentos e quebra de paredes.

Deixe os serviços mais leves para serem feitos durante o horário de expediente da loja, como pintura, instalação de vidros e mobiliário e acabamentos finais.

reformar a loja
Foto: Greyson Joralemon

Avise o cliente

Como ao final do processo de reforma da loja você terá um ponto de venda mais atrativo para conseguir novos clientes e reter os antigos, nada mais justo do que comunicá-los sobre a obra.

Se você decidir manter a loja abertura durante a reforma, espalhe placas no ponto de venda com mensagens de “desculpe o transtorno, estamos em obras para te atender melhor”. O ideal é que a reforma interfira o mínimo possível na rotina de atendimento, mas sabemos que nem sempre isso é possível.

Converse com os clientes e explique as modificações que serão feitas, quais novos recursos estarão disponíveis e quando haverá a reinauguração. Reforce o convite para que ele compareça ao evento.

Se você preferir fechar as portas para reformar a loja, é essencial espalhar plaquinhas nas vitrines e nas portas. Informe que o comércio está em reforma e que reabrirá em breve.

Atenção: tenha cuidado ao cravar uma data! Se a obra atrasar, pode comprometer o calendário e adiar a reabertura. O melhor a fazer é apenas comunicar a reforma e, depois, conforme o andamento dos trabalhos, fazer um novo comunicado com a data definitiva do retorno das atividades do estabelecimento.

Além de fixar avisos na loja, avise os clientes pelo WhatsApp e nas suas redes sociais.

Faça limpeza diária

Reformar a loja com o ponto de venda funcionando requer um cuidado extra com a limpeza. Por menores que sejam os reparos, sempre haverá poeira e material da obra.

É sua função como gestor pedir atenção da equipe de limpeza durante esse período. É essencial manter balcões, espelhos, assentos e o chão limpos. Se for preciso, tente isolar com lona a área em obras para evitar a dispersão da poeira.

reformar a loja
Foto: Milivoj Kuhar

Prepare-se para a possível queda nas vendas

Durante o período em que a loja estiver em obras, o empresário sabe que existe a chance de as vendas caírem. Isso é normal e não precisa ser encarado com um grande problema.

O seu papel é fazer com que a obra interfira o mínimo possível no dia a dia de funcionamento, mas você sabe que o consumidor prefere fazer compras em um ambiente confortável, aconchegante e limpo – condições que nem sempre são possíveis de serem mantidas em uma reforma.

Essa redução nas vendas, no entanto, não quer dizer que o cliente abandonou a sua loja para sempre. Às vezes, ele está só esperando a obra acabar para voltar na data de reinauguração, por isso não se esqueça de avisá-los quando tiver um dia definido.

planilha de fluxo de caixa

Organize uma festa de reinauguração

Todo fim de obra merece ser comemorado! É por isso que após reformar a loja você deve fazer uma festa de reinauguração. É o momento de mostrar como o ambiente está moderno e adaptado ao perfil do cliente.

Faça uma decoração diferente com balões metalizados e ofereça um coquetel, com salgados, doces e bebidas alcoólicas e sem álcool.

Você pode reinaugurar a loja com uma promoção imperdível – negocie com o fornecedor para conseguir condições especiais, seja um brinde ou um abatimento no preço.

Agora que você já leu sobre as melhores dicas para reformar a loja, assine nossa newsletter para receber conteúdos sobre gestão, vendas e marketing para sua loja de calçados!

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password