Séries sobre empreendedorismo: 8 histórias para te motivar

Aprender mais sobre vendas e bons negócios não precisa se limitar a palestras e cursos: as séries sobre empreendedorismo são uma ótima forma de unir entretenimento e conhecimento!

Com os streamings em alta e com valores acessíveis, não há desculpas para não assinar e conferir boas histórias de superação, sejam elas fictícias ou reais. 

Acompanhe esta leitura e confira as 8 séries sobre empreendedorismo que separamos para você!

1. Mad Men (Globoplay, Prime Video)

Mad Men retrata o glamouroso (mas nem tanto) mercado da publicidade na década de 1960. O personagem principal, Don Draper, é um dos nomes mais talentosos de Nova York mas, constantemente, lida com a competitividade, desafios de vender e, claro, as próprias dificuldades pessoais. 

Mesmo sendo uma série inspirada na década de 1960, algumas coisas não mudaram, como a importância de entender o que os consumidores desejam e encontrar respostas no dia a dia – algo nem sempre tão simples. 

Uma das grandes lições da série é, claramente, o poder de conversar e entender os consumidores. São eles quem vão trazer os anseios, as aprovações e as desaprovações por produtos. O diálogo é essencial em um momento de compra, assim como ouvir o que o cliente tem a dizer.

A importância de realizar pesquisas também é mais uma das lições de Mad Men e, por isso, podemos assistir em alguns episódios personagens realizando entrevistas e analisando a aceitação do público para determinados produtos. 

E não podemos deixar de destacar os momentos em que Don defende as ideias de campanhas para clientes. É incrível a capacidade do personagem de criar narrativas para produtos, fazendo com que até os mais prejudiciais, como cigarros, possam parecer encantadores. 

2. Silicon Valley (HBO)

Silicon Valley, em tradução Vale do Silício, carrega o nome de uma região da Califórnia que é referência em tecnologia. Foi aqui que Mark Zuckerberg, o dono de Facebook, levantou o seu negócio, assim como outros nomes renomados. 

A série conta a história de dois programadores que estão no dilema entre vender o próprio negócio ou aceitar um investimento. 

Apesar de ser uma série que gera diversas risadas, ela é ótima para aprender mais sobre investimentos, as responsabilidades e os riscos, e entender como uma boa gestão é fundamental. 

3. Girl Boss (Netflix)

Apesar de ter sido cancelada logo na primeira temporada, Girl Boss é uma série de empreendedorismo essencial para inspirar quem está começando do zero. 

O enredo é baseado na história real da empresária americana Sophia Amoruso, proprietária do e-commerce de moda Nasty Gal. Quando o site tinha apenas seis anos, ela já havia faturado nada mais do que cerca de 300 milhões de dólares!

Apesar da série ser um pouco mais fantasiosa e fazer parecer com que a vida de Sophia tenha sido simples, é possível captar diversas lições, como persistência, a importância de uma boa divulgação e como o investimento em conhecimento é fundamental para expandir horizontes. 

Além da série, você pode consultar toda a realidade de Sophia no livro escrito por ela, também com o nome Girl Boss.  

4. O sócio (disponível em diversos sites)

O sócio é uma daquelas séries de empreendedorismo que todo dono de negócio deveria assistir. Ela não narra nenhuma história fictícia, e sim as visitas do empresário americano Marcus Lemonis, dono de uma fortuna de 10 bilhões de dólares e que investe o seu dinheiro para salvar pequenos negócios em crise. 

E, basicamente, O sócio é sobre isso. Ele visita diversos empreendedores e ajuda-os a solucionar problemas para que o negócio possa se superar. No total, são 67 episódios gravados após quatro anos de trabalho.

Entre muitas lições que Marcus nos ensina, a mais importante delas é como tratar as pessoas. Não há dúvidas de que esse é um ponto essencial para lidar com clientes, especialmente os insatisfeitos. 

Outra lição muito importante e que, muitas vezes, não é levada em consideração por donos de negócios é saber colocar os colaboradores em primeiro lugar. A lógica é que, se os seus funcionários estão insatisfeitos, provavelmente eles não vão se importar tanto com o negócio.

Além dessas dicas, Marcus aborda a importância de saber ser transparente, ter um bom planejamento e se destacar da concorrência. 

Sem dúvidas, uma verdadeira aula de empreendedorismo e de como superar maus momentos nos negócios. 

5. Shark Tank (Sony Chanel, Prime Video)

O Shark Tank é muito semelhante ao O sócio. No seriado, um grupo de investidores visitam outros empreendedores para dar apoio financeiro a grandes ideias. Entretanto, para ganhar esse investimento, é necessário conseguir convencer os donos do dinheiro. 

Shark Tank é um seriado americano, entretanto, já ganhou a versão brasileira, denominada como Shark Tank Brasil — Nadando com os tubarões. 

Nomes famosos do entretenimento brasileiro já participaram do programa, como Caio Castro e Sorocaba, membro da dupla sertaneja Fernando e Sorocaba. 

Shark Tank pode nos trazer diversos ensinamentos e, um deles, é o poder do convencimento, persuasão e da nossa própria apresentação. Como vender a sua loja? De que forma você fala dos seus produtos para que os clientes se convençam de que são ótimas escolhas?

As respostas para essas perguntas não são fáceis, mas você pode se inspirar no posicionamento dos empreendedores de Shark Tank. 

6. Brinquedos que marcaram época (Netflix)

Para quem procura por uma série de empreendedorismo mais tranquila, documental e que gera diversos insights, a dica é Brinquedos que marcaram a época.

Cada episódio é sobre uma marca de brinquedo de sucesso e como elas evoluíram ao longo dos anos para se manter no mercado. Acredite, você ficará surpreso ao descobrir que a Lego, empresa líder de brinquedos de blocos, já passou por bons perrengues, ao ponto de quase falir

Ver a criatividade de como essas grandes marcas de brinquedo conseguiram contornar dificuldades, criar novos produtos, conhecer o público e manter-se competitivo no mercado é simplesmente surpreendente. 

 

7. Suits — Homens de terno (Netflix)

Mais uma série que nos leva para Nova York mas, dessa vez, para o mundo disputado dos advogados. 

Suits nos leva para o mundo do advogado Harvey Specter, cuja trajetória foi traçada a partir de muito trabalho e esforço. Para ter um auxílio nos trabalhos, ele contrata Mike Ross, um rapaz sem formação acadêmica em direito, porém perspicaz e com a mente aguçada. 

O enredo desenrola-se com ambos resolvendo diversos casos, mas sempre escondendo que Mike não possui o diploma de direito.

A série é excelente para pensarmos em como ser um verdadeiro líder: alguém preocupado em formar, ensinar e desenvolver os colaboradores, mesmo que eles não tenham o conhecimento técnico. 

8. Pesadelo na cozinha (Band ou canal do youtube do programa)

Provavelmente você já ouviu falar de Pesadelo na cozinha. A série ficou muito conhecida pelos memes de Erick Jacquin bravo após visitar um restaurante onde a arca frigorífica ficava desligada durante a noite. 

A série, apesar de render muitas risadas, nos faz pensar muito sobre os detalhes que, muitas vezes, passam batidos no dia a dia. Pequenos cuidados com a organização do local, roupas adequadas ou como os produtos são apresentados fazem toda a diferença para conquistar clientes. 

Em Pesadelo na cozinha, Jacquin visita diversos restaurantes, analisa o cenário em que se encontram e dá dicas de como os empreendedores podem transformá-los em algo mais sofisticado e de sucesso. 

E então, que tal começar a maratonar uma dessas séries de empreendedorismo e embarcar em uma jornada de aprendizado de um jeito leve e divertido? 

Além de estudar por meio de conteúdos de entretenimento, você pode assinar a nossa newsletter e receber, semanalmente na sua caixa de entrada, dicas para gestão e vendas!

Distribuidora Wilson123 Posts

A Distribuidora Wilson atua no ramo de atacado calçadista, levando aos clientes marcas renomadas como Ipanema, Havaianas, Moleca, Dakota e outras.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password