Vantagens do Instagram para empresas: 18 dicas para lojas

vantagens do instagram para empresas

vantagens do instagram para empresas

As redes sociais se tornaram ferramentas poderosas de divulgação para o comércio. É possível divulgar sua loja e conseguir bons resultados com um baixo (ou nenhum) investimento. Hoje, há inúmeras vantagens do Instagram para empresas que viabilizam a divulgação de perfis de loja. A seguir, separamos 12 dicas para fazer esse trabalho de forma efetiva. Boa leitura!

1. Tenha uma conta comercial

O primeiro passo para o sucesso da sua loja no Instagram é ter uma conta de negócios. Essa funcionalidade pode gerar dados e métricas importantes sobre seu público e suas postagens. Inclua endereço do ponto de venda, telefone e horário de funcionamento e até os preços de produtos no seu perfil.

Para fazer a transição da sua conta para comercial, ou criar uma nova do zero, siga as instruções do vídeo abaixo, do canal Rose J Santos:

2. Otimize a bio

A biografia é um dos primeiros contatos do consumidor com a sua marca ao entrar no seu perfil. Portanto, é nela que você deve, de forma objetiva e clara, descrever a sua loja de calçados e o que ela pode fazer pelos seus clientes, em apenas 160 caracteres. 

Para lojas, esse espaço deve, além de falar sobre o que é o seu negócio, contar com endereço, e-mail, se atua com delivery e outras informações relevantes e que esclareçam o consumidor. 

O perfil da Dakota Calçados, por exemplo, tem um ótimo exemplo de bio: explica qual o conceito do produto e trabalha com o link clicável para o site.

O perfil do Instagram da Dakota Calçados pode ser uma boa inspiração para a sua loja!

Os emojis também são muito bem-vindos, pois trazem dinamicidade ao texto, proximidade e ajudam a chamar a atenção para informações importantes. 

Não deixe de aproveitar os botões de ação que o próprio Instagram oferece! Eles são muito úteis para incentivar o consumidor a continuar pela jornada de compra. 

Se for inserir links, sempre o faça no campo “Site”, que permite que ele seja clicável. Caso você não tenha um e-commerce, pode direcionar para o WhatsApp ou outro endereço que desejar.

3. Acompanhe os relatórios diariamente

Agora que você já tem uma conta comercial, deve aproveitar suas vantagens. Por isso, acompanhe diariamente os relatórios que a ferramenta gera, clicando na barra de Insights no menu superior direito.

Fazendo esse trabalho, você saberá os melhores dias e horários para fazer suas postagens, qual o público que mais interage com seu conteúdo por gênero e faixa etária e quais publicações têm dado mais resultados.

Como entender as métricas?

Entender as métricas pode ser um pouco complexo para quem não atua na área de marketing, por isso, vamos explicar de forma simples o significado de cada uma.

  • Impressões: número de vezes que o post foi visualizado — um único perfil pode ter visto diversas vezes
  • Alcance: número de contas que visualizaram qualquer publicação sua
  • Visitas de perfil: como o nome explica, são as vezes que a sua conta recebeu visitantes
  • Cliques no site: quantidade de vezes em que o site do seu perfil recebeu um click
  • Cliques para e-mail: quantos cliques recebeu de envios de e-mail
  • Descoberta: quantos novos seguidores você conseguiu graças a alguma publicação específica

No vídeo da Bruna Monteiro você pode aprender mais sobre como analisar as métricas do Instagram.

4. Interaja com seus seguidores

Muitas pessoas tratam o Instagram como se fosse uma mídia tradicional (como televisão, rádio, outdoor), em que não há comunicação entre a empresa e o público. Entretanto, a rede social é uma via de mão dupla, e a participação dos seguidores é tão importante quanto a de quem publica.

Por isso, sempre que possível, interaja com seus seguidores. Comece respondendo os comentários e mensagens diretas. Não se esqueça de sempre manter a educação e o bom senso, mesmo que o comentário for uma crítica!

Outra maneira de gerar interações é utilizando as ferramentas dos stories de perguntas, quiz e votação. Traga o público para o seu negócio para que eles consigam se identificar e participar.

Gere interações no Instagram para trazer o público para o seu negócio.

5. Inspire-se em outras marcas

Para buscar ideias e referências do que postar, siga outras marcas que tenham um perfil semelhante ao do seu negócio. Observe as publicações que mais funcionam, como eles interagem e se comunicam com os seguidores.

Lembre-se: se inspirar não é plagiar! Além de ser antiético, pode pegar mal com o seu público. A ideia é que você utilize esse recurso para ter novas ideias.

6. Utilize hashtags

No marketing digital, as hashtags têm uma função maior que apenas frases de efeito. Elas são palavras-chave para buscas nas redes sociais e, por isso, são muito úteis quando utilizadas em perfis comerciais.

Ao incluir hashtags que tenham a ver com a sua loja ou seus produtos, você estará facilitando o acesso do público qualificado ao seu perfil.

Vale a pena lembrar que de nada vale encher suas publicações com hashtags que não tenham relação com o seu negócio. Mais importante que atrair um grande número de pessoas é encantar o público certo, que realmente poderá fazer compras na sua loja.

7. Crie um calendário de publicações

É impensável trabalhar com redes sociais sem ter um calendário de publicações. Ele irá direcionar todo o seu conteúdo durante o mês e, portanto, você poderá planejar tudo de acordo com as suas campanhas, datas festivas ou outros aspectos importantes.

O calendário de publicações é uma forma de não deixar nada passar batido, pois o planejamento é feito com antecedência justamente para que você não precise fazer nada em cima da hora.

Nesse calendário você irá anotar todas as datas sazonais, tipos de publicação que irão ser feitas, os dias de semana, horários dos posts e stories e, claro, alinhar com as campanhas que serão realizadas ao longo do ano, semestre, mês etc.

8. Invista na qualidade do conteúdo

O Instagram é uma rede social em que o público está constantemente em contato com imagens. Por isso, para que seu conteúdo se destaque, é necessário que fotos e vídeos tenham boa qualidade.

Isso não quer dizer que ele deva ser feito por profissionais, pois você pode tirar boas fotos com seu celular. Mas analise o enquadramento, a clareza da imagem, as cores e a composição em geral. Pense se aquela mesma foto lhe chamaria a atenção na sua linha do tempo.

vantagens do instagram para empresas
Publique conteúdo que chame a atenção dos seguidores.

9. Escreva boas legendas

Depois que seu público for cativado pelas imagens, eles buscarão mais informações nas legendas. Portanto, escreva textos bem completos e que possam esclarecer o entendimento de quem está lendo.

Uma dica é pular linhas entre os parágrafos e incluir alguns emojis (sem exagero) que facilitem a compreensão. No fim, coloque uma chamada para ação, como “Envie uma mensagem para saber mais”, “Siga nosso perfil para acompanhar as novidades” ou “Deixe seu comentário”, para estimular a interação com seus seguidores.

10. Utilize os stories

Além das fotos postadas na linha do tempo, o Instagram oferece a função de stories, que consiste em compartilhar imagens ou vídeo por 24 horas. Para as lojas, são uma excelente forma de chamar a atenção.

Você pode utilizar essa função como os bastidores da sua loja. Mostre como é o dia a dia, o fluxo de pessoas e os itens que acabaram de chegar. Além disso, aproveite as ferramentas de quiz, perguntas e enquetes para gerar interações.

Quando seu perfil tiver mais de 10 mil seguidores, poderá utilizar a função de chamadas para ação. Assim, ao publicar algo, é possível incluir um link, e quem estiver visualizando poderá acessar pelo próprio stories. É uma estratégia muito válida, principalmente se você tiver uma loja online.

Outra ideia legal é incentivar as pessoas que fizeram compras na sua loja a postarem os produtos nos stories. Dessa forma, é possível republicá-los no seu perfil e transmitir maior credibilidade aos seus seguidores.

vantagens do instagram para empresas
Utilize os stories para documentar os bastidores de sua loja.

11. Faça lives

As lives são transmissões ao vivo que permitem a interação de quem está assistindo. Assim como os stories, você pode usar essa ferramenta para comunicar novidades, lançamentos, promoções ou até mostrar um pouco mais da loja para os seguidores.

Como em outras ferramentas do Instagram, o contato com o público é muito válido, portanto, incentive-os a enviar perguntas, sugestões e comentários. Além de tornar a live mais dinâmica, você poderá atender seus seguidores em tempo real.

12. Organize os destaques

Para disponibilizar os stories após 24 horas, o Instagram permite que você adicione destaques ao seu perfil. Basta clicar no sinal de + logo abaixo da foto de perfil e, em seguida, selecionar fotos e vídeos que você quer agrupar.

Para que fiquem mais chamativos e os visitantes do seu perfil tenham acesso mais fácil aos conteúdos, crie categorias, como Loja, Produtos, Promoções e Enquetes.

13. Gere valor para os seus seguidores

Um dos diferenciais que pode fazer com que as pessoas engajem com seu conteúdo é gerar valor. Isso significa que, além de falar sobre a sua loja e os produtos oferecidos, você deve ajudar seu público alvo, atendendo às suas necessidades.

Há diversas formas de gerar valor, como fazer reviews dos produtos, falar sobre curiosidades e informações do seu ramo de atuação, informar sobre novos lançamentos, entre outros. Tenha certeza que seu público faz questão de seguir você!

14. Invista em Instagram Ads

O Instagram Ads é uma das funcionalidades da rede social para transformar as suas publicações em anúncios.

A ferramenta é muito útil para alcançar mais consumidores e permite que você escolha objetivos para a sua propaganda, como conversões, cliques, visualizações de vídeos e outros. 

Você pode também personalizar o anúncio de acordo com o perfil que deseja atingir. Portanto, é possível escolher gênero, idade, localização geográfica, interesses gerais e de consumo, públicos personalizados etc.

Com o Instagram Ads, você pode divulgar novos produtos que chegaram à sua loja, coleções, conteúdos e outras postagens relevantes. Apenas lembre-se de atentar-se a alguns pontos:

  • Imagens devem ter o tamanho de 1800px por 1800px ou 1200x por 628px. Todas as especificações você pode conferir no manual do Facebook. 
  • Vídeos devem ter até 120 segundos, embora o recomendado é não passar de 15 segundos. 

Para conferir o passo a passo de como fazer anúncio no Facebook e Instagram, você pode ver o vídeo da Rebbeca Melo:

15. Divulgue seus produtos

Por fim, a principal vantagem do Instagram para empresas é a divulgação de produtos de forma rápida e barata. Portanto, aproveite a ferramenta para postar fotos de itens disponíveis na sua loja.

Caso tenha uma loja online, a conta comercial do Instagram permite que você adicione links para os produtos, levando seus seguidores diretamente para a compra. Aproveite essa ferramenta!

Utilize a descrição para especificar cores, tamanhos e eventuais detalhes que possam ser importantes. Algumas lojas divulgam também os preços, porém há quem prefira esconder esse detalhe para gerar engajamento nos comentários.

vantagens do instagram para empresas
Aproveito o espaço para divulgar seus produtos.

16. Faça sorteios

Quem não gosta de um bom sorteio, não é mesmo? Em geral, esses conteúdos são ótimos para gerar engajamento e trazer novos seguidores para a sua loja!

O melhor de tudo é que é algo muito simples de ser feito. Primeiro, você deve pensar no prêmio. Atualmente, muitos sorteios são feitos em parcerias, o que gera mais valor ao brinde.

Por exemplo, você pode sortear um vale-compras da sua loja, um jantar para duas pessoas e uma caixa de doces artesanais de algum pequeno produtor da cidade. Esses combos montados de forma carinhosa e com produtos e serviços atraentes, sem dúvidas, chamam a atenção. 

Após definido o seu prêmio, faça o post oficial do sorteio, com fotos dos brindes e deixando bem claro o que a pessoa irá ganhar. 

Não se esqueça de caprichar na legenda e dar todas as informações! Geralmente, as regras de sorteio consistem em seguir os perfis das lojas e empresas patrocinadoras, curtir a foto oficial e marcar amigos — e nada de contas falsas ou famosos!

Ao chegar a data estipulada do sorteio, faça uma live para mostrar a todos que a brincadeira é feita de forma correta e justa. Para sortear, você pode usar o Sorteador.

Os sorteios são excelentes para que pessoas tenham contato com a sua loja, conheçam os produtos e tornem-se possíveis clientes.

A oportunidade de um vale-compras fará com que essa pessoa tenha a experiência de comprar no seu negócio e, quem sabe, voltar a fazer isso mais vezes. 

17. Crie vitrines virtuais

Se você quer vender no Instagram, então precisa fazer dele uma verdadeira loja virtual. E, assim como os estabelecimentos físicos, você pode criar a sua vitrine, porém digital. 

Recentemente, o Instagram anunciou que a vitrine virtual é uma das grandes tendências para quem quer vender na rede social. O bom disso tudo é que não é um bicho de sete cabeças. 

Para criar a sua vitrine virtual, basta fazer um vídeo para o IGTV mostrando alguns produtos, falando sobre eles e, quem sabe, trazer boas ideias de looks. Também é uma boa oportunidade para apresentar de forma mais detalhada as marcas, curiosidades e diferenciais. 

 

O interessante é que exista uma certa assiduidade nesses conteúdos, para manter os seus seguidores engajados e interessados. Por exemplo, toda sexta-feira você traz uma vitrine virtual falando de algum calçado. 

Lembre-se de levantar quais são os melhores dias da semana e horários para fazer isso.

18. Explore o Reels

Durante a pandemia do novo coronavírus, podemos acompanhar nas redes sociais um boom de vídeos do Tik Tok. Até que o Instagram criou uma funcionalidade muito semelhante no app, o Reels. 

O Reels é um verdadeiro sucesso e permite que você crie vídeos curtos, de 15 a 30 segundos e com algumas funções de edição como velocidade, efeitos, alinhamento, temporizador e outros. 

A funcionalidade é perfeita para criar novas oportunidades de ser descoberto por pessoas que ainda não seguem o seu perfil. Além disso, é uma ótima ferramenta para desenvolver conteúdos mais genéricos, como vídeos engraçados, criação de looks e outros. 

As vantagens do Instagram para empresas são incontáveis, especialmente nas mãos de bons varejistas. Aproveite a plataforma para alcançar um maior número de pessoas e aumentar suas vendas.

Se você gostou dessas dicas e quer recebendo conteúdos exclusivos, preencha o formulário abaixo para assinar nossa newsletter!

Distribuidora Wilson131 Posts

A Distribuidora Wilson atua no ramo de atacado calçadista, levando aos clientes marcas renomadas como Ipanema, Havaianas, Moleca, Dakota e outras.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password