Vantagens do Instagram para empresas: 12 dicas para perfis de lojas

vantagens do instagram para empresas

vantagens do instagram para empresas

As redes sociais se tornaram ferramentas poderosas de divulgação para o comércio. É possível divulgar sua loja e conseguir bons resultados com um baixo (ou nenhum) investimento. Hoje, há inúmeras vantagens do Instagram para empresas que viabilizam a divulgação de perfis de loja. A seguir, separamos 12 dicas para fazer esse trabalho de forma efetiva. Boa leitura!

1. Tenha uma conta comercial

O primeiro passo para o sucesso da sua loja no Instagram é ter uma conta de negócios. Essa funcionalidade pode gerar dados e métricas importantes sobre seu público e suas postagens. Inclua endereço do ponto de venda, telefone e horário de funcionamento e até os preços de produtos no seu perfil.

Para fazer a transição da sua conta para comercial, ou criar uma nova do zero, siga as instruções do vídeo abaixo, do canal Rose J Santos:

2. Acompanhe os relatórios diariamente

Agora que você já tem uma conta comercial, deve aproveitar suas vantagens. Por isso, acompanhe diariamente os relatórios que a ferramenta gera, clicando na barra de Insights no menu superior direito.

Fazendo esse trabalho, você saberá os melhores dias e horários para fazer suas postagens, qual o público que mais interage com seu conteúdo por gênero e faixa etária e quais publicações têm dado mais resultados.

3. Interaja com seus seguidores

Muitas pessoas tratam o Instagram como se fosse uma mídia tradicional (como televisão, rádio, outdoor), em que não há comunicação entre a empresa e o público. Entretanto, a rede social é uma via de mão dupla, e a participação dos seguidores é tão importante quanto a de quem publica.

Por isso, sempre que possível, interaja com seus seguidores. Comece respondendo os comentários e mensagens diretas. Não se esqueça de sempre manter a educação e o bom senso, mesmo que o comentário for uma crítica!

Outra maneira de gerar interações é utilizando as ferramentas dos stories de perguntas, quiz e votação. Traga o público para o seu negócio para que eles consigam se identificar e participar.

Gere interações no Instagram para trazer o público para o seu negócio.

4. Inspire-se em outras marcas

Para buscar ideias e referências do que postar, siga outras marcas que tenham um perfil semelhante ao do seu negócio. Observe as publicações que mais funcionam, como eles interagem e se comunicam com os seguidores.

Lembre-se: se inspirar não é plagiar! Além de ser antiético, pode pegar mal com o seu público. A ideia é que você utilize esse recurso para ter novas ideias.

5. Utilize hashtags

No marketing digital, as hashtags têm uma função maior que apenas frases de efeito. Elas são palavras-chave para buscas nas redes sociais e, por isso, são muito úteis quando utilizadas em perfis comerciais.

Ao incluir hashtags que tenham a ver com a sua loja ou seus produtos, você estará facilitando o acesso do público qualificado ao seu perfil.

Vale a pena lembrar que de nada vale encher suas publicações com hashtags que não tenham relação com o seu negócio. Mais importante que atrair um grande número de pessoas é encantar o público certo, que realmente poderá fazer compras na sua loja.

6. Invista na qualidade do conteúdo

O Instagram é uma rede social em que o público está constantemente em contato com imagens. Por isso, para que seu conteúdo se destaque, é necessário que fotos e vídeos tenham boa qualidade.

Isso não quer dizer que ele deva ser feito por profissionais, pois você pode tirar boas fotos com seu celular. Mas analise o enquadramento, a clareza da imagem, as cores e a composição em geral. Pense se aquela mesma foto lhe chamaria a atenção na sua linha do tempo.

vantagens do instagram para empresas
Publique conteúdo que chame a atenção dos seguidores.

7. Escreva boas legendas

Depois que seu público for cativado pelas imagens, eles buscarão mais informações nas legendas. Portanto, escreva textos bem completos e que possam esclarecer o entendimento de quem está lendo.

Uma dica é pular linhas entre os parágrafos e incluir alguns emojis (sem exagero) que facilitem a compreensão. No fim, coloque uma chamada para ação, como “Envie uma mensagem para saber mais”, “Siga nosso perfil para acompanhar as novidades” ou “Deixe seu comentário”, para estimular a interação com seus seguidores.

8. Utilize os stories

Além das fotos postadas na linha do tempo, o Instagram oferece a função de stories, que consiste em compartilhar imagens ou vídeo por 24 horas. Para as lojas, são uma excelente forma de chamar a atenção.

Você pode utilizar essa função como os bastidores da sua loja. Mostre como é o dia a dia, o fluxo de pessoas e os itens que acabaram de chegar. Além disso, aproveite as ferramentas de quiz, perguntas e enquetes para gerar interações.

Quando seu perfil tiver mais de 10 mil seguidores, poderá utilizar a função de chamadas para ação. Assim, ao publicar algo, é possível incluir um link, e quem estiver visualizando poderá acessar pelo próprio stories. É uma estratégia muito válida, principalmente se você tiver uma loja online.

Outra ideia legal é incentivar as pessoas que fizeram compras na sua loja a postarem os produtos nos stories. Dessa forma, é possível republicá-los no seu perfil e transmitir maior credibilidade aos seus seguidores.

vantagens do instagram para empresas
Utilize os stories para documentar os bastidores de sua loja.

9. Faça lives

As lives são transmissões ao vivo que permitem a interação de quem está assistindo. Assim como os stories, você pode usar essa ferramenta para comunicar novidades, lançamentos, promoções ou até mostrar um pouco mais da loja para os seguidores.

Como em outras ferramentas do Instagram, o contato com o público é muito válido, portanto, incentive-os a enviar perguntas, sugestões e comentários. Além de tornar a live mais dinâmica, você poderá atender seus seguidores em tempo real.

10. Organize os destaques

Para disponibilizar os stories após 24 horas, o Instagram permite que você adicione destaques ao seu perfil. Basta clicar no sinal de + logo abaixo da foto de perfil e, em seguida, selecionar fotos e vídeos que você quer agrupar.

Para que fiquem mais chamativos e os visitantes do seu perfil tenham acesso mais fácil aos conteúdos, crie categorias, como Loja, Produtos, Promoções e Enquetes.

11. Gere valor para os seus seguidores

Um dos diferenciais que pode fazer com que as pessoas engajem com seu conteúdo é gerar valor. Isso significa que, além de falar sobre a sua loja e os produtos oferecidos, você deve ajudar seu público alvo, atendendo às suas necessidades.

Há diversas formas de gerar valor, como fazer reviews dos produtos, falar sobre curiosidades e informações do seu ramo de atuação, informar sobre novos lançamentos, entre outros. Tenha certeza que seu público faz questão de seguir você!

12. Divulgue seus produtos

Por fim, a principal vantagem do Instagram para empresas é a divulgação de produtos de forma rápida e barata. Portanto, aproveite a ferramenta para postar fotos de itens disponíveis na sua loja.

Caso tenha uma loja online, a conta comercial do Instagram permite que você adicione links para os produtos, levando seus seguidores diretamente para a compra. Aproveite essa ferramenta!

Utilize a descrição para especificar cores, tamanhos e eventuais detalhes que possam ser importantes. Algumas lojas divulgam também os preços, porém há quem prefira esconder esse detalhe para gerar engajamento nos comentários.

vantagens do instagram para empresas
Aproveito o espaço para divulgar seus produtos.

As vantagens do Instagram para empresas são incontáveis, especialmente nas mãos de bons varejistas. Aproveite a plataforma para alcançar um maior número de pessoas e aumentar suas vendas.

Se você gostou dessas dicas e quer recebendo conteúdos exclusivos, preencha o formulário abaixo para assinar nossa newsletter!

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password