Varejo calçadista: 14 ideias para bombar as vendas no Dia dos Namorados

vendas para o dia dos namorados

Comemorado no Brasil no dia 12 de junho, o Dia dos Namorados é uma data importante para o comércio: em 2017, o setor faturou R$ 44 bilhões, de acordo com o Boa Vista SCPC.

Os lojistas calçadistas devem dar muita atenção à comemoração, a fim de conseguir atingir o público perfeito e bombar as vendas. Para isso, é preciso pensar em ações capazes de garantir esse sucesso. Quer uma ajuda sobre o que fazer? Conheça 14 ideias para aplicar no Dia dos Namorados!

1. Promoções e descontos

Ação útil para o ano todo, no Dia dos Namorados também deve ser aplicada. Oferecer descontos e promoções para a data pode impulsionar a venda dos produtos, atrair mais consumidores para a loja e, quem sabe, aumentar a fidelização de clientes.

Mas o que é possível aplicar? Além de descontos progressivos, cartões fidelidade e flexibilidade em forma de pagamentos, é possível focar no cross-sell ou up-sell, a fim de fazer o cliente comprar o presente e se autopresentear.

2. Decoração temática

É possível que você já saiba sobre a importância da decoração da loja. No Dia dos Namorados, foque nessa estratégia e demonstre que o estabelecimento, realmente, “entrou na onda” da data comemorativa.

É possível decorar o espaço com balões vermelhos, reformular a vitrine, deixar a música de fundo com canções românticas e incluir frases de amor pela loja, com o propósito de encantar quem está olhando os produtos.

vendas para o dia dos namorados

3. Divulgação nas plataformas digitais

É fundamental utilizar as redes sociais para divulgação dos produtos e das ações da loja durante a data. Para isso, utilize uma linguagem mais leve, pertinente à data. Além disso, publique frases de amor com o logo da loja, com a intenção de fazer a publicação ser compartilhada.

Ainda é possível trazer engajamento dos seguidores da página, com publicações que eles possam participar, como:

“Neste Dia dos Namorados, conte para a gente como começou a sua história de amor.”

A loja pode, inclusive, sortear produtos para quem compartilhar as publicações ou dar descontos em outros itens. Aposte!

4. Capacitação de vendedores

Deve-se pensar que a data é envolvida de amor. Logo, quem vai à loja já está predisposto a comprar. É nesse momento que o papel do vendedor deve ser bem feito. Ele é quem vai orientar e auxiliar o cliente no momento da compra, e ter um profissional despreparado para esse momento é o que você menos quer.

vendas para o dia dos namorados

Por essa razão, investir na qualificação dos vendedores é fundamental para o sucesso nas vendas no Dia dos Namorados. Aplique treinamentos, organize bate-papos, faça exercícios práticos e invista em cursos para esses profissionais.

5. Agilidade nas vendas

Como qualquer experiência de vendas, os clientes desejam comprar rápido. Na data comemorativa, isso não é diferente. Sendo assim, agilidade nas vendas e nos processos gerais vai fazer toda a diferença na satisfação desse consumidor.

Além de tornar o atendimento dos vendedores mais rápido, adapte o caixa para que o pagamento possa ser mais rápido – talvez mais uma fila ou mais atendentes pode ser o suficiente. Além disso, organize os produtos e balcões para tornar a visualizações do calçados mais rápida e objetiva.

Se a loja estiver muito lotada, oriente os vendedores a “se desculparem” com o cliente, caso ele tenha que atender mais pessoas no momento, com a justificativa de que o ambiente está lotado.

6. Negociação com fornecedor

Com a alta saída de produtos durante a data, é preciso se planejar e garantir um estoque suficiente. Nesse momento, é necessário ter planejamento, a fim de escolher uma quantidade que não sobre após o dia e que também não falte.

Isso tudo pode gerar gastos não estimados, por isso negociar com o fornecedor é uma boa saída. Peça melhores preços e um custo de devolução mais baixo, se for o caso.

7. Atrações

Na semana antecedente à data ou no dia, contratar algumas atrações pode ser uma boa ideia para chamar a atenção e se destacar da concorrência. Alguém que distribua rosas ou flores em geral, um pipoqueiro ou um locutor falando sobre as promoções pode funcionar.

8. Vitrine decorada

Um dos pontos mais chamativos da loja, a vitrine deve ser restaurada e feita de acordo com as demandas da data. Se é uma loja de produtos femininos, é preciso colocar aqueles calçados que são o carro-chefe de vendas.

9. Foco nos verdadeiros compradores

Lembre-se que, no caso do Dia dos Namorados, o foco serão os clientes que vão presentear, e não quem geralmente compra da loja. É uma outra abordagem, ou seja, utilizando o exemplo de uma loja de calçados de produtos femininos, se a futura presenteada namorar um homem, o foco no atendimento é nele, que vai fazer as compras.

Desse modo, esteja preparado(a) para que um outro tipo de consumidor compareça à loja. Treine os vendedores e faça esse “novo público” ficar à vontade no espaço. Atente-se às estratégias de divulgação, que também deverão ter um outro foco.

10. Parcerias

Uma ótima ideia para aumentar as vendas na data é fazer parcerias com lojas de outros setores. Na prática, é possível oferecer um desconto em um produto do estabelecimento parceiro no momento da compra do calçado. Vamos a um exemplo:, ao comprar uma sapatilha, o cliente tem desconto de 10% na aquisição de um perfume na outra loja.

Para dar certo, é preciso ter divulgação e parcerias que façam sentido. Portanto, procure lojas que possam “casar” a venda, como joalherias e perfumarias.

11. Embalagens personalizadas

Especificamente para a data, vale a pena personalizar a embalagem e a deixar com a “cara” da comemoração. Além de inovar e causar interesse no cliente, ela pode ser ótima para deixar a marca na lembrança dos compradores. Para isso, não esqueça de deixar o nome da loja, telefone e redes sociais, desde que não sejam muito grandes e comprometam o design.

vendas para o dia dos namorados12. Feedback

O feedback do cliente serve para que o lojista saiba quais são as reais satisfações e insatisfações do consumidor. Que tal aplicar isso após ou durante a data comemorativa na loja?

Pode ser uma pesquisa simples, como o atendente perguntando no caixa como foi a experiência de compra; ou outra mais detalhada, como um pequeno formulário físico ou virtual.

Independentemente de qual seja, é importante que o feedback aconteça. Dessa forma, o gestor pode entender o que aplicar ou não para as próximas oportunidades.

13. Ativação de clientes antigos

Toda loja tem clientes antigos, que sempre comparecem e compram da marca. Para o Dia dos Namorados, é interessante lembrá-los, seja por telefone, e-mail, redes sociais ou pessoalmente, principalmente se esse comprador não aparece há algum tempo no estabelecimento.

Para impulsioná-lo a ir à loja e comprar na data, é possível flexibilizar alguns preços, como oferecer descontos a ele em alguns produtos.

14. Conteúdo relevante

Que tal, além dos produtos, oferecer algo pertinente para o dia aos clientes? Para implementar essa ação, as redes sociais podem ser ótimas! Uma ideia é fazer postagens com dicas para surpreender o(a) amado(a) ou sugestões de filmes românticos para curtir no dia.

Isso pode fazer o cliente ter outra visão sobre a marca, aquela em que a loja não deseja só fazer com que ele compre, mas está interessada em tornar a sua experiência mais agradável.

O que achou das dicas? Para não perder mais nenhuma, se inscreva, abaixo, na nossa newsletter!

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password