Como aumentar as vendas de calçados para o Dia das Mães?

vendas para o dia das mães

A importância do Dia das Mães para o varejo está em uma constatação: a data é a segunda em volume de vendas no comércio no Brasil – perde só para o Natal. Esse potencial de faturamento, no entanto, só vai se confirmar se houver planejamento, bom atendimento, ações promocionais e divulgação.

Se você deseja aumentar as vendas de calçados para o Dia das Mães, continue a leitura e coloque em prática nossas dicas!

Faça um planejamento

Naturalmente, para a data, sua loja de calçados vai receber mais clientes, e as vendas, possivelmente, vão aumentar. Mas você está preparado? Esse planejamento tem a ver com se tornar competitivo. Competitividade significa oferecer produtos de qualidade, ter preço compatível, estoque suficiente, ações promocionais e atendimento de excelência!

O primeiro passo no planejamento das vendas para o Dia das Mães está na análise do histórico de compras nesse período. As estatísticas de anos anteriores lhe darão os calçados e produtos que deverão ser prioridade na loja para a data.

Organize o seu ponto de venda e decore o interior da loja e a vitrine. O ideal é que a decoração escolhida esteja em sintonia com o que você vende (no caso, calçados). Não exagere nos corações e nas flores. Prefira uma decoração minimalista, mas criativa. Invista em ideias ligadas a carinho, reconhecimento e união.

Você pretende estender o horário de atendimento? Antes, observe o comportamento do seu cliente e veja se é viável ampliar o horário. Consulte também o sindicato da categoria.

Entenda o seu cliente

O Dia das Mães é uma data sazonal e, por isso, sua loja vai receber clientes que não fazem parte do seu público-alvo – pelo menos não com frequência.

No Dia das Mães, quem compra são filhos, enteados, genros, noras, maridos, chefes de empresas, namorados e netos.

Provavelmente, você receberá no seu ponto de vendas, por exemplo, um filho que não esteja tão habituado com tendências de moda feminina ou um neto que não consiga identificar as preferências e o estilo da avó.

vendas para o dia das mãesMas há algo em comum entre eles: todos vão presentear, ou seja, nenhum está disposto a sair de mãos vazias. Esta é a hora de mostrar que você consegue ajudá-lo a escolher o melhor presente! Entendendo o seu cliente, suas estratégias de comunicação serão mais eficazes e diretas.

Capacite os vendedores

Um mau atendimento pode colocar a perder todo o seu planejamento de aumentar as vendas para o Dia das Mães.

Para ter uma equipe de vendas compreensível à necessidade dos seus clientes, você deve investir no processo de seleção de pessoal e em treinamentos constantes. Quer motivar o seu time de vendedores? Oriente-os sobre o trabalho, dê retorno sobre os resultados atingidos e reconheça quando o serviço foi bem feito.

Em datas comemorativas, avalie a necessidade da contratação de funcionários temporários. Faça essa análise levando em consideração dois quesitos: movimento no ano anterior e projeção de crescimento para o varejo calçadista neste Dia das Mães.

Faça treinamentos específicos e conte à equipe quais possíveis compradores sua loja receberá, dê instruções sobre as características dos calçados que devem ser os pontos altos de venda e indique quais perguntas podem ser feitas para ajudar o cliente na compra do presente.

Monte kits personalizados

Pesquisas do varejo mostram que os calçados estão entre os itens mais vendidos no Dia das Mães. Sendo assim, é hora do seu ponto de venda aproveitar a data para faturar mais, atrair clientes e fidelizá-los.

Para ajudar os compradores na tarefa de presentear as mães, você pode criar kits promocionais por grupo de produtos, faixa de preço e perfil de mãe. Aí vão algumas sugestões!

Separe os combos de produtos por preço. Já no perfil de mãe, faça uma divisão de personalidade, a mãe clássica, contemporânea, vaidosa, esportista, supermãe e descolada.

vendas para o dia das mãesPara a mãe vaidosa, por exemplo, você pode propor um scarpin e uma clutch. Aposte nos chinelos para a mãe esportista: um tênis para academia e um chinelo para relaxar depois do treino.

Sua loja pode oferecer também cartões de vale-presente para os clientes sem tempo ou indecisos.

Firme parcerias

O Dia das Mães é o momento para oferecer experiências. Na semana que antecede a data, sua empresa pode inovar e aproximar mães e filhos com dicas valiosas. Quer saber como?

Faça parceria com uma floricultura e distribua rosas para as mães; promova um café da manhã no seu ponto de venda para as clientes; organize um desfile de modas para apresentar a coleção feminina; ofereça maquiagens para as mães, em parceria com uma loja de cosméticos ou um maquiador.

Promova sorteios entre os que compraram na loja. Os prêmios podem ser um dia no spa, um almoço no Dia das Mães ou um kit com sapatos e bolsas, por exemplo.

Utilize cupons de descontos, promoções e brindes

O Dia das Mães e as demais datas comemorativas são uma ótima chance de atrair novos clientes. Uma das ferramentas para isso são as promoções, cupons de descontos e os brindes.

Se o comprador não conhece a sua loja, mas tem a intenção de presentear com um calçado, uma promoção ou um cupom pode ser o gatilho para captar a atenção dele. Outra ideia é dar descontos a partir de um certo valor em compras ou ainda um voucher para a próxima compra.

vendas para o dia das mães
Foto: Porapak Apichodilok

Uma forma de também atrair consumidores é dar brindes – com eles, sua marca sempre estará presente. O consumidor compra o presente, e quem o recebe ganha um brinde para ser retirado na loja na semana seguinte.

Divulgue sua loja

É com a divulgação que o consumidor saberá que a sua empresa existe. Por ser um evento sazonal, é a oportunidade para a sua loja faturar mais, ter visibilidade e ser lembrada como referência no segmento. Para isso, divulgue! Conte às pessoas o que você vende e qual a sua localização.

Você pode anunciar nas redes sociais, como Facebook e Instagram, enviar SMS e mensagens por WhatsApp. Convide as pessoas para visitar sua empresa e associe esse chamado a um desconto ou brinde. Você precisa lembrar os compradores que a sua loja de calçados é uma ótima opção nessa data.

Escolha um bom fornecedor

A escolha de um bom fornecedor de calçados é um dos passos para o sucesso de vendas na sua empresa. Pesquise bastante, verifique a qualidade dos produtos, os preços e os prazos de entrega. Marcas conceituadas entre o público são mais fáceis de vender.

Saiba como é a reputação do fornecedor no mercado, entre em contato com lojas que revendem os produtos dessa marca, escolha uma empresa de confiança e com experiência no ramo.

A Wilson Atacado pode ser uma boa opção. A empresa tem mais de 40 anos de atuação e é distribuidora das marcas Havaianas, Olimpikus, Converse, Moleca, Dakota, Beira Rio, entre outras. Clique no banner para conhecer a marca!

vendas para o dia das mães

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password