Como aumentar as vendas de calçados para o Dia das Mães?

vendas para o dia das mães

A importância das vendas para o Dia das Mães para o varejo é inquestionável: a data é a segunda mais importante para o comércio no Brasil – perde só para o Natal. Esse potencial de faturamento, no entanto, só vai se confirmar se houver planejamento, bom atendimento, ações promocionais e divulgação.

Entretanto, diante do cenário de pandemia, é comum que lojistas fiquem receosos com o resultado das vendas, visto que, em 2020, elas foram 67% abaixo do esperado, como afirma a revista Valor. 

Para driblar um cenário de queda, é importante que lojistas saibam tirar proveito ao máximo da data e, claro, dos meios disponíveis para fechar vendas. Portanto, é necessário, antes de tudo, ter um bom planejamento e um leque de ideias.

Se você deseja aumentar as vendas de calçados para o Dia das Mães, continue a leitura e coloque em prática nossas dicas!

Faça um planejamento

Em um cenário anterior à pandemia, as lojas de calçados costumavam, naturalmente, receber um grande número de clientes. Entretanto, o que esperar do momento atual?

A verdade é que tudo ainda é incerto, já que vivemos em uma etapa crítica. É fato que não dá para esperar o mesmo número de clientes de anos anteriores, mas isso também não deve ser sinônimo de pouca esperança.

Muitos nichos e lojas conseguiram dar a volta por cima da situação e expandir as vendas. Você também pode! Tudo o que você irá precisar é de planejamento.

Esse planejamento tem a ver com se tornar competitivo. Competitividade significa oferecer produtos de qualidade, ter preço compatível, estoque suficiente, ações promocionais e atendimento de excelência, além de saber se adaptar ao momento. 

O primeiro passo no planejamento das vendas para o Dia das Mães está na análise do histórico de compras nesse período. As estatísticas de anos anteriores lhe darão os calçados e produtos que deverão ser prioridade na loja para a data.

Além de entender quais calçados bombaram nos últimos anos, é importante estar antenado e buscar novidades que prometem ser ótimas opções de presentes. 

Em segundo, pense em opções além da loja física, afinal, não dá para receber presencialmente um grande número de clientes, sem falar dos riscos do comércio necessitar fechar as portas por causa das medidas de prevenção contra a pandemia do coronavírus. 

Além de um espaço físico, você pode apostar em marketplaces (plataformas onde diversas lojas vendem seus produtos), vendas por redes sociais, e-commerce e, claro, trabalhar com delivery de calçados. 

Se houver a possibilidade de atender presencialmente, organize o seu ponto de venda e decore o interior da loja e a vitrine. O ideal é que a decoração para Dia das Mães da loja de calçados esteja em sintonia com o que você vende. 

Não exagere nos corações e nas flores. Prefira uma decoração minimalista, mas criativa. Invista em ideias ligadas a carinho, reconhecimento e união.

Mulher branca com máscara olhando vitrine de loja
A vitrine de calçados para Dia das Mães deve ser atrativa e criativa.

Além da decoração, esteja atento aos protocolos de segurança da Covid-19. Para a saúde de todos, não tente fazer nada que possa ser prejudicial e oferecer riscos de contaminação.

Entenda o seu cliente

O Dia das Mães é uma data sazonal e, por isso, você irá atender clientes que não fazem parte do seu público-alvo – pelo menos não com frequência.

No Dia das Mães, quem compra são filhos, enteados, genros, noras, maridos, chefes de empresas, namorados e netos.

Provavelmente, você receberá no seu ponto de vendas, por exemplo, um filho que não esteja tão habituado com tendências de moda feminina ou um neto que não consiga identificar as preferências e o estilo da avó.

vendas para o dia das mães
A venda de calçados no Dia das Mães deve abordar diferentes perfis de clientes.

Mas há algo em comum entre eles: todos vão presentear, ou seja, nenhum está disposto a sair de mãos vazias. Esta é a hora de mostrar que você consegue ajudá-lo a escolher o melhor presente! Entendendo o seu cliente, suas estratégias de comunicação serão mais eficazes e diretas.

Capacite os vendedores

Um mau atendimento pode colocar a perder todo o seu planejamento de aumentar as vendas para o Dia das Mães.

Para ter uma equipe de vendas compreensível à necessidade dos seus clientes, você deve investir no processo de seleção de pessoal e em treinamentos constantes. Quer motivar o seu time de vendedores? Oriente-os sobre o trabalho, dê retorno sobre os resultados atingidos e reconheça quando o serviço foi bem feito.

Faça treinamentos específicos e conte à equipe quais possíveis compradores sua loja receberá, dê instruções sobre as características dos calçados que devem ser os pontos altos de venda e indique quais perguntas podem ser feitas para ajudar o cliente na compra do presente.

Se for trabalhar com vendas online por redes sociais, e-commerce ou marketplace, lembre-se de preparar bem a equipe para isso!

Por exemplo, ao vender por redes sociais é normal que clientes entrem em contato constantemente para tirar dúvidas, pedir fotos e sugestões. Esse atendimento requer tempo e dedicação, por isso, é necessário disponibilizar vendedores apenas para as conversas virtuais.

Separe o time por setores e dê treinamento de acordo com a função que cada um irá exercer.

Monte kits personalizados

Os kits personalizados podem ser uma ótima forma de vender mais, além de oferecer a oportunidade de clientes comprarem um presente perfeito e supercompleto!

Os combos podem ser preparados por faixas de valores ou perfis de mães. No entanto, ao invés de escolher apenas uma, que tal apostar em ambas as opções?

Ao montar os combos para as mães lembre-se de fugir totalmente de estereótipos sobre maternidade! De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google, cerca de 36% das mulheres não se sentem representadas como perfeitas, outras 30% como todas iguais e 29% como felizes o tempo todo. 

Portanto, ao planejar os perfis de mães para os seus combos, busque conhecer mais sobre quem são as mulheres que compram em sua loja e inspire-se na realidade. 

vendas para o dia das mães
Uma das dicas de vendas para o Dia das Mães é fugir de clichês e focar em mulheres reais.

Mães, antes de tudo, são mulheres, e considerar a individualidade de cada uma é essencial!

Algumas temáticas que você pode pensar são as mães esportistas (gostam de ir à academia, correr, pedalar  etc.), fashionistas, aventureiras e fãs do estilo confortável. 

Para a mãe esportista, por exemplo, o combo pode ser um tênis para academia, pares de meia e um chinelo para relaxar ao chegar em casa.

Firme parcerias

O Dia das Mães é o momento para oferecer experiências. Na semana que antecede a data, sua empresa pode inovar

oferecer algo ainda mais atrativo!

Estamos falando das parcerias! Quem não gosta de comprar um produto e ter acesso a outro de uma empresa diferente? É o combo perfeito, sem dúvidas.

Uma ideia que costuma ter resultados muito positivos são os sorteios entre lojas de segmentos distintos e restaurantes. Ou seja, você pode convidar alguns outros comércios e serviços para criar um supercombo e sortear nas redes sociais.

Por exemplo, sorteio de um vale-compras em calçados, cupom em algum restaurante da cidade, cesta de café da manhã de uma padaria famosa e um valor para gastar com livros (se quiser fugir do clichê) ou, até mesmo, para outros produtos.  

Utilize cupons de descontos, promoções e brindes

O Dia das Mães e as demais datas comemorativas são uma ótima chance de atrair novos clientes. Uma das ferramentas para isso são as promoções, cupons de descontos e os brindes.

Se o comprador não conhece a sua loja, mas tem a intenção de presentear com um calçado, uma promoção ou um cupom pode ser o gatilho para captar a atenção dele. Outra ideia é dar descontos a partir de um certo valor em compras ou ainda um voucher para a próxima compra.

vendas para o dia das mães
As promoções de Dia das Mães para calçados são muito atrativas!

Uma forma de também atrair consumidores é dar brindes – com eles, sua marca sempre estará presente. O consumidor compra o presente, e quem o recebe ganha um brinde para ser retirado na loja na semana seguinte.

Divulgue sua loja

É com a divulgação que o consumidor saberá que a sua empresa existe. Por ser um evento sazonal, é a oportunidade para a sua loja faturar mais, ter visibilidade e ser lembrada como referência no segmento. Para isso, divulgue! Conte às pessoas o que você vende e qual a sua localização.

Você pode anunciar nas redes sociais, como Facebook e Instagram, enviar SMS e mensagens por WhatsApp. Convide as pessoas para visitar sua empresa e associe esse chamado a um desconto ou brinde. Você precisa lembrar os compradores que a sua loja de calçados é uma ótima opção nessa data.

Ao divulgar as suas campanhas, lembre-se de usar uma comunicação mais pautada na realidade, trazendo diferentes tipos de mulher, com o objetivo de gerar conexão e representatividade. 

Fuja também de expressões como “delicada”, “sensível” e outros adjetivos tão batidos e que não se encaixam mais em como mães gostariam de ser vistas. 

Trabalhe com entregas

O serviço de entregas tem sido um grande aliado das lojas no período de pandemia. É por meio dele que comerciantes conseguem continuar a movimentar o negócio, ainda que não se compare aos valores de um espaço físico aberto. 

Entretanto, em um cenário tão crítico, manter as mercadorias em movimentação é essencial e, para isso, é preciso chegar aos clientes de todas as formas e facilitar a vida deles.

Se você ainda não trabalha com delivery de calçados, indicamos que aproveite para começar pela oportunidade das vendas para o Dia das Mães.

Contrate um motoboy, cote valores, estude a melhor forma de oferecer algo vantajoso para você e para o cliente e, em seguida, estruture como serão os horários de funcionamento.

Uma das vantagens de trabalhar com o delivery é poder expandir o tempo de atendimento, de forma que seja útil para todos os seus clientes e justo para os seus colaboradores.

Além disso, você pode estruturar promoção de entrega gratuita ou de frete grátis acima de um determinado valor. 

Capriche nas embalagens

Embalagens também são ótimos meios de conquistar clientes. Afinal, é uma forma de mostrar carinho e capricho com o consumidor. 

Por ser uma data propícia para presentear, convém investir em embalagens que vão além do comum e trazem detalhes ricos e encantadores. 

Ao invés de pôr a caixa em uma sacola mais básica, a nossa dica é ir além e investir em papel seda, lacinhos e pequenos cartões com a temática Dia das Mães, que podem ser colocados nas alças da sacola para que as pessoas dediquem à pessoa que será presenteada.

Embrulhos de presente nos tons vermelhos sob chão de madeira
Os embrulhos personalizados e que fogem do comum são excelentes para a loja.

Providenciar brindes também é algo bem interessante e, com certeza, fará os clientes bem felizes. 

No blog da Wilson Atacado, você pode conferir o nosso post especial sobre embalagens para calçados! Com certeza terá boas ideias a partir das nossas dicas. 

Diversifique as opções de pagamento

Abrir o leque de opções para pagamentos também é uma ótima forma de agradar os seus clientes. Se você trabalha com entregas, eles se tornam ainda mais úteis sendo, inclusive, uma forma de garantir a venda. 

Atualmente, além do cartão de crédito, débito e do dinheiro, você pode trabalhar com pix e com transferências. Essas últimas duas são muito seguras e garantem que você receba o pagamento com antecedência.

Além disso, em tempos de pandemia, essas são duas formas de receber o pagamento com mais segurança, sem que os clientes toquem na maquininha de cartão. 

Se você ainda não criou o seu pix, recomendamos fazê-lo! Esse é um meio de pagamento digital instantâneo, anunciado pelo Banco Central em 2020. Desde então, a adesão pela opção está crescendo consideravelmente.  

Crie campanhas e aproveite o mês inteiro

Por que ficar apenas focado no exato Dia das Mães quando você pode criar o Mês das Mães? Essa é uma ótima ideia para quem quer manter a temporada com mais atividade e vendas. 

Além disso, permite que as pessoas possam se organizar melhor, caso não tenham tido tempo para fazer as compras no começo de maio. 

Escolher o mês inteiro de promoções e campanhas permite que você organize diversas dinâmicas, inclusive uma queima de estoque com produtos parados. 

O importante é ter um bom planejamento para poder aproveitar todo o período e aumentar os seus lucros. 

Escolha um bom fornecedor

A escolha de um bom fornecedor de calçados é um dos passos para o sucesso de vendas na sua empresa. Pesquise bastante, verifique a qualidade dos produtos, os preços e os prazos de entrega. Marcas conceituadas entre o público são mais fáceis de vender.

Saiba como é a reputação do fornecedor no mercado, entre em contato com lojas que revendem os produtos dessa marca, escolha uma empresa de confiança e com experiência no ramo.

A Wilson Atacado pode ser uma boa opção. A empresa tem mais de 40 anos de atuação e é distribuidora das marcas Havaianas, Olimpikus, Converse, Moleca, Dakota, Beira Rio, entre outras.

Também trabalhamos com a opção de outlet, onde você irá encontrar as melhores marcas por preços acessíveis!

Abasteça o seu estoque para as vendas do Dia das Mães com qualidade! Clique na imagem abaixo e aproveite. 

vendas para o dia das mães

Distribuidora Wilson135 Posts

A Distribuidora Wilson atua no ramo de atacado calçadista, levando aos clientes marcas renomadas como Ipanema, Havaianas, Moleca, Dakota e outras.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password