20 dicas para organizar a vitrine da loja de calçados

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

A vitrine de uma loja de calçados, se bem concebida, é capaz de aumentar as vendas em até 40%. É pela organização da vitrine que o consumidor decide, em segundos, se vale a pena ou não entrar naquele ponto de venda.



O lojista não deve deixar um cliente em potencial escapar. Para isso, existem algumas táticas para chamar a atenção do consumidor pela vitrine. Neste post, você vai aprender as mais importantes para organizar a vitrine da loja de calçados. Continue lendo!

1. Inspire-se

A melhor forma de ter ideais para o seu negócio é buscando referências externas. Assim, você pode juntar elementos de decoração, disposição de itens, cores e criar uma vitrine única e com a cara da sua loja.

Hoje, há uma série de formas de ter ideias. Mídias sociais, como o Instagram, o Pinterest e o Flickr têm um grande número de perfis e imagens que podem servir de inspiração.

Outra forma é dar um passeio pela cidade observando como são as práticas de vitrinismo de outras lojas, sejam elas do mesmo segmento ou não. Tire fotos das que lhe chamar a atenção para guardar as referências.

2. Entenda o seu público-alvo

Montar uma vitrine perfeita para uma loja de calçados exige, primeiro, que você conheça o seu cliente: seu comportamento, suas preferências e seus interesses pessoais. Levante as seguintes informações: faixa etária, gênero, classe social, quanto gastam em média na loja, quais produtos mais compram, com qual periodicidade vão até a sua revenda.

Isso é importante, pois a vitrine deve ser a extensão da sua loja, que é o ambiente que o cliente já está acostumado.

3. Exiba só o que está no estoque

Coloque na vitrine apenas o que realmente a sua loja tem em estoque. Não há nada mais frustrante para um cliente ver um calçado na vitrine, desejá-lo e descobrir que ele não está mais disponível. Se houver pouquíssimos pares, coloque um aviso ao lado, do tipo: “Última oportunidade” ou “Preço especial”.

4. Tenha um objetivo ou tema

Construa uma decoração a partir de um tema ou um objetivo; não faça uma arrumação aleatória sem antes definir um foco. Os objetivos da sua vitrine de calçados podem ser uma liquidação, a promoção de produtos novos, a mudança de estação, um esporte.

Aproveite as datas comemorativas – Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Natal – para uma decoração especial. Outros temas que você pode aproveitar são Copa do Mundo, Halloween, Black Friday, carnaval e Páscoa.

vitrine loja de calçados
Seja criativo para se destacar da concorrência, e em cada temática da decoração coloque em destaque os produtos mais procurados na época.

5. Faça um projeto e delimite um orçamento

Faça um projeto para a decoração e anote quais materiais você vai precisar. Os mais usados são papel, vidro, isopor, madeira, tecido e placa de poliestireno. Consulte fornecedores para conseguir preços mais baixos.

Se não tiver prática ou se essa não for a sua especialidade, contrate um vitrinista para cuidar disso. Apresente suas ideias e mostre as inspirações que selecionou. Tenha um orçamento.

6. Destaque os produtos que quer vender

Imagine uma linha na altura dos olhos quando organizar uma vitrine com calçados. É nessa região que os produtos que você quer chamar atenção do público devem estar.

No centro da vitrine, uma sugestão do “99 Dicas Essenciais para uma Vitrine Magnética” é colocar um produto com preço muito alto ao lado de um que você quer vender. A lógica dessa tática é que um calçado de R$ 500 se torna barato ao lado de um que custa mais de R$ 1 mil, fazendo com que o cliente perceba que se trata de um excelente custo-benefício.

A outra dica é o que os especialistas chamam de consultoria de moda silenciosa, que consiste em expor, lado a lado, produtos que podem ser usados juntos: um chinelo feminino com uma bolsa de praia ou piscina, uma bota de aventura próxima a uma mochila de trilha, uma sapatilha para o inverno e uma meia-calça fio 70.

7. Ofereça descontos atrativos

É provável que muitos comércios da sua cidade ou bairro ofereçam bons produtos e promoções. Por isso, utilize a vitrine para estampar descontos realmente atrativos, que possam convencer as pessoas a entrarem na loja.

Uma sugestão são as promoções progressivas, em que quanto mais itens o cliente adquire, maior é o desconto. Além de atraírem o interesse do público, são excelentes para aumentar as vendas.

vitrine loja de calçados
Na vitrine, disponibilize promoções que se destaquem.

8. Não polua a vitrine da loja de calçados

Um erro dos lojistas é expor produtos em excesso. O ideal é não amontoar os calçados na área destinada à vitrine. Itens demais deixam o cliente sem foco. Não coloque tudo o que você vende em exposição, e sim mostre categorias e estilos.

Espaços vazios, além de tornar a composição harmoniosa, servem para o seu público descansar a visão.

As vitrines das lojas de luxo, por exemplo, têm uma característica em comum: o minimalismo, que valoriza bastante alguns poucos produtos. Pensando nesse conceito, mesmo que a sua loja não venda artigos de grife, tente adotar um visual mais limpo.

9. Faça mudanças com frequência

Consumidores gostam de novidades, e nada mais desanimador do que uma vitrine que permanece com os mesmos produtos por um longo período. Vitrines antigas demais param de despertar o interesse dos clientes.

Defina um cronograma de troca da vitrine. O prazo varia conforme o nível da sua empresa, mas pode ser semanal ou quinzenal. Trocar todos os produtos diariamente não é necessário, mas não deixe de aguçar a curiosidade do seu público-alvo. Se preferir, faça pequenas mudanças todos os dias, de um ou outro calçado.

10. Escolha até três cores

As cores chamam a atenção dos clientes, e cada uma se encaixa melhor em um objetivo. O Sebrae aconselha o uso de até três cores em vitrines.

  • Vermelho: indicado para vitrines de liquidação
  • Cores vibrantes: combinam com verão
  • Tons frios e terrosos: têm a ver com o inverno
  • Cores neutras, como bege, branco e marinho: ideais para vitrines masculinas
  • Amarelo: embora seja uma cor boa para vitrines, é chamativa e desvia o foco do cliente sobre o produto à venda

vitrine loja de calçados
Escolha cores de acordo com o objetivo da sua vitrine.

11. Use a iluminação a seu favor

Tenha uma vitrine iluminada para que as pessoas vejam os produtos, e use pontos de luz para destacar alguns itens. Evite lâmpadas frias, pois elas não passam emoção, use LED para economizar na fatura de energia elétrica e instale spots para que os fios não fiquem aparentes.

Um truque comum para chamar atenção são as luzes com movimento, como os piscas e os globos giratórios. Naturalmente, elas devem despertar a curiosidade nas pessoas de passagem e convidá-las a conferir mais no interior da loja.

12. Mantenha a vitrine limpa

Limpe a vitrine regularmente. Tire a poeira dos acessórios de exposição e dos produtos à venda e use álcool ou limpador específico para deixar o vidro brilhando por dentro e por fora.

Lembre-se que a limpeza atrai o cliente, já a sujeira ajuda a distraí-lo.

13. Ouse nas proporções

Existem basicamente duas formas de construir a decoração de uma vitrine: com proporções simétricas e assimétricas. Nas vitrines simétricas, a distribuição dos calçados é feita de forma para que todos estejam na mesma distância e altura.

As vitrines assimétricas brincam com objetos de decoração de formas e tamanhos diferentes. Elas surpreendem ao colocar uma cadeira ou um criado-mudo pendurados no teto, por exemplo, e usam tamanhos exagerados: pelúcias e bolas gigantes ou tênis e bolsas enormes.

14. Sempre coloque preços

Os preços de todas as mercadorias têm de estar visíveis aos consumidores. Para não poluir o visual, você pode numerar as peças e usar um quadro com os respectivos valores de cada uma.

As letras e os números têm de estar legíveis. Os preços devem ficar visíveis ao consumidor de maneira clara, caso contrário o lojista pode ser multado pelo Procon estadual.

vitrine loja de calçados
Informe os preços e descontos de forma legível. Foto: Daniel von Appen

A Fecomércio-SP produziu uma série de vídeos para ajudar o lojista; veja os pontos principais:

  • Letras de tamanhos diferentes, caracteres apagados, rasurados ou borrados não podem ser usados.
  • Placas com letras e fundos de cores semelhantes são proibidas.
  • Não basta apenas indicar que o produto está com desconto, é obrigatório informar o valor à vista.
  • Os preços não podem estar na vertical e nem com mais de um valor atribuído.
  • São vetados preços em outra moeda e sem conversão para real.

15. Contagem de pessoas

O lojista já pode saber quantas pessoas passaram em frente à vitrine, foram atraídas por ela e por quanto tempo olharam os produtos. Algumas empresas vendem esse serviço, que consiste na instalação de câmeras voltadas para a calçada – ou para o corredor, no caso de shoppings e galerias – e transformam as informações dessas imagens em números.

16. Faça permuta por itens de decoração

Um dica de como organizar vitrine de loja sem gastar muito é fazendo permutas com lojas de decoração. Ofereça alguns produtos da sua loja em troca de itens para criar uma apresentação bonita.

Se possível, negocie para que esse seja um trabalho contínuo, e que você possa fazer diversas trocas durante o ano e de acordo com as épocas e datas comemorativas.

17. Organize os espaços por segmento

Para dar maior fluidez para quem observa a vitrine da loja, separe os itens por segmento. Isso fará com que a pessoa que estiver procurando por determinado produto veja diversas opções à disposição e sinta interesse em entrar.

Em lojas de calçados, você pode deixar os itens masculinos de um lado e os femininos de outro. Caso você só venda produtos para um gênero separe por tipo, como sapatos abertos de um lado e fechados de outro.

18. Explore outros sentidos

Embora as vitrines estejam muito atreladas ao visual, nada impede que você explore outros sentidos do público. Quanto mais estímulos, maiores são as chances das pessoas lembrarem do seu comércio. Confira algumas dicas do que fazer:

  • Para o olfato: coloque borrifadores de fragrâncias próximos à entrada da loja. Em vez de perfumes comuns de lavanda ou flores, escolha cheiros que lembram couro e camurça, pois têm mais a ver com lojas de calçados;

  • Para o tato: que tal fazer um anúncio sobre a textura de um calçado na vitrine da loja? Convide as pessoas a entrar e experimentar;

  • Para o paladar: é difícil relacionar calçados com o paladar, porém sempre é possível oferecer comida como brinde. Para lojas de calçados infantis, invista em pipoca ou algodão-doce, itens baratos e que chamam a atenção dos pequenos;

  • Para a audição: escolha playlists com músicas alegres e agradáveis, que atraiam o cliente para dentro da loja. Uma dica é apostar nas datas comemorativas, como Natal, festa junina e carnaval.

19. Utilize a “regra de três”

Há um princípio utilizado por profissionais do vitrinismo (responsáveis pela decoração de vitrines) conhecido como “regra de três” ou “princípio da pirâmide” que funciona muito bem para lojas de calçados.

Consiste em arrumar os itens em grupos de três, sempre do maior para o menor. Isso fará com que haja um equilíbrio visual, e a pessoas possa ver mais de um item de uma vez, ao invés de ter que procurá-los por toda a vitrine.

vitrine loja de calçados
Para dar um equilíbrio visual à vitrine, organize os calçados em grupos de três.

20. Trabalhe com suportes e altura

Para as lojas de calçados, é importante explorar o eixo vertical na hora de montar uma vitrine. Utilize suportes para que eles fiquem mais próximos da linha visual e as pessoas possam observá-los.

Em vez de deixar todos os calçados na mesma altura, coloque-os em pequenos grupos e em suportes diferentes. Dessa forma, o cliente pode passear pela vitrine e ver um item de cada vez. As chances de algum modelo passar despercebido são menores.

Saber como organizar vitrine de loja pode render resultados positivos para o seu comércio, aumentando o número de clientes e até interferindo na decisão de compra. Por isso, é muito importante dar uma atenção especial a esse elemento

Para conferir mais dicas sobre gestão voltadas ao varejo calçadista, preencha o formulário abaixo e se inscreva na nossa newsletter! Você receberá conteúdos exclusivos diretamente no seu email!



[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe com seus amigos

Facebook
WhatsApp
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *