7 coisas que você deve saber antes de abrir uma loja de calçados

abrir uma loja de calçados

Todo negócio exige muito esforço e planejamento antes de colocá-lo em prática. Abrir uma loja de calçados pode parecer uma desafio, mas com empenho, preparação e organização, seu projeto pode dar certo!

As dúvidas são frequentes. “Por onde começar?” é a principal delas. Neste post, listamos tudo o que você saber antes de abrir uma loja de calçados. Boa leitura, futuro lojista!

Mercado calçadista

Conheça e pesquise sobre o mercado. Consulte órgãos, balanços, mídias especializadas e converse com pessoas que já fazem parte do nicho. Seja um exímio entendedor sobre o setor calçadista, que, na contramão de grande parte da economia, vai muito bem.

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), o mercado no país fatura cerca de R$ 12,3 bilhões por ano, o que gera pouco mais de 348 mil empregos. Dos 894 milhões de pares de calçados produzidos anualmente, 143 milhões são exportados.

A estabilidade econômica deve-se ao fortalecimento dos polos industriais no Brasil. O estado de São Paulo conta com três principais cidades produtoras de calçados: Franca, Jaú e Birigui.

Os centros interioranos são responsáveis por grande parte da produção no país. Enquanto Franca, Jaú e Birigui são os maiores pólos produtores de calçados masculinos, femininos e infantis, respectivamente, Santa Cruz do Rio Pardo é o principal produtor de botas e sapatos countrys.

Em menor demanda, estados do Rio Grande do Sul, Goiás, Ceará, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Bahia e Paraíba também concentram indústrias calçadistas.

Requisitos e obrigatoriedades

É indispensável ter muita atenção às exigências legais e obrigatoriedades específicas do setor. Para começar a correr atrás disso, uma boa alternativa é contratar um contador ou um consultor contábil. O profissional possibilitará melhor entendimento das condições para o negócio ser aberto, quais as documentações necessárias e informações sobre a legislação tributária.

abrir uma loja de calçados

A legalização da empresa levará um período para ser regularizada – os trâmites levam um tempo para normalização. Basicamente, as exigências que requerem mais atenção vão demandar mais tempo. De acordo com o Sebrae, listamos as principais:

  • Obtenção de alvará de sanitário e do Corpo de Bombeiros;
  • Registro da empresa nos órgãos municipais, estaduais e federais (Junta Comercial, Receita Federal);
  • Enquadramento em entidades sindicais;
  • Visita à Prefeitura da cidade para licenças de atuação.

Não se esqueça de conhecer todas as imposições e condições para que sua loja de calçados esteja apta a funcionar, essencialmente sobre a legislação vigente, que pode variar conforme a cidade e a época.

O Código do Consumidor (CDC) também é de fundamental importância ao futuro lojista. A legislação apresenta diversos pontos legais no relacionamento entre compra e venda e lojista e cliente.

Localização da loja

O ponto comercial deve ser bem escolhido – afinal, as suas vendas dependem dele. Antes de escolhê-lo, faça uma grande pesquisa pela cidade. Leve alguns fatores em consideração, como:

  • O fluxo de pessoas nas redondezas é alto?
  • O espaço está de acordo com as normas ambientais e sanitárias?
  • É uma área de risco para enchentes e alagamentos?
  • O ambiente permite o tranquilo trânsito das pessoas?
  • Há estacionamentos para carros por perto?
  • Existe acesso para carga e descarga de mercadorias?

Não fique limitado aos pontos centrais da cidade. Aliás, há muitos estudos que comprovam a perda de força em estabelecimentos comerciais nessas localidades. Difícil tráfego de carros, congestionamento e escassez de vagas para estacionamento são os principais fatores.

abrir uma loja de calçados

Estude lojas fora do foco central e entenda os motivos para o grande fluxo de consumidores. Bairros novos e em crescimento podem ser ótimas escolhas ao abrir uma loja de calçados.

Time de funcionários

A quantidade de funcionários para sua loja de calçados vai depender do tamanho e demanda do negócio. Você vai precisar de uma equipe que dê conta de todas as operações da empresa.

De modo geral, é fundamental ter vendedores, estoquistas, profissionais administrativos e financeiros, vendedores e funcionários para o caixa. O número para os colaboradores deverá ser proporcional à dimensão da loja.

Vale destacar: priorize seu time de vendedores. Eles serão parte primordial para o aumento nas vendas, fidelização de clientes e o número de compradores em sua loja. Por isso, contratar funcionários capacitados é importantíssimo.

Estrutura da loja

Os espaços internos da loja precisam ser planejados. Elabore estratégias para que os consumidores se sintam confortáveis e com vontade de permanecer em sua loja.

Uma boa dica é deixar as prateleiras expositoras de calçados na mesma direção ao tráfego de pedestres. O espaço para o atendimento, como puffs, cadeiras e sofás, são fundamentais para melhor experiência do cliente.

A arrumação das vitrines também não deve ser esquecida. Prepare estratégias e ações para que elas possam atrair a atenção das pessoas que passam – ela é o cartão de visita da loja.

abrir uma loja de calçados

Estabeleça um bom espaço para o estoque. É importante que seja um local estratégico e funcional, para que as mercadorias que cheguem possam ser facilmente identificadas e transportadas à prateleira, e também para o controle completo dos produtos que entram e saem.

Conhecimento do cenário

Existem três pilares que devem ser estudados e compreendidos antes de qualquer execução. Entenda:

Concorrência

Todas as lojas concorrentes devem ser pesquisadas e analisadas a fundo. Essa experiência de mercado é indispensável para a estruturação do seu negócio.

Verifique o fluxo de pessoas em dias específicos, os preços, a abordagem dos vendedores e as condições de pagamento. Você não vai copiá-los, e sim filtrar em quais pontos falham para otimizá-los em seu loja.

Público

Você já definiu para quem quer vender? É preciso entender o seu cliente, como atraí-lo e como atendê-lo para que suas campanhas, ações e estratégias sejam direcionadas e segmentadas.

abrir uma loja de calçados

Indo além, descubra quais são seus hábitos de compra, suas tomadas de decisão, o quanto estão dispostos a gastar e a sua personalidade no momento da compra. Todas essas informações viabilizarão uma venda muito mais assertiva e a prospecção de cada vez mais clientes.

Financeiro

Sem conhecimento financeiro e econômico não se chega a lugar nenhum, principalmente ao abrir uma loja de calçados. Conceitos de compra e venda, fluxo de caixa, rotatividade do estoque e contas a pagar e receber são básicos, mas você pode começar por eles.

Escolha do fornecedor

A escolha da empresa fornecedora de calçados da sua loja é importante ao abrir uma loja de calçados. Mais uma vez, uma boa pesquisa deverá te acompanhar. Contate diversas empresas, calcule preços, prazos e todas os detalhes contratuais.

Não se esqueça de conhecer a reputação da fornecedora no mercado. Sites como o Reclame Aqui e o Procon exibem insatisfações de clientes com a marca. Além deles, entre em contato com lojas que revendem os produtos da marca.

A Wilson Atacado é uma boa alternativa se vai abrir uma loja de calçados. A empresa está há mais de 40 anos no mercado e é distribuidora de calçados Havaianas, Topper, Rainha, Moleca, Beira Rio, entre outras. Clique no banner e saiba mais.

abrir uma loja de calçados wilson atacado

2 Comments

  • Bel Store Reply

    04/07/2019 at 13:07

    Amei o site <3<3<3 Continue assim 🙂 Haa estou seguindo já rsrs

    • Distribuidora Wilson Reply

      05/07/2019 at 08:11

      Ficamos muito felizes que gostou, Bel! Toda semana, tem post novo. Fique por dentro! 😉

Deixe um Comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password