Comprar de atacado ou fábrica: opções para lojas de calçado

atacado fabrica

As compras por meio de atacado ou fábrica são os modelos mais tradicionais de negócio para abastecer o estoque de vendas. Entretanto, é comum os lojistas terem dúvidas de qual a opção ideal, afinal, ambos têm as suas vantagens e desvantagens. Portanto, o melhor a fazer é analisar os prós e contras de cada uma antes de finalizar o pedido para abastecer o estoque.

Neste post, você vai entender as diferenças de fazer compras no atacado e na fábrica para decidir qual alternativa se encaixa melhor na sua loja. Boa leitura!

Diferenças entre comprar no atacado e na fábrica

Se ao comprar da fábrica o empresário calçadista consegue preço baixo, no atacado ele não precisa comprar quantidades altas de um mesmo modelo, ficando livre para investir em variedade.

Com a ajuda do gerente de e-commerce da Wilson Atacado, Adolfo Faria, preparamos uma tabela bem didática para que você consiga visualizar as diferenças entre comprar no atacado e na fábrica. Faça suas análises e veja o que é mais vantajoso para o seu negócio.

atacado fabrica

Por que comprar na fábrica

Comprar direto da fábrica é uma das primeiras opções que vem à mente de quem quer abastecer o estoque, sobretudo de quem é novo no ramo e não conhece opções de atacado. Nesses fornecedores, a grande vantagem em comprar da fábrica é o preço baixo. Como você está comprando direto do fabricante, na fonte, não há custos extras e nem intermediários.

Mas além de bons preços, comprar no fabricante proporciona outras vantagens, assim como pontos negativos.

Preços mais baixos

Como já dissemos, a grande vantagem de fechar negócio com fabricantes é o preço mais baixo. Por serem os próprios produtores, os custos são menores, não precisam se preocupar com gastos de transporte da mercadoria — assim que a produção termina, elas ficam por ali, aguardando as vendas. 

Já os atacadistas, que também são clientes das fábricas, acabam por pagar impostos de transporte e, portanto, precisam incluir esses gastos nos preços dos produtos.

Ao pagar um preço menor para abastecer o seu estoque, você pode ter uma margem de lucro mais alta e ao mesmo tempo se manter competitivo no varejo.

Qualidade da compra

Comprar na fábrica tem a grande vantagem de contar com segurança ao fechar o pedido. Afinal, ao optar pelo fabricante, não há como passar por riscos de falsificação ou de adquirir produtos de qualidade inferior

Fechar uma compra com a fábrica é garantia de um bom investimento e de produtos originais e de qualidade. Entretanto, a nossa dica é que lojistas pesquisem bem, na internet, as formas de contato com os fabricantes, para não ter riscos de cair em golpes por pessoas que se passam pela marca. 

Suporte ao lojista

Um fator positivo é o suporte que o fabricante dá ao lojista. Um representante vai até o ponto de venda para orientar a melhor forma de exposição dos produtos, ensina técnicas de venda e dá dicas de uso. Por outro lado, a entrega tende a ser mais demorada, por isso é importante se antecipar.

Catálogo completo da marca

Outro benefício de fazer o negócio com o fabricante é ter acesso a todos os modelos que a marca produz. Para quem trabalha com uma loja muito específica, como a de chinelos, pode ser interessante ter um grande leque de opções para os seus clientes, especialmente se você já conhece muito bem o seu público e sabe quais os gostos e produtos de preferência dele. 

Por exemplo, se os seus clientes são adeptos de calçados Dakota ou Havaianas, duas marcas que sempre saem muito bem, pode ser interessante aproveitar o extenso catálogo das fábricas.

O setor de moda feminina, por exemplo, está sempre em transformação e, por isso, é importante contar com fornecedores com bons catálogos.

A desvantagem de comprar do fabricante é que ele exige que o lojista faça pedidos volumosos, inclusive de um mesmo item. Em alguns casos, a fábrica pode determinar que o empresário compre até 10 vezes mais do que se estivesse fechando negócio com um atacadista/distribuidor.

Na prática, o preço baixo da fábrica é vantajoso quando falamos apenas de unidade. Como as compras são volumosas, o lojista se vê obrigado a fazer um investimento alto. E você sabe que existem riscos!

Para que essa prática de comprar vários pares de um mesmo modelo não seja desastrosa, é fundamental que o empresário conheça muito bem o seu cliente e saiba se aquele calçado terá boa saída.

Afinal de contas, a busca do lojista é pela satisfação do cliente. Sabendo o que ele quer e entendendo seu comportamento de compra (tíquete médio, frequência de compra e suas preferências), é mais fácil montar um estoque eficiente e com giro rápido.

Esse ponto é importante para a saúde dos negócios, uma vez que estoque lotado é dinheiro parado. E a compra, que no começo parecia vantajosa, visto que o preço por unidade era inferior ao do atacado, pode resultar em prejuízo.

planilha de fluxo de caixa

Por que comprar no atacado

A vantagem das compras no atacado é a liberdade da escolha dos modelos e das quantidades. O distribuidor também trabalha com mais de uma marca. O lojista compra a quantidade que quiser e investe em variedade, de acordo com o perfil do cliente.

Em seguida, separamos os benefícios de fechar a sua compra com atacadistas de calçados. Vamos conferir: 

Praticidade e economia de tempo

Comerciantes que preferem comprar direto da fábrica encontram ônus de ter que olhar diversos catálogos, entrar em contato com diferentes fornecedores e aguardar a chegada de cada produto em datas distintas, o que pode atrapalhar a organização do estoque e da loja, ou até mesmo ser uma barreira na hora de anunciar novas coleções. 

Já quem escolhe comprar no atacado, pode usufruir da praticidade de selecionar todos os produtos em um único lugar, afinal, esses fornecedores de calçados contam com uma grande variedade de marcas para abastecer diferentes tipos de lojas. Portanto, a sua compra pode ser fechada em uma única vez, assim como, provavelmente, receberá os produtos na mesma data.

Curadoria de produtos

Outra grande vantagem do atacado é encontrar um catálogo que já tem uma curadoria de produtos, ou seja, calçados que estão em alta, têm uma boa adesão por parte do consumidor final, lançamentos e itens com potencial para ser um destaque na sua loja. 

Enquanto na fábrica você precisa olhar todo o catálogo e, até mesmo, se deparar com modelos antigos e que estão caindo em desuso, no atacado os produtos sempre estão atualizados conforme as tendências do mercado. 

Isso já ajuda os lojistas a fazer o planejamento de estoque e a programar o lançamento das próximas coleções e estações.

Prazos de entrega menores

Como mostramos anteriormente na tabela acima, os prazos de entrega em atacadistas são bem menores que nas fábricas. Afinal, no atacado você pode fazer o seu pedido a qualquer momento, contar com produtos a pronta-entrega e usufruir do fato das condições de recebimento serem sempre as mesmas para qualquer tipo de pedido. 

Ao contrário da fábrica, em que você irá lidar com diferentes prazos, o que pode ser sinônimo de espera, no atacado, todo o pedido chegará de uma vez, sem complicações.

Atenção: como um distribuidor pode trabalhar com várias marcas, atente-se à qualidade dos produtos.

Compras a qualquer hora e dia

A rotina de um lojista nem sempre é fácil: além da correria do dia a dia com o negócio, ainda é preciso ter tempo para as demandas pessoais. E, claro, no meio disso tudo pode ser difícil encontrar uma hora para olhar e estudar os catálogos e preparar os pedidos, não é mesmo?

Atualmente, os atacados trabalham de forma online e, portanto, funcionam 24 horas por dia, de domingo a domingo. Sem dúvidas, não depender de um time de vendas ou de ter contato com a fabricante facilita muito a rotina. 

No atacado, além de acessar produtos que já passaram por uma categoria, você pode fazer a sua compra totalmente sozinho, de forma fácil, sem burocracias e quando for melhor para você. 

Em geral, fornecedores de calçados que atuam online atendem todo território nacional, portanto, a sua localização não será um problema!

Mãos segurando embalagem
Fazer compras no atacado online pode proporcionar mais praticidade para o comerciante.

Como escolher um fornecedor?

Ao escolher o fornecedor, procure saber a disponibilidade dele para parcerias. Se ele oferece descontos, brindes, se pode participar de promoções e lançamentos de produtos e como é a política de troca. Observe a flexibilidade dele para negociações.

Em seguida, listamos alguns critérios essenciais para você considerar na hora de escolher o seu fornecedor. 

Tempo de mercado

O tempo de mercado nem sempre será sinônimo de qualidade, entretanto, muitas vezes é uma grande garantia de segurança. Fornecedores de calçados que atuam há anos no mercado, em geral, são mais organizados, conhecem bem os diferentes tipos de consumidor final e sabem quais são as melhores marcas para oferecer aos seus clientes. 

Atacadistas com bastante tempo de mercado costumam ser conhecidos pelos lojistas e, portanto, será mais fácil pedir a opinião e recomendação de algum colega do ramo. Além disso, encontrar informações sobre eles é menos complicado. Você pode analisar as avaliações e comentários nas redes sociais e no site Reclame Aqui.

A Wilson Atacado, por exemplo, tem 42 anos de atuação no ramo de calçados e trabalha com Havaianas, Beira Rio, Moleca e Olympikus. A empresa tem grande estoque e produtos a pronta-entrega.

Prazos

Para manter o estoque em dia e não perder nenhuma venda por falta de produto, o prazo de entrega por parte do fornecedor deve ser ágil. Sendo assim, é importante escolher uma empresa que trabalhe de forma rápida e que cumpra as datas estabelecidas. 

Como já dissemos, um grande diferencial entre fábricas e atacado é que, este último, tem um prazo de entrega mais curto e, portanto, acaba por ter essa vantagem. 

Território de atendimento

Não adianta olhar todo o estoque de um atacado ou fabricante, preparar todo o pedido e, ao final, ver que ele não realiza entregas na sua região. Antes de começar a montar o seu carrinho, a nossa dica é pesquisar por empresas que atendem todo o Brasil.

Atualmente, isso se tornou mais fácil, já que as transportadoras e correios estão presentes em todo o país, facilitando a entrega de mercadorias. Porém, ainda há empresas que preferem atuar apenas dentro do estado em que se encontram.

A nossa dica é sempre ler atentamente todas as informações institucionais do site, a fim de tirar dúvidas de entregas e atendimento.

Fornecedores com loja virtual costumam atender todo o território nacional.

Variedade de marcas e modelos

No caso dos atacados, encontrar um que trabalhe com diversas marcas é essencial, afinal, essa é uma das vantagens de fazer negócio com esse segmento. 

Atacadistas devem oferecer aos lojistas um grande leque de opções de tamanhos, cores e modelos, para que o consumidor tenha a praticidade de realizar todo o pedido em um único lugar e, ainda, abastecer o estoque com mercadorias atraentes e que fazem sucesso entre os consumidores.  

Já os fabricantes, devem ser marcas que estejam antenadas e criem designs de acordo com as tendências e preferências dos consumidores. Ou seja, comprar em uma fábrica que oferece poucas opções e que não estão alinhadas ao que os seus clientes gostam é arriscado.

Comprar na Wilson Atacado é mais indicado para quem está começando no mercado e tem até três lojas. “Ele poderá adquirir maior variedade de produtos e modelos com um valor de investimento menor, afinal, no atacado, a compra mínima por modelo é de uma caixa (12 pares)”, explica o gerente de e-commerce da distribuidora.

Faria diz que é importante o comerciante saber que o sucesso da loja está em fazer boas compras, já que a sobra de produtos significa lucro parado. “Embora comprar da fábrica pareça atrativo por conta do preço, por outro lado ter muita quantidade dos mesmos produtos significa capital de giro parado e menos opções para o cliente”, afirma. “Comprando na Wilson, o lojista não precisa estocar grande quantidade de produtos porque todas as nossas mercadorias são a pronta-entrega.”

Está à procura de um fornecedor para a sua loja de calçados? A Wilson é a melhor opção para o seu negócio. Clique no banner e confira os produtos!

vender havaianas

Distribuidora Wilson135 Posts

A Distribuidora Wilson atua no ramo de atacado calçadista, levando aos clientes marcas renomadas como Ipanema, Havaianas, Moleca, Dakota e outras.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password