Comprar de atacado ou fábrica? Descubra o que é melhor para a sua loja

atacado fabrica

Comprar do atacado ou da fábrica? Essa é uma dúvida comum dos lojistas de calçados. As duas formas têm vantagens e desvantagens, e o melhor a fazer é analisar prós e contras de cada uma antes de finalizar o pedido para abastecer o estoque.

Neste post, você vai entender as diferenças de fazer compras no atacado e na fábrica para decidir qual alternativa se encaixa melhor na sua loja. Boa leitura!

Diferenças entre comprar no atacado e na fábrica

Se ao comprar da fábrica o empresário calçadista consegue preço baixo, no atacado ele não precisa comprar quantidades altas de um mesmo modelo, ficando livre para investir em variedade.

Com a ajuda do gerente de e-commerce da Wilson Atacado, Adolfo Faria, preparamos uma tabela bem didática para que você consiga visualizar as diferenças entre comprar no atacado e na fábrica. Faça suas análises e veja o que é mais vantajoso para o seu negócio.

atacado fabrica

Por que comprar na fábrica

A grande vantagem em comprar da fábrica é o preço baixo. Como você está comprando direto do fabricante, na fonte, não há custos extras e nem intermediários.

Ao pagar um preço menor para abastecer o seu estoque, você pode ter uma margem de lucro mais alta e ao mesmo tempo se manter competitivo no varejo.

A desvantagem de comprar do fabricante é que ele exige que o lojista faça pedidos volumosos, inclusive de um mesmo item. Em alguns casos, a fábrica pode determinar que o empresário compre até 10 vezes mais do que se estivesse fechando negócio com um atacadista/distribuidor.

Na prática, o preço baixo da fábrica é vantajoso quando falamos apenas de unidade. Como as compras são volumosas, o lojista se vê obrigado a fazer um investimento alto. E você sabe que existem riscos!

Para que essa prática de comprar vários pares de um mesmo modelo não seja desastrosa, é fundamental que o empresário conheça muito bem o seu cliente e saiba se aquele calçado terá boa saída.

Afinal de contas, a busca do lojista é pela satisfação do cliente. Sabendo o que ele quer e entendendo seu comportamento de compra (tíquete médio, frequência de compra e suas preferências), é mais fácil montar um estoque eficiente e com giro rápido.

Esse ponto é importante para a saúde dos negócios, uma vez que estoque lotado é dinheiro parado. E a compra, que no começo parecia vantajosa, visto que o preço por unidade era inferior ao do atacado, pode resultar em prejuízo.

Comprar da fábrica exige que o empresário faça investimentos altos para ter variedade na loja.

planilha de fluxo de caixa

Um fator positivo é o suporte que o fabricante dá ao lojista. Um representante vai até o ponto de venda para orientar a melhor forma de exposição dos produtos, ensina técnicas de venda e dá dicas de uso. Por outro lado, a entrega tende a ser mais demorada, por isso é importante se antecipar.

Por que comprar no atacado

A vantagem das compras no atacado é a liberdade da escolha dos modelos e das quantidades. O distribuidor também trabalha com mais de uma marca. O lojista compra a quantidade que quiser e investe em variedade, de acordo com o perfil do cliente.

Ao escolher o fornecedor, procure saber a disponibilidade dele para parcerias. Se ele oferece descontos, brindes, se pode participar de promoções e lançamentos de produtos e como é a política de troca. Observe a flexibilidade dele para negociações.

No atacado, os prazos de entrega são menores, embora os preços sejam mais altos. Atenção: como um distribuidor pode trabalhar com várias marcas, atente-se à qualidade dos produtos.

A Wilson Atacado, por exemplo, tem 42 anos de atuação no ramo de calçados e trabalha com Havaianas, Beira Rio, Moleca e Olympikus. A empresa tem grande estoque e produtos a pronta-entrega.

Comprar na Wilson Atacado é mais indicado para quem está começando no mercado e tem até três lojas. “Ele poderá adquirir maior variedade de produtos e modelos com um valor de investimento menor, afinal, no atacado, a compra mínima por modelo é de uma caixa (12 pares)”, explica o gerente de e-commerce da distribuidora.

Faria diz que é importante o comerciante saber que o sucesso da loja está em fazer boas compras, já que a sobra de produtos significa lucro parado. “Embora comprar da fábrica pareça atrativo por conta do preço, por outro lado ter muita quantidade dos mesmos produtos significa capital de giro parado e menos opções para o cliente”, afirma. “Comprando na Wilson, o lojista não precisa estocar grande quantidade de produtos porque todas as nossas mercadorias são a pronta-entrega.”

Está à procura de um fornecedor para a sua loja de calçados? A Wilson é a melhor opção para o seu negócio. Clique no banner e confira os produtos!

vender havaianas

2 Comments

  • Márcia Santos silva Reply

    08/05/2019 at 22:03

    Este saite e muito bom

    • Distribuidora Wilson Reply

      10/05/2019 at 08:20

      Agradecemos o acesso, Márcia! Continue por dentro das nossas novidades! 🙂

Deixe um Comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password