Como encontrar bons fornecedores para sua loja de calçados

como encontrar bons fornecedores

O primeiro passo para o sucesso de uma loja de calçados está em saber como encontrar bons fornecedores. Fazer boas compras no atacado é essencial para conseguir vender melhor no varejo.

O Brasil é o quarto produtor mundial de calçados, com 4,4% de todos os pares fabricados no mundo. Quem lidera o ranking é a China (detém 54% da produção), seguida por Índia (13,6%) e Vietnã (4,7%), segundo relatório da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).

No Brasil, que fabrica 900 milhões de pares de calçados por ano, o que não faltam são fornecedores. São 7,1 mil estabelecimentos que se dedicam a fabricar calçados; a maior parte deles está no Rio Grande do Sul.

Pensando nessa diversidade de fabricantes, destacamos os pontos que você deve observar para encontrar bons fornecedores. Continue lendo!

Faça pesquisas de mercado

Só feche um contrato com fornecedores de calçados no atacado se tiver feito pesquisa de mercado. Buscar referências dos distribuidores na internet, na concorrência e com empreendedores amigos são boas dicas.

É importante também checar se há reclamações e elogios sobre os produtos vendidos pelo fornecedor, assim como preços e prazos de entrega.

Uma etapa que ajuda na hora da decisão é fazer uma lista de fornecedores que vendam produtos alinhados com o público-alvo da sua loja. Coloque prós e contras de cada um em uma planilha para deixar as informações mais claras e fáceis de comparar.

como encontrar bons fornecedores

Venda o que o seu cliente quer

Conheça os produtos do distribuidor: eles têm a ver com o que os clientes da sua loja querem comprar? Conhecer os clientes é fundamental para fazer o pedido para o fornecedor. Na hora de comprar calçados no atacado, pense nos itens a seguir:

  • Quais as necessidades do cliente
  • Do que eles gostam
  • Com qual frequência fazem compras na sua loja
  • Qual o tíquete médio
  • Onde mais compram
  • Onde moram

A melhor compra que o empresário de uma loja de calçados pode fazer é conseguir os produtos certos para atender os clientes, pagando um preço justo, com prazos e boas condições de pagamento junto ao fornecedor.

Vá a feiras de calçados

As feiras de calçados são uma ótima oportunidade de encontrar bons fornecedores e conhecer os lançamentos. O Sebrae considera a oferta de novidades a principal forma de atrair clientes no varejo calçadista.

Nas feiras, o lojista conhece coleções, tendências e novos materiais que serão as apostas das fábricas para a temporada seguinte. Um dos eventos mais completos do setor é a Couromoda – Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda, considerada líder em lançamentos e vendas de calçados no país e que reúne 30 mil pessoas a cada edição.

como encontrar bons fornecedores
Foto: Couromoda/Divulgação

A Francal – Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios – reúne anualmente lojistas brasileiros e compradores internacionais e é conhecida por apresentar coleções de verão e lançar tendências de calçados e acessórios.

Concilie confiança e produtos de qualidade

Procure fornecedores que tenham produtos de qualidade e desconfie de mercadorias com preços muito abaixo da média do mercado.

A qualidade dos produtos é essencial para que o seu negócio prospere. Por isso, procure marcas de renome, com tradição e que você saiba que fabricam mercadorias com bom acabamento e boa durabilidade.

Só faça contratos com fornecedores confiáveis, que cumpram o que prometem, que emitam nota fiscal, que vendam produtos de boa procedência e que tenham garantia.

como encontrar bons fornecedores

Esteja atento aos prazos de entrega

Já que os prazos de entrega são diferentes entre os fornecedores de calçados no atacado, a melhor escolha será por aquele que cumprir os prazos de entrega e fornecer produtos de ótima qualidade.

Outro detalhe que deve ser observado é o custo do frete. Dependendo do valor da compra e do volume, você pode negociar o preço da entrega com o distribuidor.

A recomendação do Sebrae é que o empresário alinhe três informações antes de fechar o contrato:

  • Prazos obtidos com fornecedores
  • Prazos dados aos clientes
  • Prazo de permanência das mercadorias em estoque

Ao fazer esses três prazos conversarem entre si, o empresário evitará perdas desnecessárias e saldo negativo no fluxo de caixa. Uma cartilha do Sebrae ensina como conciliá-los.

Contrate fornecedores que façam parcerias

A parceria beneficia todos os participantes do processo: fornecedor, lojista e cliente. O fornecedor, porque tem a chance de vender mais; o lojista, porque fideliza consumidores; e o cliente, porque consegue brindes e descontos.

como encontrar bons fornecedores

O Sebrae dá quatro exemplos de ações promocionais com fornecedores:

  1. Desconto: loja oferece desconto na compra de um valor mínimo; fornecedor participa ajudando na concessão desse desconto.
  2. Brinde: loja dá um brinde para compras de produtos de uma marca; fornecedor custeia o brinde.
  3. Sorteio: loja sorteia um presente para clientes no fim do ano; fornecedor custeia a compra do presente.
  4. Cupom: loja publica cupons de descontos em revistas, jornais ou em redes sociais; fornecedor garante o desconto e parte do custo de divulgação.

Compre on-line e com segurança

Bons fornecedores de calçados, como a Wilson Atacado, permitem que as compras sejam feitas pela internet. Para isso, é necessário ter apenas um CNPJ. A empresa é distribuidora de Havaianas, Beira Rio e Moleca – marcas tradicionais no mercado brasileiro – e trabalha com grande estoque e produtos a pronta-entrega.

No site da Wilson, a compra mínima é uma caixa com 12 pares da mesma cor e do mesmo modelo. Após o pagamento, o pedido é entregue diretamente na loja.

O site é intuitivo e disponibiliza chat para os lojistas tirarem dúvidas sobre as compras. A Wilson preparou um vídeo sobre como comprar on-line. Assista!

Pensando na proteção dos dados dos compradores, o site da Wilson Atacado tem ferramentas que garantem o sigilo das informações dos lojistas e a segurança na transferência de dados por meio do certificado SSL (Secure Socket Layer), que criptografa as informações.

O ícone de cadeado fechado, na barra de URL, indica que a criptografia de informações está ativa, garantindo segurança na identificação e emissão da nota fiscal. A Wilson Atacado ainda tem o selo Site Blindado, que protege contra ataques de hackers, infecção por malware, roubo e clonagem de cartões de crédito.

Agora que você já sabe como encontrar bons fornecedores para a sua loja de calçados, clique no banner e confira os modelos vendidos pela Wilson Atacado.

como encontrar bons fornecedores

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password