Propaganda para loja de calçados: dicas de canais para fazer a sua

propaganda para loja de calçados

Que tal conhecer algumas ideias de como fazer propaganda para loja de calçados e aumentar as chances de fortalecer a imagem do seu negócio em diversos cenários, sejam eles virtuais ou não?

A Propaganda chegou no Brasil há alguns séculos, muito antes do rádio e da TV existirem. Com o passar dos anos e do avanço tecnológico, ela se reinventou, mas seguiu cumprindo seu papel primordial de divulgar e persuadir.

Contudo, não foi só a forma de fazer propaganda que passou por mudanças. As pessoas também mudaram, especialmente com o surgimento da Internet. Em um universo de muitas opções, o que é levado em consideração na hora de escolher determinada marca é ela ter boas noções de relacionamento com o público para o qual pretende vender e como apresenta os próprios produtos.

Abra um canal no YouTube

Conhecido como a plataforma de compartilhamento de vídeos mais acessada do mundo, o YouTube surgiu em 2005 e foi comprado pela Google no ano seguinte. Diariamente, profissionais e usuários comuns divulgam diversos conteúdos no site, incluindo vivências do dia, dicas gerais e, também, relatos sobre produtos.

O grande segredo, que serve também para as próximas dicas, é entender qual é o público-alvo da sua loja de calçados, onde ele está e como conversar com ele.

propaganda para loja de calçados
Mais de 70% do acesso ao YouTube se dá por meio de dispositivos móveis, segundo dados da plataforma.

Se você avaliar e compreender que há espaço para o seu negócio no YouTube, vale a tentativa! A nossa dica é gravar vídeos curtos, de 10 a 15 minutos, por exemplo, falando sobre modelos, tamanhos, cores, ideias de como preservar e utilizar os sapatos, além de apresentar lançamentos e tendências.

Crie grupos no WhatsApp com clientes

Além de conquistar novos clientes, não se esqueça dos que você já tem. Os grupos no WhatsApp são uma ótima opção para mantê-los informados sobre as novidades da sua loja de calçados.

Você pode enviar mensagens com fotos dos produtos, com as numerações disponíveis, os valores e as formas de pagamento, além de agendar reservas e trocas. Se for o caso, realizar parte do atendimento via WhatsApp.

propaganda para loja de calçados
O WhatsApp é uma plataforma de relacionamento que pode ser muito útil para você e seus clientes.

Ah, não se esqueça de questionar o seu cliente se ele deseja fazer parte do grupo. Assim, você foca em pessoas que realmente estão interessadas em participar e que vão continuar nele.

Lista de transmissão no WhatsApp: como funciona?

A lista de transmissão do WhatsApp funciona como uma forma de enviar mensagens para diversas pessoas ao mesmo tempo, sem precisar adicioná-las em grupos onde todos conseguem visualizar as conversas.

Ao fazer uma lista de transmissão, será criado um grupo no seu celular, mas todas as mensagens enviadas neles chegarão ao destinatário de forma individual e, quando respondidas, um bate-papo particular será iniciado.

Para fazer uma propaganda da loja de calçados em uma lista de transmissão no WhatsApp, você deve:

  • Abrir o WhatsApp
  • Clicar nos três pontinhos do canto superior direito da tela do seu celular
  • Escolher a opção “Nova transmissão”
  • Selecionar os contatos desejados
  • Clicar no botão verde com o símbolo ✔️
  • Enviar a mensagem desejada!

Entretanto, para receber o conteúdo enviado, é necessário que o seu número esteja registrado no celular da pessoa que você deseja conversar.

Anuncie nos meios de comunicação tradicionais

Os meios de comunicação tradicionais não poderiam estar de fora desta lista, já que possuem diversas vantagens na hora de decidir como e onde divulgar sua loja.

Engana-se quem pensa que eles estão ficando para trás.Por estarem presentes em diversas fases da humanidade e se consolidarem até os dias atuais, as mídias tradicionais geram confiança em quem os acompanha.

propaganda para loja de calçados
Pesquisa “Trust in the Media”, da Ipsos, aponta Brasil como 4º país que mais confia em jornais e revistas.

Rádio

Considerado o meio de comunicação mais ágil, o Rádio trabalha apenas a audição do ouvinte, possibilitando que ele realize outras tarefas, como dirigir, cuidar da casa, etc, enquanto se escuta notícias, músicas ou anúncios.

Outra vantagem é que, hoje em dia, ele está integrado em diversos aparelhos eletrônicos, especialmente nos smartphones. Essa função permite que o ouvinte sintonize na estação desejada, sem a necessidade de levar consigo um aparelho grande e pesado, em qualquer lugar que haja sinal disponível.

Televisão

Em 2018, dos 71.738 mil domicílios particulares permanentes do país, havia televisão em 96,4% deles, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na TV, texto, imagem e som andam juntos. Além disso, uma pesquisa realizada pela Hub Entertainment Research, apontou que o recall, ou seja, a capacidade do telespectador de se lembrar de uma marca que viu na televisão, é maior do que em outros meios de comunicação.

Mídia impressa

As mídias impressas, como jornais e revistas, possuem alta credibilidade, pois fazem parte dos primórdios da comunicação. Entre as vantagens, por exemplo, estão os diversos assuntos presentes em um só espaço (esporte, cultura, moda, economia, etc), o que acaba por abranger um público amplo.

Também é possível encontrar jornais ou revistas que trabalham apenas uma temática específica, como vida saudável. Assim, você vai poder escolher os produtos ideais para as pessoas que leem sobre aquela categoria.

Não se esqueça do Facebook

Não, as mídias sociais também não poderiam ficar de fora das nossas dicas, já que 98,1% dos brasileiros acessam à Internet por meio de smartphones, de acordo com a pesquisa PNAD Contínua.

Tão popular quanto a televisão, o Facebook está presente na vida de bilhões de pessoas no mundo todo, sendo o Brasil o 3º país em número de usuários.

Criada em 2004, a rede social mais popular do mundo também é um espaço virtual para empresas anunciarem produtos para um público escolhido, literalmente, a dedo.

As opções de direcionamento do Facebook na hora de segmentar o público passam por idade, gênero, dados demográficos, interesses (calçados, sapatos femininos, por exemplo), comportamentos (o que os usuários têm comprado recentemente), conexões e acontecimentos da vida (noivado, recém-casado, mudou-se de cidade, novo emprego).

Contudo, devido ao grande número de atualizações que a rede recebe diariamente, o alcance orgânico (sem investimento financeiro) está cada vez mais inexpressivo, mas investir no Facebook Ads pode ser a solução, já que você não precisa de muito para isso. Com a quantia de R$ 10,00, você já pode começar.

propaganda para loja de calçados
68 milhões de brasileiros usam celular apenas para navegar nas redes sociais (Pesquisa Comscore – 2019).

Acredite na potência do Instagram

Tudo começou em 6 de outubro 2010, quando um americano, Kevin Systrom, e um brasileiro, Mike Krieger, lançaram a plataforma que, atualmente, possui funcionalidades como boomerang, stories, aplicação de filtros nas imagens, gravações e transmissões de vídeos ao vivo.

Diariamente, são 500 milhões de pessoas “online” compartilhando imagens e vídeos. A rede social fica atrás apenas do Facebook, quando o assunto é tráfego, e pode ser ideal se você pretende começar com um engajamento orgânico.

Diferente de um perfil pessoal, em um perfil comercial existe a possibilidade de você incluir informações de contatos que serão relevantes para as pessoas interessadas nos seus produtos, como número de telefone, endereço físico e e-mail.

Sem falar que o engajamento do público (curtidas, comentários, mensagens, envios para outras pessoas e republicações), foi quase 20 vezes maior do que no Facebook no último trimestre de 2019, conforme levantamento realizado pela Socialbreakers.

Assim como no Facebook, você também pode segmentar o público-alvo (gênero, idade, localização e interesses) e impulsionar os conteúdos investindo dinheiro na hora de fazer uma propaganda para loja de calçados.

Aposte no Pinterest

O Pinterest também surgiu em 2010 e ficou conhecido como uma rede social de inspiração, ideal para o segmento de calçados, pois, assim como o Instagram, trabalha a imagem.

Por lá, é possível encontrar de dicas de estudo, ilustrações até decorações de apartamentos, entre outros assuntos, sendo que o usuário pode, além de descobrir, compartilhar e salvar ideias.

Uma das grandes opções do Pinterest, em vantagem ao Instagram, é o botão “Shop the Look”. Ao clicar nele, o usuário é redirecionado para a página que você desejar em instantes, seja ela um e-commerce, o perfil da sua loja no Instagram ou até mesmo no Facebook.

Dicas extras para potencializar a propaganda dos seus produtos

Tire boas fotografias (com o celular)

Temos algumas dicas que vão te ajudar a fazer boas fotografias dos produtos utilizando o celular para divulgar e postar nas mídias sociais:

  • Procure um lugar bem iluminado
  • Verifique se a lente está limpa e o objeto está focado (é só clicar na tela do celular para focar!)
  • Se necessário e possível, utilize um fundo (um tecido bonito e que dê destaque ao sapato, por exemplo)
  • Atente-se ao enquadramento da foto
  • Segure o celular sempre com as duas mãos
  • Não utilize o zoom, já que ele diminui a qualidade da imagem
  • Fotografe de diferentes ângulos
  • Registre os detalhes do calçado

Preze pelo bom atendimento

Já quis saber o que as pessoas falam sobre a sua empresa? Pois bem, saiba que a maior de todas as propagandas continua sendo o “boca a boca”.

Conhecido tecnicamente como “marketing passa-a-palavra” (word-of-mouth marketing, em inglês), representado pela sigla WOMM, um dos fatores indispensáveis para essa ação é um bom atendimento, ou seja, entender o cliente.

Em um exemplo, vamos supor que Claudia resolveu ir até a sua loja comprar uma sandália, pois ela será madrinha de casamento da melhor amiga, juntamente com outras mulheres.

Ao entrar, ela começa a olhar as vitrines, e uma atendente já se dispõe a ajudá-la a encontrar a sandália perfeita para a ocasião. Da escolha até a conclusão da compra, Claudia se impressiona com a educação e predisposição da colaboradora da sua loja.

Certo tempo depois, ela e as futuras madrinhas se encontram, e algumas delas comentam que ainda não conseguiram encontrar um sapato ideal para usar no casamento.

propaganda para loja de calçados
Realizar um bom atendimento e considerar feedbacks do cliente podem garantir um público fidelizado com a loja.

Então, de forma espontânea, orgânica e sem custos, Claudia indica a sua loja e compartilha com as amigas como foi a experiência de comprar nela.

Por essa e por outras, prezar pelo treinamento de equipe, a fim de mantê-la sempre atualizada, enxergando oportunidades e comprometida, é indispensável.

propaganda para loja de calçados

Na dúvida, invista em mídia On e Off

Se você gostou das nossas dicas, mas está na dúvida sobre qual mídia investir na hora de fazer a propaganda da sua loja de calçados, aposte tanto na mídia online quanto na offline. De formas distintas, ambas possuem total capacidade de movimentar a sua loja e agregar valor ao seu negócio e aos seus clientes.

Contudo, saiba que o investimento financeiro em cada uma delas pode ter uma variação expressiva. Analise o que é melhor para o seu caixa.

Lembre-se que um cliente feliz é uma pessoa satisfeita do momento em que conhece sua loja até a conclusão de uma venda.

Preencha a newsletter abaixo e inscreva-se na nossa newsletter e receba mais dicas sobre gestão, marketing, vendas e produtos na caixa de entrada do seu e-mail. Não perca as novidades que o Doutor Varejo tem para você!

1 Comentário

  • stephen curry shoes Reply

    12/08/2020 at 01:51

    I’m commenting to let you be aware of of the superb encounter my cousin’s princess found using your site. She came to understand too many issues, most notably how it is like to have an ideal helping mood to have many more very easily fully grasp a variety of complicated matters. You actually did more than my expectations. Many thanks for rendering the precious, safe, informative not to mention easy thoughts on this topic to Evelyn.

Deixe um Comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password