Saiba como aumentar as vendas no Dia das Crianças

Pai amarrando cadarços de sapatos infantis

Após o Dia dos Pais e do Cliente, o mercado varejista se prepara para mais uma grande data comercial: o Dia das Crianças. E, claro, trabalhar com vendas significa sempre começar a planejar tudo com antecedência para garantir mais um momento de sucesso, não é mesmo?

Quando o assunto é vendas para Dia das Crianças, não basta ter uma boa preparação, como também é preciso ser reflexivo e conhecer os limites da publicidade para esse público. 

Por ser um assunto tão delicado e que gera sempre algumas polêmicas, preparamos este artigo para falar um pouco mais de questões legislativas, éticas e, por fim, dar algumas dicas para o marketing da sua loja de calçados. Boa leitura!

Questões éticas

Para começar este assunto, vamos entender um pouco sobre as questões éticas que devem ser pautadas antes de pensar em vendas para o Dia das Crianças.

Em primeiro, é importante esclarecer qual o conceito de criança, segundo o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). A lei diz que criança é a pessoa que tem idade inferior a 12 anos completos. Dos 12 anos aos 18 completos, a pessoa é considerada adolescente. 

Portanto, quando falamos de publicidade infantil, nos referimos ao público menor de 12 anos. 

Em 2014, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) publicou uma resolução que define a publicidade infantil e para adolescentes como uma prática abusiva, já que tem a intenção de persuadir para o consumo de qualquer produto ou serviço. 

A resolução ainda define como publicidade abusiva todo o anúncio que contém linguagem infantil, trilhas sonoras de músicas infantis ou cantadas por crianças, desenho animado e promoção de distribuição de prêmios ou brindes colecionáveis com apelo ao público infantil.

Menina pequena se divertindo em computador.
É importante partir do princípio de que crianças são vulneráveis e não possuem discernimento suficiente para fazer julgamentos e considerações sobre produtos e publicidade.

 

Publicidade infantil e internet

De acordo com pesquisa realizada pela TIC Kids Online Brasil 2018, cerca de 24,3 milhões de crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos navegam pela internet, ou seja, 86% das pessoas nessa faixa etária (93% deste grupo navegam pelo celular). 

Quanto às redes sociais, 82% das crianças e adolescentes afirmaram ter conta e perfis nesses espaços. 

Considerando esses dados, entendemos que a internet é um espaço delicado quando o assunto é publicidade infantil e, portanto, trabalhar com vendas para o Dia das Crianças deve ser algo feito de forma cuidadosa para não atingir esse público.

Marketing para Dia das Crianças

Apesar de todas as legislações que protegem as crianças e a vulnerabilidade desse grupo, uma coisa é certa: em algum momento, eles vão ter contato com a publicidade. 

Na internet, por exemplo, crianças podem assistir vídeos no YouTube com chamadas para comprar brinquedos, feitos por influenciadores infantis ou com forte apelo entre esse público. 

A nossa dica é que todo o seu marketing para venda de calçados infantis seja focado nos pais. Esse é um modo seguro de trabalhar e que respeita a ética e o poder de julgamento das crianças. 

E como é impossível proteger 100% o seu conteúdo de crianças, indicamos que siga alguns critérios na hora de divulgar produtos:

  • Não utilize verbos no imperativo, como “compre”, “peça” ou “adquira”. Afinal, caso uma criança se depare com a divulgação dos seus calçados infantis, esse tipo de linguagem pode persuadi-la; 
  • Cuidado com o excesso de cores e outros elementos que façam apelo ao público infantil; 
  • Sempre foque em conteúdos que sejam de interesse dos pais. 
Menina mexendo no celular.
O acesso à internet pelas crianças faz com que o contato com a publicidade e outros conteúdos comerciais seja maior.

Como se preparar para as vendas no Dia das Crianças

Agora que você já sabe quais cuidados tomar e que o foco da sua publicidade deve ser aos pais, vamos deixar algumas sugestões de como se preparar para ter sucesso em vendas de calçados infantis nessa data. Confira:

Prepare o seu estoque

Calçados infantis sempre são uma ótima ideia de presente para os pequenos. Afinal, eles unem conforto, praticidade e diversão em uma única peça. Por isso, para bombar nas vendas no Dia Das Crianças, é importante preparar o seu estoque com tamanhos, modelos, cores, marcas de calçados infantis e materiais diferentes para diferentes crianças.

Para os calçados infantis femininos, lembre-se de apostar em modelos que sempre são sucesso de vendas, como rasteirinhas, sapatilhas e sandálias

para os calçados infantis masculinos, traga uma boa variedade de tênis, papetes e chinelos com personagens

Faça campanhas interativas nas redes sociais

Que tal fazer uma campanha nas redes sociais de forma interativa com o seu público? Você pode propor um concurso em que a foto mais votada ganha um cupom de compras para calçados infantis, investir em campanhas no seu Instagram de calçados, enfim, são inúmeras as possibilidades!

Invista em anúncios 

Quer alcançar o público ideal? Então, os anúncios em redes sociais podem ser uma das chaves para as suas vendas de Dia das Crianças

Prepare anúncios criativos, selecione os calçados infantis que você gostaria de dar destaque e conte com uma equipe de marketing digital para encaminhar a sua campanha nas redes. 

Agora que você entende melhor as questões éticas da publicidade infantil e também já tem dicas valiosas para o marketing da sua loja de calçados, chegou a hora de começar a preparar o seu estoque com a Wilson Atacado, especialista em calçados para varejo. Clique no banner e confira!

Banner para conhecer a nova coleção infantil no site Wilson.

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password